Saiba como melhorar as vendas no pós-Black Friday

Tenda, Postado em 21 de dezembro de 2022 | 3 min de leitura
Pessoa segurando duas sacolas de promoção do pós-black friday.

Você sabia que o momento pós-Black Friday também pode ser útil para a sua empresa? Por conta de toda a expectativa de vendas, o negócio virtual e presencial traz diversos alcances e estratégias para as empresas, porém datas como o Natal, férias em família e fim de ano também movimentam o comércio.

Para que você não perca o ritmo das oportunidades trazidas pelo pós-Black Friday, lembre-se de que é um momento ideal para que novos consumidores conheçam o seu negócio. Fora isso, incentivar a compra do seu produto ou serviço pode fazer com que esses clientes voltem a consumir.

Vários setores de vendas criam condições especiais para que o consumo continue. Além disso, o comércio virtual é cada vez mais forte na preferência do público. Se você quer saber mais sobre como seguir vendendo pós-Black Friday e como fidelizar clientes, continue a leitura e confira as dicas que a equipe do Blog do Tenda preparou para você!

Use a criatividade para aumentar as vendas

Seja na criação de cupons customizados, seja na retirada na loja física, seja no custo zero para a entrega, alguns passos podem destacar seu negócio e fazem toda a diferença para você que quer saber como aumentar as vendas. Se ainda houver produtos em estoque, é possível estender descontos e promoções especiais, por exemplo.

Caso todos os cadastros de clientes tenham sido feitos no prazo da Black Friday, eles acabam sendo considerados movimentações de venda. Com isso, você pode usar essas informações para continuar um contato com eles, mandando os benefícios da semana, como descontos na seção do bazar da loja e em outros produtos que possam interessá-lo.

Adote estratégias de vendas únicas

Se você quer saber como atrair clientes para aumentar o lucro, a primeira dica é aproveitar essa época de vendas comuns, devido ao Natal e ao fim de ano. As pessoas costumam trocar presentes e comprar roupas ou acessórios novos para celebrar essa passagem.

As promoções com foco nas vendas costumam dar retornos consideráveis tanto para a loja física quanto para o e-commerce, além das redes sociais, como as vendas no Instagram. Por isso, ter a atenção dos clientes precisa ser uma necessidade. Além de cultivar o contato depois que a compra terminar, você pode realizar estas ações:

  • atendimento amigável: envie um e-mail ou uma mensagem de agradecimento pela compra e mostre-se disponível, além de mandar novidades, ofertas ou pesquisa de satisfação. Esse é um dos exemplos de pós-venda;
  • mostre as vantagens: sua empresa deve ser vista como um canal de bons negócios no seu segmento, virando uma referência;
  • aproveite os canais de venda: se for possível, faça o sistema de troca sem custo na loja física, assim os canais ficam integrados e podem gerar novas vendas;
  • faça eventos: crie momentos específicos para deixar os produtos com preços promocionais, tornando as vendas e o faturamento dentro do planejado.

Mulher segurando quatro sacolas enquanto olha a vitrine no pós-black friday.

Torne o seu negócio mais atraente

A parte de como atrair clientes costuma ser resultado de um incentivo em torno da ideia de compra urgente: quando você consegue captar atenção e gerar novos lucros. O uso de um cronômetro com a contagem das horas que restam para aproveitar os descontos nessa pós-Black Friday, por exemplo, pode ser uma alternativa dinâmica com o cliente.

Deixar produtos com descontos maiores, desde que em um prazo breve, costuma gerar bons efeitos nos clientes, além de cupons de frete grátis. Caso algum deles tenha perdido uma oferta ou promoção especial, avise sobre a validade desses benefícios.

Sabia que um consumidor satisfeito tem mais chance de fazer uma boa avaliação do seu negócio? Por isso, ter um bom diferencial na hora de vender faz com que você tenha um destaque, diferentemente da sua concorrência.

Dê uma atenção especial ao pós-venda

No atendimento pós-Black Friday, além de mostrar disponibilidade, ofereça benefícios, como um cupom de compra na próxima visita ou pedido. Já pensou em montar um pequeno e-book com um conteúdo parecido com o tipo de compra? Essa pode ser uma boa ideia para criar conexão com o seu público.

Apenas contate aquele cliente que realmente quer ser atualizado sobre as novidades do seu negócio, sem incomodar os outros. Ao mantê-lo por dentro das últimas peças que chegaram da coleção de sapatos, por exemplo, você aumenta a sensação de pertencimento e traz mais valor para sua empresa.

Use ferramentas para fidelizar clientes

A comunicação da loja e a presença nas plataformas de compra ajudam muito a fidelizar clientes e, com isso, as vendas começam a ser mais frequentes e efetivas. Se eles tiverem engajamento com sua marca por um bom relacionamento direto, comentários e interações, a experiência de compra acaba sendo mais enriquecedora.

Outra dica que pode ser colocada em prática é dar um presente de aniversário, podendo ser um cupom de desconto, pontos de fidelidade ou cashback anuais. Essa ação faz com que o cliente se sinta especial e volte a comprar na sua loja, podendo ser presenteado conforme ele preferir.

Encontre outras dicas de empreendedorismo no Blog do Tenda

Depois de conhecer essas dicas sobre pós-Black Friday, leia outros artigos exclusivos com sugestões para o seu negócio aqui, no blog do Tenda Atacado. Acesse e descubra muitas outras ideias para melhorar o seu negócio, como as melhores plataformas de e-commerce do momento!

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