Confira as melhores dicas para organizar guarda-roupa

Tenda, Postado em 13 de outubro de 2021 | 3 min de leitura
Crédito da imagem: Lorem ipsum dolor sit amet

Quem disse que organizar guarda-roupa é um bicho de sete cabeças? Embora a tarefa pareça cansativa, arrumar o armário ou closet pode ser algo muito prático — e até divertido. Afinal de contas, um pouco de otimização é capaz de mudar a rotina de qualquer pessoa! 

Tem gente que prefere passar mais tempo organizando os itens no próprio espaço, enquanto outros escolhem remover tudo e ir arrumando aos poucos. Hoje, você vai aprender como organizar o guarda-roupa de forma simples e útil. Continue a leitura para saber todos os truques.   

Vantagens de organizar guarda-roupa 

Sabia que existem inúmeros benefícios de organizar guarda-roupa? E não estamos falando apenas em aumentar o espaço do seu armário. É comprovado cientificamente que ambientes arrumados e limpos podem ajudar o cérebro a receber mais estímulos.

Isso porque pessoas que costumam conviver em ambientes em ordem tendem a promover mudanças em demais lugares, seja em casa ou no trabalho. Por exemplo, a  desorganização de um armário qualquer no escritório pode dar a impressão que a pessoa responsável por aquele espaço é preguiçosa. Concorda? 

Ao organizar o guarda-roupa, você também terá mais tempo, já que não precisará gastar horas e mais horas procurando um item específico sem saber onde ele está. Outra vantagem é poder dar retorno à comunidade e doar as roupas que não têm mais utilidade para alguém que precise. 

Como organizar guarda-roupa?

Não existe uma fórmula exata ou segredo para organizar o espaço do seu guarda-roupa. O que pode ser feito, na verdade, é seguir algumas orientações para realizar a tarefa com mais praticidade, facilitando a sua vida. Lembre-se de que ao arrumar seu espaço, você vai melhorar seu bem-estar. 

Por isso, prepare o seu ambiente: pegue sacos de lixo, panos para limpeza, caixas e o que for possível para dar uma nova vida ao seu armário (ou closet). Mãos à obra! Com as nossas dicas, o trabalho ficará mais fácil. 

Primeiro passo: tire tudo e comece do zero 

Pode parecer estranho, mas a melhor forma de começar a organizar guarda-roupa é dando uma bagunçadinha. Tire todas as roupas, pertences, acessórios e sapatos do local, para depois ir montando o espaço aos poucos. Certifique-se de que as peças não ficarão no chão para não sujá-las. 

organizar guarda-roupa

Caso prefira, antes de iniciar a organização das gavetas, cabides e estantes, você pode passar um pano de limpeza com um pouco de limpador de uso geral para remover a poeira, o ácaro e outros resíduos que podem ficar acumulados no espaço. Como adicional, fique à vontade para borrifar seu aroma favorito. 

Segundo passo: separe as roupas por tipo

Calças de um lado, bermudas de outro, roupa íntima junta e acessórios também. O importante é tentar ser coerente ao organizar guarda-roupa. Pense bem: se você quiser encontrar um par de meias rapidamente, vai procurá-lo na gaveta das blusas ou na de roupa íntima? 

Por isso, tente determinar em quais espaços cada item ficará. Antes de preencher novamente o espaço, certifique-se de que tudo está limpo. Com a ajuda de um pano ou toalha para limpeza, você mantém o espaço físico longe de impurezas que podem infestar as peças. 

Terceiro passo: use caixas e compartimentos para organizar 

Usar caixas para organizar guarda-roupa é outra dica maravilhosa. Isso porque, além de otimizar o espaço em questão, você terá uma espécie de compartimento para manter seus pertences juntos e sem bagunça. Essa técnica é excelente se você possui muitos acessórios pequenos, como, por exemplo, presilhas para o cabelo. 

As caixas também serão muito úteis na hora de organizar sapatos no guarda-roupa. Existem pessoas que não possuem um armário exclusivo para guardar sapatos e o fazem no guarda-roupa. Para evitar o contato entre os pisantes e as roupas, você pode separá-los em caixotes.

E tem mais: cestos e caixas são a solução ideal se você está pensando em como organizar guarda-roupa pequeno, pois ajudam a simplificar espaços. Ao reunir itens em um mesmo compartimento, você acaba ganhando mais áreas para colocar outras peças no armário. Sem contar que sua organização vai ficar mais bonita! 

A melhor dica para manter o espaço organizado

A melhor dica para organizar guarda-roupa é doar o que não serve ou não tem mais utilidade. Há muitas pessoas passando necessidade e que precisam de itens básicos — alguns que podem estar sobrando no seu lar.

Por isso, lembre-se também que organizar seu espaço pode ser uma operação de desapego e solidariedade. Pesquise instituições de caridade, lares e abrigos que podem receber suas doações. Além de organizar guarda-roupa, você também vai ajudar o próximo. Não é bacana?

O Tenda Atacado tem tudo para te ajudar a organizar seu espaço

Além de panos para limpeza e limpadores multiuso, no Tenda Atacado você pode encontrar sacos de lixo, esfregões e utensílios para limpar suas roupas. E o melhor de tudo é que você pode comprar on-line sem deixar o conforto do seu lar!

Compartilhe nas suas redes

Tenda Atacado - CNPJ 01.157.555/0011-86
Endeço: Rua Professor João Cavalheiro Salém. nº 365
CEP 07243-580 / Guarulhos - SP