Confira quais os primeiros legumes que o bebê pode comer

Tenda, Postado em 26 de março de 2024 | 3 min de leitura
Bebê segurando uma cenoura.

Conhecidos como alimentos essenciais na dieta de qualquer adulto, os legumes e verduras abundam em sabores e benefícios para o nosso organismo. Dessa forma, nada mais importante que saber quais os primeiros legumes que o bebê pode comer e começar a introdução alimentar com o pé direito.

Cenoura, abóbora, berinjela, nabo, palmito, pepino, pimentão e rabanete. Esses são só alguns dos muitos legumes para bebês que podem ser oferecidos aos pequenos. Com uma boa dose de paciência e bom humor, é possível desenvolver o paladar do seu filho para uma alimentação super saudável.

O que são legumes?

Você já deve ter confundido alguma vez verdura com legumes, e vice-versa. Mas qual a diferença entre os dois? De forma simples, as verduras são as hortaliças comumente conhecidas como folhas, flores ou hastes, como a alface, da rúcula, do agrião ou da couve.

Já os legumes são sementes e frutos, mas não frutas, já que estas são doces. Ou seja, são aquelas partes comestíveis externas dos vegetais como feijão, lentilha, chuchu, abóbora, pimentão e abobrinha. Geralmente possuem o sabor mais salgado ou adstringente e são muito usados como temperos e acompanhamentos.

Que tipo de legumes dar para o seu bebê

Apesar de a introdução alimentar ser recomendada a partir dos 6 meses, é bom começar a investigar quais os primeiros legumes que o bebê pode comer em cada fase do desenvolvimento. Dessa forma você garante ao seu filho não só uma alimentação saudável desde a mais tenra idade, mas também tolerância a sabores diferentes.

Ao diversificar a alimentação, introduza um alimento novo de cada vez para facilitar a identificação de possíveis alergias ou intolerâncias. Para acompanhar essa nova etapa, assegure-se de ter os acessórios necessários como cadeirinha de bebê, babador etc.

Legumes para bebê de 6 meses

O ideal é esperar até os 6 meses para começar a introduzir alimentos sólidos nas refeições do bebê, como papinha de legumes e frutas. Prepare a listinha e tenha sempre ingredientes frescos em casa para embarcar nessa jornada saborosa.

A partir dessa fase, é possível introduzir legumes que são mais fáceis de digerir, como cenoura para bebê, abóbora, alface, feijão-verde e batata. Depois, alguns sabores mais marcantes já estão liberados, como brócolos, cebola e couve-flor.

Na lista de quais os primeiros legumes que o bebê pode comer, outra opção é oferecer carne cozida (15 a 20 gramas por refeição) com os legumes para bebê de 6 meses. Opte preferencialmente por carnes brancas no início, passando pouco a pouco para carnes vermelhas.

Bebê comendo legume na cadeirinha de alimentação.

Legumes para bebê de 9 meses

Com o bom desenvolvimento do seu pequeno, é possível começar a dar os legumes para bebê de 9 meses. Nessa fase, adicione progressivamente legumes verdes à sopa: alface, agrião, nabo, alho-francês, curgete etc. Pouco a pouco, vá observando como o seu bebê se adapta e desenvolve o paladar.

Juntamente com a lista de quais os primeiros legumes que o bebê pode comer, você já pode ir comprando carnes variadas para adicionar na sopa, como frango, peru e vitela. A introdução de peixes também é uma ótima opção, começando por peixes magros, como a pescada e o linguado.

Como oferecer legumes para o seu bebê?

Além de saber quais os primeiros legumes que o bebê pode comer, é importante saber como oferecê-los ao pequeno. Por isso, fique por dentro das dicas de como fazer corretamente a introdução alimentar com seu filho e passe de forma mais leve por essa fase importante.

O mais recomendado é que a introdução alimentar seja iniciada pelas papas de cereais e purês de legumes. À medida que o bebê for se adaptando, aumente aos poucos a consistência e quantidade da comida. Opte por dar sempre os alimentos com uma colher.

Evite utilizar a mamadeira para outros alimentos que não sejam leite ou água. Também é possível fazer a introdução através do método baby led weaning, que consiste em oferecer alimentos sólidos manipulados pelo bebê desde pequeno. Não importa a abordagem, o importante é fazer um acompanhamento do processo.

Tenha em conta que outros alimentos como o glúten (proteína presente em diversos cereais, como trigo, aveia etc) devem ser preferencialmente introduzidos depois dos 6 meses, para não provocar intolerância ou mesmo doença celíaca. Leite, sal e açúcar ficarão só para depois do primeiro aninho.

Confira o conteúdo do Dicas Tenda!

No Dicas Tenda, você fica sabendo quais os primeiros legumes que o bebê pode comer de forma super didática. Temos sempre um conteúdo completo que ajuda a aprimorar seus conhecimentos. Continue navegando pelo nosso blog para saber mais sobre hábitos alimentares, sustentabilidade e empreendedorismo!

Além de saber sobre a introdução alimentar do bebê, você ainda confere dicas sobre as fases de desenvolvimento da criança e diversas promoções em diferentes setores da loja. Vejas as ofertas do Tenda Atacado e compre com segurança e rapidez pelo site ou aplicativo.

Compartilhe nas suas redes

Tenda Atacado - CNPJ 01.157.555/0011-86
Endeço: Rua Professor João Cavalheiro Salém. nº 365
CEP 07243-580 / Guarulhos - SP