Conheça tipos de berço e escolha o ideal para o seu bebê

Tenda, Postado em 31 de agosto de 2021 | 3 min de leitura
Crédito da imagem: Lorem ipsum dolor sit amet

A preparação para a chegada de um bebê inclui escolher os móveis do quarto da criança que a permitam ter conforto e aconchego no lar. A fim de ajudar nessa hora, o Tenda Dicas separou alguns tipos de berço para você conhecer.

Existe uma variedade de modelos de berço, o que pode deixar os cuidadores um pouco confusos na hora da escolha. Por isso, conhecer melhor cada opção vai ajudar bastante nesse momento. 

Vamos conhecer mais sobre o berço americano, portátil e o chamado chiqueirinho, além de compartilhar informações sobre a segurança do item e perguntas que precisam ser feitas para uma compra mais efetiva. Vamos começar?

Itens essenciais de um berço

Antes de falar dos tipos de berço, existem atributos essenciais que devem constar em todos os modelos e precisam ser checados na hora da compra. Vamos falar sobre eles agora:

Segurança

Para atestar a segurança, qualidade e confiabilidade de todos os tipos de berço, existe o Selo de Identificação da Conformidade do Inmetro. Os pais podem encontrá-lo no próprio móvel ou na embalagem do produto.

Deve-se observar ainda as travas de segurança das grades do berço, que geralmente são móveis para se adequarem ao crescimento do bebê. Os cuidadores devem averiguar se as travas funcionam em todas as posições indicadas.

Tamanho 

Outro ponto é o espaço destinado ao berço no quarto do bebê. Por isso, veja o comprimento e a altura do móvel para ter a certeza que ele irá caber no local desejado. Lembre-se que o ambiente ainda vai ter outras mobílias, que vão guardar todos os itens para o bem-estar do pequeno.

Conheça os tipos de berço

O que todos os pais mais desejam é que o seu neném tenha noites tranquilas e sem muita agitação para se desenvolver com saúde e no tempo certo. A escolha do berço ideal pode ajudar nesse processo. A seguir, vamos apresentar os principais modelos do mercado. Confira!

Berço americano

O berço americano se diferencia do modelo nacional pelo seu tamanho. Ele costuma ter medidas maiores, sendo a média de 70 cm de largura e 130 cm de comprimento.

Outra característica é a versatilidade, já que o móvel pode ser transformado em uma minicama para crianças maiores ou até mesmo em um sofá para compor a decoração.

tipos de berço

Existe ainda a vantagem de o modelo ser compatível com o padrão de tamanho de lençóis e jogos de enxoval. Assim, você não terá problemas para encontrar esses itens nas lojas.

Berço portátil 

Já o berço portátil, como o próprio nome diz, é uma cama que pode ser levada para diferentes lugares. Até mesmo em viagens, ele pode ser usado no carro para garantir o conforto do bebê. 

Esse modelo também é conhecido como berço moisés. Além da mobilidade, que tem a ajuda de rodinhas e alças, o item costuma ter medidas menores e pode servir para ambientes com pouco espaço.

Esse tipo de berço também tem telas laterais maleáveis, que se adequam aos movimentos do pequeno. Elas costumam ser transparentes para que o cuidador enxergue o neném de longe.

Berço chiqueirinho

Um dos tipos de berço à sua disposição é o berço chiqueirinho, também conhecido como cercado dobrável e cercadinho. Ele é considerado um dos modelos mais práticos porque pode ser montado em diferentes locais. Assim, os pais podem usá-lo na sala, no quarto ou até mesmo em um ambiente externo, como o jardim.

O modelo também pode ser acompanhado por um porta treco para guardar os acessórios da bebê. Outra dica é que ele é interessante para crianças maiores que estão na fase de aprender a andar.

Perguntas frequentes na hora da compra

Após as dicas acima, vamos compartilhar também algumas questões que podem ser feitas quando você for a uma loja especializada. Todas as informações vão ajudá-la a se sentir mais segura para escolher o berço ideal.

Colchão

A primeira delas é questionar sobre o colchão. O berço tem uma base para o colchão? O revestimento é de espuma ou de outro material? Ele fica grudado na estrutura ou é móvel?

Acessórios

Alguns modelos vêm com compartimentos que podem ajudar no dia a dia do cuidador. Você pode perguntar se o móvel vem com uma bolsa lateral para guardar os pertences do pequeno ou se ele acompanha um trocador. Quem sabe vem até um mosquiteiro ou uma capota?

Manual de instruções

Para finalizar, uma recomendação importante é ler o manual de instruções e reconhecer todas as utilidades do berço. Além disso, o documento é essencial na hora da montagem. Depois é só aproveitar o momento ao lado do novo membro da família!

No Dicas Tenda, você encontra mais conteúdo sobre bebês

Agora que você conheceu os tipos de berço, venha conferir outros conteúdos sobre os cuidados com bebês e dicas para o bem-estar dos recém-nascidos. Fique ligada e acompanhe isso e muito mais no blog do Tenda Atacado!

Compartilhe nas suas redes

Tenda Atacado - CNPJ 01.157.555/0011-86
Endeço: Rua Professor João Cavalheiro Salém. nº 365
CEP 07243-580 / Guarulhos - SP