Dicas de como escolher um bom ventilador
Durante as épocas de altas temperaturas, saber como escolher um bom ventilador ajuda a trazer conforto térmico para os ambientes. Uma casa fresca durante o verão facilita o bem-estar e até a saúde dos moradores.
Atualmente, no mercado, há diversos tipos desse eletrodoméstico. Portanto, criamos um conteúdo especial para ajudar você a conhecer os principais modelos e saber qual o melhor ventilador para você.
Principais tipos de ventilador e como escolher o seu
Antes de descobrir como escolher um bom ventilador, é preciso conhecer os diferentes modelos encontrados nas lojas. Afinal, cada categoria tem uma proposta de uso. Veja os principais a seguir.
Ventilador de teto
O ventilador de teto é um dos tipos clássicos desse eletrodoméstico. Esse modelo é o ideal para quem vai utilizá-lo em apenas um ambiente, sem transportar o item para diversos cômodos.
Ele espalha o ar por todo o ambiente, com a área de ventilação variando conforme o modelo e tamanho do ventilador. Para saber como escolher um bom ventilador de teto, analise o consumo de energia dos modelos e escolha o que melhor corresponde à sua necessidade.
Ventilador de mesa
O ventilador de mesa é um dos mais procurados, sobretudo devido à sua praticidade. Ele pode ser transportado par diversos ambientes e até mesmo ser levado para escritórios ou outros locais.
O segredo de como escolher um bom ventilador de mesa é saber qual a potência desejada. Há modelos mais potentes, com ventilação menos ou mais forte. Ainda, caso seja utilizado no escritório do trabalho, por exemplo, é importante que o eletrodoméstico seja silencioso.
Ventilador de coluna
Os modelos de coluna são aqueles apoiados em um pedestal. Eles também são muito comuns, sobretudo em residências. Isso porque são práticos, podem ser transportados para outros ambientes e, geralmente, apresentam muitas possibilidades de regulagem, como diferentes velocidades, ajuste de altura e mais.
Nesse caso, saber como escolher um bom ventilador varia conforme a potência desejada, sendo preciso avaliar se a ventilação deve ser mais ou menos forte e se há oscilação de ar. Afinal, esse é um tipo que abrange uma área de ventilação maior em comparação com os de mesa, por exemplo.
Ventilador de torre
O ventilador de torre é um modelo moderno e cada vez mais buscado. Trata-se de um produto sem pás, diferentemente dos comuns, com grades giratórias e mais direcionamento de ventilação.
Assim como o modelo de torre, ele é colocado no chão. No entanto, por ser mais fino, cabe em qualquer espaço, sendo ótimo para cômodos pequenos. Alguns modelos têm controle remoto e também apresentam um design moderno, podendo complementar a decoração da casa.
Ventilador de parede
O ventilador é um item que ocupa espaço, podendo atrapalhar a circulação no ambiente. Contudo, há um modelo que não ocupa nenhum espaço, uma vez que é instalado na área vertical do cômodo: o ventilador de parede.
Esse ventilador é instalado na parede e pode girar, abrangendo uma boa área de ventilação e direcionando ar conforme desejado. Também oferece diferentes potências e inclinações.
Ele é bastante usado em espaços comerciais, mas pode muito bem ser utilizado em casas. No entanto, sua instalação precisa ser correta: na altura adequada para não interferir na passagem e bem aparafusado na parede para não incorrer no perigo de cair.
Miniventilador
Os miniventiladores são ótimas opções para quem vai fazer o uso individual desse item. Trata-se de um modelo muito prático, já que pode ser carregado em bolsas e costuma funcionar a bateria ou pilha. Além disso, ele tem baixo consumo de energia, o que faz com que demore para descarregar.
O miniventilador pode ser colocado sobre diversos tipos de móveis e usado no trabalho ou mesmo em casa. Contudo, por ser pequeno, sua potência não é tão grande em comparação com os modelos de mesa. Portanto, é preciso avaliar a potência desejada antes de adquiri-lo.
Ventilador USB
Uma variação do miniventilador é o ventilador USB. Este é parecido com o miniventilador, mas um pouco menor, com mais ou menos 12 cm de diâmetro. Além disso, conta com carregamento USB, ideal para ser usado durante o trabalho, já que precisa ser conectado a uma entrada USB, como a de computadores e notebooks.
Esse ventilador é silencioso, mas também possui baixa potência, podendo ser utilizado em dias mais amenos, quando não estiver muito calor. Geralmente, ele é encontrado em diversas cores e até mesmo estampado.
Ventilador turbo
Saber como escolher ventilador também pode variar conforme a temperatura do ambiente. Pensando nisso, o ventilador turbo é uma variação dos modelos de torre, mesa e coluna. Trata-se desses mesmos modelos, mas com a função turbo, que oferece uma ventilação mais forte.
O ventilador turbo é super potente e ótimo para ser usado nos dias em que as temperaturas estão muito altas. Há modelos com mais ruídos ou mais silenciosos. Esses últimos são ideais para trazer conforto térmico sem poluição sonora.
Ventilador com água
Saber como escolher um bom ventilador também precisa garantir conforto e bem-estar. Há modelos de ventilador com umidificador de ar, isto é, além de ventilar, ele libera moléculas de água em formato de névoa, refrescando o ambiente e melhorando a qualidade do ar.
Esse modelo é ótimo para pessoas com problemas respiratórios, como rinite e sinusite, ou mesmo durante épocas secas como o outono. Ainda, pessoas que moram em grandes centros urbanos, onde a qualidade do ar é prejudicada, podem melhorar o ar da residência com esse eletrodoméstico.
O Tenda Atacado ajuda você no dia a dia
Depois de saber como escolher um bom ventilador com nossas dicas, confira no que mais o Tenda Atacado pode ajudar você! Por aqui, você encontra tudo o que precisa para o seu dia a dia, com ofertas e qualidade garantidas.