Como fazer meditação para ansiedade? Conheça os benefícios para sua rotina

Tenda, Postado em 16 de janeiro de 2023 | 3 min de leitura
Mulher meditando no sofá e escutando música.

Causada por uma série de razões, a ansiedade é um problema que infelizmente está cada vez mais presente na vida das pessoas. Além da ajuda profissional, pode ser um desafio encontrar um método para alcançar o equilíbrio entre o corpo e a mente. Sendo assim, você já ouviu falar na meditação para ansiedade?

Assim como outros tipos de terapia, saber como fazer meditação para ansiedade não só torna a sua rotina mais leve, mas também ajuda o organismo a controlar as suas emoções. Assim, é um processo que proporciona benefícios para a qualidade de vida e o cotidiano de todas as pessoas.

O principal objetivo da meditação para esse tipo de condição é garantir o bem-estar por meio de métodos que podem ser inseridos em sua rotina diária, minimizando a preocupação frequente e excessiva, além de contribuir com a qualidade do sono, a concentração nas tarefas e o controle da respiração.

Como fazer?

Controlar os sentimentos não é uma tarefa tão simples quanto parece. Para isso, buscar o autoconhecimento é a principal maneira de identificar os fatores que estão causando desconforto. Essa meditação se apresenta de diversas maneiras e podem ocupar poucos minutos do dia.

Há práticas que podem ser adotadas e fazem total diferença no restante do dia, por isso, é importante dedicar um período para executá-las. A principal técnica de meditação para ansiedade é relaxar o corpo, diminuindo o ritmo da respiração. Dessa forma, ele fica relaxado e facilita a oxigenação para o cérebro.

Além disso, algumas mudanças de hábito também são consideradas benéficas para a saúde por muitos especialistas. Hidratar-se em quantidades adequadas e aproveitando o momento é outra forma de tornar a respiração mais lenta.

É importante ressaltar que os exercícios devem ser feitos em locais sem interferências. Também é indispensável verificar a postura, não apenas durante a meditação, mas também no trabalho e nas atividades domésticas. Para isso, deve-se identificar quando ela está inadequada e mantê-la o mais ereta possível.

Qual horário escolher para meditar?

Mesmo com diversas dicas de meditação para ansiedade, uma dúvida que pode surgir para aqueles que vão iniciar suas atividades é em que horário deve-se meditar. Não existe um horário recomendado para realizar essa prática, o melhor momento é aquele que cabe na sua rotina diária.

Entretanto, para aumentar a efetividade da meditação para ansiedade, é importante definir uma rotina e manter a consistência. Não se preocupe caso não seja possível realizar as técnicas no horário definido, tente flexibilizá-lo para adequar as suas necessidades.

Idosa meditando em tapete na sala.

Tipos de meditação

Para agir contra o acúmulo de pensamentos e outras razões que podem causar anseios, também é importante ter em mente que não existe uma meditação melhor que a outra. Como mencionado anteriormente, existem diferentes técnicas voltadas para solucionar os problemas, cada uma com seu objetivo específico.

Mindfulness

O mindfulness é um dos principais tipos de meditação para ansiedade e busca o equilíbrio do corpo e da mente por meio da centralização da atenção no presente, evitando pensamentos sobre o passado e o futuro, que são as principais razões para o surgimento das preocupações no dia a dia.

Os principais benefícios da meditação para ansiedade por meio do mindfulness são: evitar pensamentos negativos e preocupações, agir diretamente contra o burnout e aumentar o foco nas tarefas do presente. Além disso, pode ser utilizada para evitar crises de ansiedade.

Transcendental

A meditação transcendental é um método muito utilizado ao redor do mundo, consistindo em reduzir outras condições associadas à mente e ao corpo, como TDAH, depressão, burnout, insônia, entre outras.

Diferentemente de outras técnicas, esse tipo de meditação para ansiedade leva mais tempo para ser aplicada. Isso porque é necessário um treinamento para absorver todas as práticas que fazem parte desse método. Por esse motivo, leva o paciente a um estado de “repouso em alerta”, proporcionando conforto.

Yoga

Apesar de não ser considerada uma técnica de meditação, o yoga é uma disciplina espiritual com origem há mais de 5 mil anos, na Índia. Ela envolve um conjunto de práticas físicas, mentais e espirituais para buscar o bem-estar enquanto trabalha o corpo e a mente de forma interligada.

Mesmo assim, o yoga é visto como uma técnica que almeja a tranquilidade no ser humano e outros benefícios, como uma visão positiva a respeito da vida e tranquilidade para lidar com questões mais complexas. Esses fatores são essenciais para combater a ansiedade.

Tai chi chuan

O tai chi chuan é uma técnica chinesa que surgiu como arte marcial, mais conhecida atualmente como um método para meditação, devido às vantagens que oferece para a saúde mental e física. Para quem gosta de gastar energia, é uma atividade que envolve muita movimentação.

Dentre os benefícios que o tipo de meditação oferece, podemos destacar: diminuição da pressão arterial, contribuição da forma física, sensação de serenidade no cotidiano e revitalização da mente e do corpo.

Torne a sua meditação mais confortável com as soluções do Tenda Atacado

Como é possível perceber, praticar a meditação para ansiedade é um processo necessário e que consequentemente torna o seu cotidiano mais confortável, eliminando uma série de preocupações. Portanto, visite o Tenda Atacado e encontre tudo o que é necessário para tornar sua experiência ainda mais completa.

Compartilhe nas suas redes

Tenda Atacado - CNPJ 01.157.555/0011-86
Endeço: Rua Professor João Cavalheiro Salém. nº 365
CEP 07243-580 / Guarulhos - SP