Descubra como limpar azulejo de banheiro com dicas simples

Tenda, Postado em 14 de outubro de 2020 | 3 min de leitura
Crédito da imagem: Lorem ipsum dolor sit amet

A limpeza é uma das maiores preocupações de quem cuida da casa. Afinal, além de deixar o ambiente com boa aparência, faz com que o quarto, a sala e os outros cômodos fiquem livres da sujeira, que pode até causar problemas de saúde. Além do mais, quando se trata do banheiro, os cuidados são redobrados.

Pensando nisso, uma das partes que mais costumam causar dúvidas entre as pessoas é sobre como limpar azulejo de banheiro. Levando isso em consideração, preparamos um texto dedicado a esse assunto com dicas simples e acessíveis. Depois dele, você conseguirá deixar o espaço impecável facilmente.

Por que é importante limpar o azulejo com frequência?

A limpeza do azulejo de banheiro está diretamente ligada com a parte estética do cômodo da casa. Quando bem-cuidado, ele se mantém com o brilho e a cor mesmo depois de muito tempo. Por outro lado, caso seja deixado de lado na hora da faxina, ele pode ficar com aparência encardida, principalmente os de tons claros.

Outro motivo de fazer a limpeza de azulejo regularmente é o de evitar a proliferação de germes e bactérias. A maior exposição à umidade torna mais fácil o aparecimento de tais micro-organismos, o que pode causar doenças. Por isso, o ideal é higienizar o espaço com frequência.

Como limpar azulejo de banheiro?

Uma dúvida que costuma vir à cabeça de muita gente é sobre como limpar azulejo de banheiro, ainda mais quando ele começa a dar sinais de mudança de cor. Como comentamos antes, deixá-lo impecável é importantíssimo para evitar a proliferação de micro-organismos.

Além disso, a quantidade de água presente no banheiro, como comentamos antes, favorece também o aparecimento de mofo e a aparência encardida das pedras de azulejo. Mas é pensando nesses pontos que preparamos algumas dicas que podem te ajudar na hora da limpeza. Confira:

Usando vinagre branco

O vinagre branco é um item multiuso e que marca presença na lista de compras por vários motivos. Além de servir como tempero, o item pode ser útil na lavanderia para amaciar roupas e, neste caso, para a remoção de sujeiras do banheiro, e isso principalmente devido ao seu nível de acidez.

Se você quiser usá-lo na próxima lavagem dos azulejos, basta misturar uma medida dele com a mesma quantidade de água em um borrifador. Em seguida, borrife o líquido nos azulejos e esfregue com pano seco.

Caso você não tenha um borrifador, também é possível preparar a fórmula em um balde. Espalhe suavemente a mistura pelos azulejos com pano ou esponja. A secagem pode ser feita naturalmente, basta deixar a janela do banheiro aberta para ajudar na ventilação do espaço.

banheiro com banheira

Usando bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é outro produto que consegue ser versátil no dia a dia, para lavar alimentos, preparar receitas ou até cosméticos. Esse elemento também dá sua contribuição como produto para limpar azulejo.

Basta misturar o pó na água até virar uma pasta. Após, esfregue a substância nos azulejos usando uma esponja. Deixe a fórmula agir por 10 minutos, enxágue e aguarde as paredes secarem sozinhas em seguida.

Lembrando que, se preferir, você pode trocar a água e limpar o azulejo com vinagre e bicarbonato de sódio. Essa receita caseira acaba com as manchas encardidas com facilidade.

Usando suco de limão

Com sua acidez característica, o suco de limão também entra na lista de componentes simples e versáteis que podem ser usados na limpeza dos azulejos do banheiro. O líquido consegue dar conta do recado na remoção de sujeiras que ficam incrustadas.

Você pode usá-lo no borrifador ou em outro recipiente, espalhando-o sobre a parede e esfregando com esponja ou pano úmido. Se quiser ter um resultado ainda melhor, adicione bicarbonato de sódio à fórmula. Vale lembrar que o uso dessa substância deve ser feito com luvas, para evitar irritação na pele.

Usando água sanitária

Outro produto específico para quem precisa tirar a sujeira pesada de casa, a água sanitária vai muito bem como item para remoção de manchas dos azulejos dos banheiros. Para quem procura bons resultados, ela dá conta do recado.

Aplique uma proporção de uma colher de sopa de água sanitária para três de água diretamente no azulejo. Em seguida, esfregue com esponja ou pano e deixe agir por alguns minutos.

Por ser um produto que tem reagentes químicos fortes, é recomendável que você deixe a janela e a porta do banheiro abertas para circulação de ar. Além disso, para evitar irritação na pele, use luvas.

Encontre os produtos para todo tipo de limpeza no Tenda

No departamento de higiene e limpeza do Tenda, você encontra de tudo para dar conta da sujeira em casa. Desde detergentes e águas sanitárias até desinfetantes estão disponíveis com preços especiais para quem quiser comprar em quantidade de atacado ou varejo.

Sem contar que, aqui, você ainda pode receber suas compras onde e quando quiser. Basta solicitar a opção do Tenda Delivery. Consulte os prazos oferecidos pelo serviço para sua região antes de fazer o pedido.

Compartilhe nas suas redes

Tenda Atacado - CNPJ 01.157.555/0011-86
Endeço: Rua Professor João Cavalheiro Salém. nº 365
CEP 07243-580 / Guarulhos - SP