Como ter uma distribuidora de bebidas de sucesso

Tenda, Postado em 16 de março de 2021 | 3 min de leitura
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As bebidas são presença garantida na maioria dos encontros entre amigos e familiares, por isso ter uma distribuidora de bebidas é um empreendimento promissor. Desde cervejas até refrigerantes, o consumo desses produtos costuma ser bem alto. Com a ajuda desses estabelecimentos, é possível ligar produtores e consumidores.

Entre as condições para abrir um negócio assim estão valores de investimento, características do mercado, localização estratégica e exigências legais. Se você está pensando em começar nesse ramo e quer saber mais sobre como montar sua distribuidora, confira este conteúdo exclusivo feito pelo pessoal do Blog do Tenda.

Conheça os primeiros passos para abrir sua distribuidora

Para entender como abrir uma distribuidora de bebidas, saiba que existem equipamentos necessários, como gôndolas, prateleiras, engradados ou pallets, para expôr todos os seus produtos. Fora esses itens básicos, também é importante comprar ou alugar carrinhos de transporte de cargas, assim como freezers e geladeiras.

É essencial automatizar os processos da sua empresa, porque não se trata de uma tendência, mas de uma necessidade. Com a ajuda de computadores com softwares específicos, você consegue controlar várias atividades, como estoque, vendas, entrada, saída, giro de produtos, cadastro de clientes e faturamentos, por exemplo.

Como montar a minha distribuidora de bebidas?

Caso você queira aprender como montar uma distribuidora de bebidas, tenha em mente os passos principais a serem seguidos. Esse começo envolve um plano de negócios, porque é fundamental ter uma estratégia bem definida para começar a lucrar nesse mercado.

Por conta da grande versatilidade, é importante definir um plano estratégico. Você pode ser proprietário de uma distribuidora que conecta os pequenos produtores, os principais mercados e os restaurantes do bairro, por exemplo. Outra possibilidade é a atuação com marcas conhecidas e serviços de delivery.

Entre as vantagens de ter esse tipo de comércio, está o maior volume de estoque, possibilitando que você venda bebidas por um preço bem mais em conta que outros comércios da região. Nesse setor, também é possível vender direto para os consumidores ou até outras empresas.

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1.Tenha uma boa infraestrutura

O seu estabelecimento precisa ter um espaço adequado para circulação de pessoas, além de um ambiente considerável para servir de estoque, assim como local de carga e descarga de mercadorias. Fora isso, você precisa reservar áreas para escritório, banheiro e exposição dos produtos, sendo necessários 50 m² no mínimo.

2.Pense no capital de giro

Agora, você deve estar se perguntando: o que precisa para abrir uma distribuidora de bebidas? Em relação ao aspecto financeiro, será necessário um capital de giro em torno de 20 até 30% do valor investido antes da empresa funcionar.

Assim, você fica protegido contra as oscilações de caixa. Se o investimento for de R$ 60 mil, recomenda-se que o estabelecimento tenha uma reserva entre R$ 12 a 18 mil, por exemplo.

3.Seja um distribuidor diferenciado

Para conseguir ter destaque nesse ramo, saiba o que vender em uma distribuidora de bebidas além dos produtos principais, como itens relacionados a festas diversas, desde artigos para churrasco até aluguel de utensílios para celebrações. As vendas de itens complementares auxiliam um maior faturamento da sua loja.

4.Fique atento à legislação

Leve em conta o Estatuto da Criança e do Adolescente, que proíbe a venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos — esse aviso precisa estar visível na sua distribuidora de bebidas. O seu estabelecimento também não pode estar localizado perto de uma rodoviária federal, por conta da lei nº 11.705, que não autoriza a venda e o consumo de bebidas alcoólicas no local.

5.Seja um bom empreendedor

Além da necessidade de conhecer bem o ramo da sua distribuidora de bebidas, para obter mais sucesso, é essencial manter-se atualizado sobre as novidades do mercado, como os últimos lançamentos dos fabricantes. Outro ponto importante é aperfeiçoar a habilidade de negociação e conhecimento de gestão sobre estoques.

6.Construa um bom relacionamento com os fornecedores

A atenção a essa relação voltada para os fornecedores faz diferença, porque eles disponibilizam produtos, fazendo a análise do potencial de venda e o histórico de crédito da empresa. Essa parceria é considerada construtiva, já que, assim, você tem acesso a prazos, descontos e materiais promocionais diferentes.

7.Faça uma divulgação inovadora

Em vez de fazer uma remessa de panfletos, sugerindo um consumo exagerado e sem responsabilidade, teste uma divulgação mais consciente, feita por meio das redes sociais. Além disso, o formato de merchandising, venda direta com degustações gratuitas de uma distribuidora de cerveja parceira, é uma boa ideia.

Encontre outras dicas no Blog do Tenda

Depois de conhecer essas dicas sobre como começar sua distribuidora de bebidas, leia outros artigos exclusivos com sugestões para o seu negócio aqui, no Blog do Tenda. Acesse e descubra muitas outras ideias para melhorar o seu comércio!

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