Como vender bolo de pote: guia completo para faturar muito
O bolo é uma das opções mais desejadas como sobremesa entre os brasileiros, e a versão de bolo no pote emplacou com tudo no mercado de confeitaria. Quer saber como vender bolo de pote e ter sucesso com esse modelo de negócio?
Fazer bolo de pote para vender pode ser uma nova fonte de renda ou um novo item no seu cardápio de confeitaria. Neste post, você vai conhecer os principais passos para criar o cardápio, lançar o produto e vender bolos no pote deliciosos! Continue lendo e confira.
Por onde começar o negócio de bolos de pote
Para começar a vender bolo de pote, o primeiro passo é desenvolver o produto. Pesquise uma receita de bolo, aprenda a fazer, realize testes e experimente. Se quiser um diferencial, tente se profissionalizar com um curso de confeitaria especializado nesse tipo de bolo.
Mas se você quer saber como vender bolo de pote para iniciar logo seu projeto de renda extra, teste uma receita simples e vá aprimorando aos poucos. Veja esta opção:
Ingredientes para massa de pão de ló
- 3 ovos;
- 200 g de açúcar cristal ou refinado;
- 180 g de farinha de trigo sem fermento;
- 130 g de água;
- 8 g de fermento;
- forma de 20x30cm.
Recheio base
- 2 caixas de leite condensado;
- 4 caixas de creme de leite.
Para saborizar o recheio, divida o creme em duas partes.
Recheio de ninho:
- Metade da receita do recheio base;
- 40 g de leite ninho;
- 50 g de chocolate nobre branco.
Recheio de chocolate
- metade da receita do recheio base;
- 30 g de chocolate 50% cacau;
- 5 0g de chocolate nobre ao leite.
Modo de preparo:
Bata no liquidificador os ovos, o açúcar, a água e a farinha. Em outro recipiente, acrescente o fermento e misture com uma colher. Leve para assar até dourar. Desenforme e reserve.
Para o recheio, é só levar ao fogo baixo o creme de leite e o leite condensado, cozinhe por cinco minutos e reserve. Para montagem nos potes, esfarele uma camada de bolo e coloque o creme; repita o processo mais uma ou duas vezes. Finalize com creme e raspas de chocolate.
Faça o planejamento do seu negócio
Receita pronta, testada e aprovada! Agora, como começar a vender bolo de pote? O próximo passo é fazer o planejamento do negócio e pensar em como vai funcionar a parte financeira, a produção, as compras, as vendas, as entregas, o marketing etc.
Comece pesquisando a concorrência: selecione de três a cinco marcas de bolo e experimente. Conheça o cardápio, estude as redes sociais, veja como funciona o marketing e entenda como eles vendem.
Na sequência, crie seu próprio cardápio de sabores. Defina também a lista de ingredientes que vai usar, ponderando entre ingredientes nobres e mais baratos. Pense sobre o posicionamento de mercado que deseja ter com seu produto: ele será simples ou com alto valor agregado e muitos diferenciais?
Precificação
Saber como colocar o preço correto é uma parte fundamental no processo para evitar prejuízos e saber como vender bolo de pote para ter lucros e tornar o negócio sustentável. O Sebrae oferece cursos e consultorias gratuitas nesse contexto para ajudar os empreendedores.
Crie diferenciais para seu bolo de pote
Torne seu produto atraente aos olhos dos clientes: crie uma marca e escolha uma embalagem que gere identificação com a qualidade do produto. Tente sempre ser inovador em algum aspecto do produto, seja na apresentação visual, nos sabores ou na entrega.
Divulgação e degustação
Uma forma de atrair clientes para seu negócio é promover a degustação do novo produto. É experimentando que o cliente conhece melhor a marca e confia nela. Só assim é possível saber as opções de sabores disponíveis, sentir o sabor e tirar dúvidas sobre onde comprar ou encomendar.
A divulgação e o marketing digital são essenciais para o sucesso do empreendimento. Já sabemos que as pessoas ficam conectadas nas redes sociais grande parte do tempo, e é lá que são impactadas pelas marcas. Faça fotos bonitas e alimente as redes sociais diariamente com seu produto. Desperte desejo!
Onde vender o bolo de pote: canais de vendas
O que não falta são oportunidades para você explorar maneiras de como vender bolo de pote. Atuando de forma autônoma e até produzindo em casa, é possível trabalhar apenas recebendo encomendas ou fazendo parcerias com empresas corporativas e eventos. Não se esqueça também de se cadastrar nos aplicativos de refeições e delivery.
Agora, se sua capacidade produtiva for um pouco maior, você pode vender seus produtos para estabelecimentos comerciais como cafeterias, padarias, restaurantes, supermercados, empórios e lojas de conveniência. Construa relações comerciais na sua cidade e região.
Vantagens do bolo do pote
Já ouviu falar dos produtos “to go”? O bolo de pote faz parte dessa categoria. São produtos práticos que podem ser levados e consumidos no caminho para outros locais. Nesse sentido, vender seu bolo de pote junto a uma colher personalizada também é uma forma de diferenciação.
Outras duas vantagens do bolo de pote são a durabilidade e a variedade de sabores. Como ele é embalado e refrigerado, dura mais do que os bolos tradicionais. As possibilidades também são infinitas: é possível criar diversos sabores de bolo usando a mesma massa base, variando somente o recheio.
O Tenda Atacado tem os melhores ingredientes para seu bolo de pote
Viu só como vender bolo de pote pode ser um negócio muito lucrativo? Não perca mais tempo e comece a empreender! Confira as ofertas dos ingredientes para sua receita no Tenda Atacado. Peça também em nossa loja on-line que entregamos para você!