Bebê pode tomar chá? Tire suas dúvidas!
Por ser uma bebida natural e repleta de aditivos que fazem bem ao organismo, é comum que pais e mães se perguntem se bebê pode tomar chá. A resposta é: depende. Na verdade, existem alguns cuidados que devem ser tomados antes de oferecer um chazinho aos pequenos – ainda mais se forem recém-nascidos.
Tomar uma xícara de chá é um hábito passado de geração em geração. Afinal, quem não lembra da mãe ou da avó servindo uma infusão na infância, afirmando que iria apaziguar as dores? Bom, se você se pergunta se é saudável e com quantos meses pode dar chá para o bebê, você descobrirá aqui!
Por isso, é muito importante que os responsáveis estejam atentos à idade ideal para começar a introduzir o chá na alimentação dos bebês, além dos sabores mais indicados. Leia tudo sobre o assunto a seguir!
Bebê pode tomar chá a partir de quantos meses?
Nos primeiros meses de vida, o sistema gastrointestinal da criança ainda não está completamente formado, o que ocasiona cólicas e desconfortos. Nessas horas, pode surgir a dúvida: posso dar chá para recém-nascido? No entanto, quando o bebê é muito novinho, apenas o leite materno basta para suprir suas necessidades.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), até os seis meses de idade, o único alimento que as crianças devem tomar é o leite da mãe. A amamentação fornece tudo o que elas precisam: nutrientes, proteínas e anticorpos.
Assim, o bebê pode tomar chá apenas depois de completar essa quantidade de meses, juntamente com outros alimentos. No mais, existem alguns sabores que fazem bem à saúde e outros que devem ser evitados.
As melhores opções de chá para bebês
Mesmo que o bebê possa tomar chá depois de crescido, não é qualquer um que faz bem a ele. Dessa maneira, de modo algum você deve dar bebidas que contenham cafeína na composição. Esse nutriente é perigoso porque causa irritação, dores de estômago, insônia e ainda inibe a absorção de ferro e zinco.
Como é um dos sabores mais consumidos, cabe o questionamento se bebê pode tomar chá-mate. Porém, ao lado do chá-preto, o mate é rico em cafeína e, portanto, faz mal às crianças.
Busque sempre a escolha de chás com efeitos calmantes, como camomila, funcho e erva-cidreira. Além disso, a bebida não pode ser adoçada, já que o açúcar não traz nenhum benefício ao bebê. Veja mais opções de chá para os bebês:
- hortelã;
- erva-doce;
- anis;
- limão com gengibre.
Qual a quantidade de chá que o bebê pode tomar?
Apesar de ser uma bebida benéfica, quando consumida em excesso, pode deixar a criança muito sonolenta. Na maioria dos casos, a quantidade ideal é de 50 ml, mas lembre sempre de consultar um pediatra para que ele dê as devidas orientações.
Além disso, é muito importante coar bem o chá e servi-lo em doses pequenas. Lembrando que a bebida deve estar em temperatura ambiente, quase fria: a boca do bebê é bem mais delicada que a de um adulto, e ele pode se queimar.
Chá é saudável?
Chás de efeito relaxante, como camomila, erva-cidreira, hortelã e erva-doce, são muito saudáveis para o bebê. Eles ainda auxiliam no processo de desenvolvimento da criança, uma vez que são usados para diminuir as dores do período de dentição do bebê – que geralmente acontece a partir do sexto mês de vida.
A camomila, por exemplo, é uma fonte de componentes calmantes e antiespasmódicos. Eles ajudam no relaxamento dos músculos e na diminuição da cólica, sendo um ótimo chá que bebê pode tomar. Confira abaixo outras vantagens que esse tipo de chá oferece!
1- Favorece o sono
Em caso de dúvidas se bebê pode tomar chá, um chazinho de camomila é uma ótima ideia para os pequenos com dificuldades para dormir. Logo, por conta das suas propriedades calmantes, a bebida auxilia as crianças a ter uma noite de sono tranquila.
2- Auxilia na digestão
Já que é bastante saudável e o bebê pode tomar chá de camomila, ele é um ótimo aliado para combater desconfortos intestinais. Com capacidades anti-inflamatórias e digestivas, alivia náuseas, má digestão e azia.
3- Ajuda a diminuir as cólicas
Muitos bebês sofrem com cólicas e dores de barriga, o que tira o sono dos pequenos e, consequentemente, dos pais. A boa notícia é que o bebê pode tomar chá de erva-doce, que carrega componentes analgésicos, reduzindo a dor.
4- Alivia irritações na pele
Outra utilidade que poucos conhecem sobre o chá é que ele pode ser usado para tratar doenças de pele. Ele pode ser muito benéfico para crianças e adultos com dermatites, queimaduras de sol, alergias, eczemas e feridas.
Descubra os melhores produtos para o bebê no Tenda Atacado!
Então, descobriu se bebê pode tomar chá? Nós sabemos que, principalmente nos pais de primeira viagem, diversas dúvidas surgem sobre o que é melhor para os filhos. Com as dicas do Tenda, você sana as perguntas e descobre informações muito úteis!
Por isso, conte com os melhores produtos para a sua família no Tenda Atacado! Você vai encontrar, além de inúmeras opções de chás, vários itens para higiene e cuidado dos pequerruchos. E o melhor: você pode fazer suas compras online ou nas lojas físicas. Confira!
[the_ad id=”13198″]