Aprenda como tirar graxa de roupa com 6 dicas

Tenda, Postado em 14 de novembro de 2022 | 3 min de leitura
Mulher olhando uma camiseta com manchas escuras.

Não é nenhuma surpresa que, ao arrumar o carro, passar por um portão que acabou de ser engraxado ou arrumar a corrente da bicicleta, as roupas acabam ficando com uma mancha preta. Geralmente, essa mancha é difícil de tirar com uma simples lavagem. Então, como tirar a graxa de roupa?

No começo, pode até parecer impossível tirar aquele material espesso, que insiste em ficar grudado na roupa, mas que transfere só de encostar. No entanto, você sabia que existem receitas caseiras, capazes de tirar a graxa da roupa e ajudar a deixar a sua camiseta como se fosse nova?

Para ajudar com dicas para ter mais praticidade no dia a dia, nós, do blog Tenda, separamos algumas sugestões para ensinar como tirar graxa de roupa. Confira a seguir a lista que fizemos para você.

1. Use talco ou amido de milho

É muito comum as pessoas se perguntarem como tirar graxa de roupa com detergente. Além desse produto, nós vamos te mostrar que é possível utilizar outros itens que você já tem em casa.

A primeira dica é usar talco ou amido de milho para tirar a graxa da roupa. Para que você consiga eliminar a mancha, tenha a certeza de que ela está úmida, algo que facilitará a retirada. Depois, separe os seguintes materiais:

  • papel-toalha;
  • escova macia;
  • sabão ou detergente.

Com esses materiais em mãos, coloque o sabão e o amido sobre a mancha, espalhando a misturinha com a escova. Espere por mais ou menos meia hora até que a gordura da graxa seja absorvida. Depois, enxágue colocando na máquina. É importante não misturar outras roupas de cores claras para não correr o risco de danificá-las.

Caso você não tenha o amido ou o talco em casa, o sal pode ser o substituto perfeito. Isso porque o intuito é sugar a gordura da graxa. Assim, se você sujar sua roupa nova, por exemplo, não precisa se desesperar, pois existem outros meios de tirar a mancha. Veja abaixo.

2. Passe manteiga ou margarina

Outro modo de como tirar graxa de roupa é passando a manteiga ou a margarina. Com os mesmos passos que listamos acima, esses simples condimentos da sua geladeira, em conjunto com a água quente, podem ser a salvação da sua peça favorita.

Nesse caso, o que acontece é uma reação entre os dois tipos de gordura diferentes. Assim, a manteiga é capaz de amolecer a graxa. Passando sabão na região e esfregando com delicadeza, você consegue remover tudo.

3. Experimente usar o sabonete branco nas roupas

Se ainda estiver se perguntando como tirar graxa de roupa branca ou colorida, experimente usar o sabonete branco na lavagem das suas peças. Sendo o mesmo produto usado para tomar banho diariamente, a única exigência é que ele deve ser branco, para não manchar ainda mais o tecido.

Antes de começar a lavar, lembre-se de que é importante verificar o tipo de roupa. Isso porque, se o tecido for delicado, como renda, lã ou seda, o mais recomendado é contratar uma lavanderia especializada para evitar estragar a peça.

Mulher com avental colocando as roupas dentro da máquina de lavar.

4. Tente deixar de molho com bicarbonato

O bicarbonato de sódio é um dos produtos mais conhecidos e práticos quando o assunto é como tirar graxa de roupa. Utilizado em receitas caseiras, com vinagre, ele possui um grande poder na limpeza completa dos tecidos, sendo um dos grandes segredos para retirar manchas. Aprenda a usá-lo!

  • dilua 100 ml de vinagre de álcool em 1 litro de água quente;
  • adicione 2 colheres de bicarbonato;
  • esfregue a mancha com uma escova;
  • deixe agir por meia hora;
  • retire o excesso e enxágue;
  • repita o processo se precisar;
  • lave na máquina.

5. Considere detergente e água quente como opções

O que tira a graxa da roupa depois que a mancha seca? Apesar de ser mais difícil, não é uma tarefa impossível. Com detergente neutro, uma esponja e água, você consegue tirar o excesso de gordura e remover a sujeira do tecido, mas lembre-se: caso ela não saia na primeira lavagem, basta repetir o processo.

6. Lave com o removedor de manchas

Caso nenhuma das soluções caseiras que listamos acima tenham surtido resultados em suas roupas, temos mais uma dica para você remover a mancha de graxa: o removedor.

Como tirar graxa de roupa colorida ou branca? O tira-manchas pode ser um último recurso para recuperar a cor original da sua peça. Mesmo se ele não solucionar o problema, saiba que existem lavanderias especializadas em retirar esse tipo de resíduo. No entanto, nem sempre esse é um serviço barato.

Encontre tudo o que precisa para deixar as suas roupas limpas no Tenda

Agora que você já sabe como tirar graxa de roupa, que tal ficar atento a mais dicas no Blog do Tenda? Aqui, você encontra todos os tipos de conteúdo que precisa para te ajudar nas tarefas do dia a dia. Entre elas, como tirar ferrugem de roupa, como limpar geladeira e fogão, entre muitas outras.

Aproveite também e acesse o nosso catálogo virtual do Tenda Atacado para conferir nossas promoções exclusivas e garantir todos os produtos que você precisa. Não deixe de ver tudo o que nós podemos te oferecer!

Compartilhe nas suas redes

Produtos relacionados

Tenda Atacado - CNPJ 01.157.555/0011-86
Endeço: Rua Professor João Cavalheiro Salém. nº 365
CEP 07243-580 / Guarulhos - SP