Dentição do bebê: confira dicas para cuidar da saúde bucal

Tenda, Postado em 29 de junho de 2023 | 3 min de leitura
Adulto escovando dente de bebê

Choro, febre e irritação são alguns dos sintomas que podem ocorrer durante o nascimento da dentição do bebê. Os dentinhos começam a nascer em torno dos seis meses, o que pode gerar incômodo e dor para o corpo sensível do pequeno.

Isso não é uma regra, já que algumas crianças têm reações locais ou generalizadas durante o processo de crescimento que podem levar ao atraso na dentição. Neste texto, você confere tudo que envolve o nascimento dos dentes do bebê, desde seus sintomas até o alívio da dor. Faça uma ótima leitura!

O que é a primeira dentição?

A primeira dentição é a fase em que os primeiros dentinhos começam a nascer. Ela costuma acontecer entre os seis e nove primeiros meses de vida do bebê, mas, em alguns casos, pode demorar até um ano.

Entretanto, a primeira dentição do bebê só fica completa quando a criança desenvolve todos os 20 dentes de leite, sendo 10 inferiores e 10 superiores. Isso pode levar até três anos para acontecer e, após essa etapa, os dentinhos podem começar a cair e ser substituídos pelos permanentes.

Durante todo o processo de nascimento dos dentes do seu filho, você deve levá-lo a consultas regulares em pediatras e dentistas. Esses profissionais podem fazer uma análise mais profunda sobre saúde bucal, idade e intensidade da dor durante a primeira dentição, prezando pelo bem-estar do pequeno.

Qual é a ordem de nascimento da dentição do bebê?

A ordem de nascimento da dentição do bebê começa pelos incisivos, que são os dentinhos da frente, e termina com os segundos molares, que estão mais ao fundo da boca. Isso costuma acontecer dos 6 aos 30 meses de vida da criança e ocorre da seguinte forma:

  • 6 a 12 meses: incisivos inferiores;
  • 7 a 10 meses: incisivos superiores;
  • 9 a 12 meses: laterais superiores e inferiores;
  • 12 a 18 meses: primeiros molares superiores e inferiores;
  • 16 a 20 meses: caninos superiores e inferiores;
  • 20 a 30 meses: segundos molares inferiores e superiores.

Vale ressaltar que a ordem de nascimento dos dentinhos pode mudar. Por exemplo, em algumas exceções, as crianças começam a desenvolver os molares para, depois, desenvolverem os incisivos.

Embora atrasos no nascimento dos dentes sejam comuns, caso a dentição do bebê de 1 ano não tenha começado, os papais e responsáveis devem levar a criança para um cirurgião-dentista. Apenas ele pode realizar o diagnóstico e explicar o melhor tratamento.

Quais são os sintomas do nascimento dos dentes em bebês?

Os sintomas do nascimento dos dentes em bebês costumam ser dor ou inchaço nas gengivas, causando dificuldades para comer. Isso faz com que a criança desenvolva mais baba. Além disso, é comum que os pequenos coloquem dedos ou objetos na boca, devido à coceira.

Em alguns casos, o surgimento dos primeiros dentes do bebê pode ser acompanhado de diarreia, falta de apetite, insônia e febre. Porém, esses sintomas de desconforto também podem estar ligados à alimentação da criança, que ainda não está acostumada à nova dieta.

Existe algum remédio para a primeira dentição do bebê?

Apenas o médico e o dentista do seu bebê podem prescrever um remédio para aliviar os sintomas do nascimento dos dentes. Entretanto, existem alguns exercícios que podem diminuir as dores que as crianças sentem durante a primeira dentição.

Quando o bebê sentir dor, faça massagem na gengiva do pequeno por alguns minutos. Para isso, não se esqueça de lavar muito bem as mãos, evitando possíveis infecções.

Imagem de bebê sorrindo com dentinhos nascendo

Além disso, nos primeiros anos de nascimento dos dentes, você pode comprar um anel de dentição para o seu filho, que costuma ser apropriado para ajudar no alívio dos incômodos causados pelo aparecimento dos dentes. Lembre de verificar se o objeto é aprovado pelos órgãos reguladores, como o Inmetro.

Cuidados com a dentição do bebê

Durante a primeira etapa de dentição do bebê, a atenção com a amamentação precisa ser maior, porque a criança costuma babar bastante nesse período. Para que o seu filho não engasgue com a quantidade de leite materno, é recomendado que a alimentação dele seja feita na posição sentada.

Além disso, verifique como estão os dedinhos do bebê, já que, quando levados à boca para aliviar a coceira na gengiva, podem acabar sendo machucados. Em alguns casos, a pele do rosto, principalmente o queixo, fica ressecada e precisa ser hidratada.

Na hora de usar produtos de higiene bucal, não esqueça de verificar se ele é indicado para bebês e crianças pequenas. Além disso, muito cuidado com os exageros: por exemplo, você não precisa colocar muita pasta de dente na escova ou pressioná-la com muita força na gengiva.

Cuide do seu bebê com os produtos do Tenda Atacado

A fase do nascimento da dentição do bebê pode ser desafiadora. Afinal de contas, ninguém deseja que seu filho sinta dor. Com os cuidados certos, você pode proporcionar uma melhor qualidade de vida para o seu pequeno.

Se você está procurando itens de higiene para o seu filho, confira as ofertas do Tenda Atacado. Aqui, você conta com produtos de qualidade com um preço que cabe no seu bolso. Sinta-se à vontade para ir até as lojas físicas ou comprar em nosso aplicativo sem sair de casa!

Compartilhe nas suas redes

Produtos relacionados

Tenda Atacado - CNPJ 01.157.555/0011-86
Endeço: Rua Professor João Cavalheiro Salém. nº 365
CEP 07243-580 / Guarulhos - SP