Misturar produtos de limpeza: saiba porque nunca fazer isso

Tenda, Postado em 23 de agosto de 2021 | 3 min de leitura
misturar produtos de limpeza

Você já teve a ideia de misturar produtos de limpeza? Bom, se você acredita que essa prática vai potencializar o seus resultados, saiba que não é bem assim. Mesmo que talvez seja uma ação comum, fazer essas combinações pode ser muito perigoso.

Isso ocorre porque alguns produtos de limpeza possuem uma composição química que pode se tornar altamente tóxica. Por isso, o resultado da mistura talvez crie fórmulas que vão fazer mal para a sua saúde. É possível você ter uma bomba em casa e não saber. Vamos falar mais sobre esse assunto, acompanhe.

Por que a mistura é perigosa

Muitas vezes pensamos ser inofensivo o que compramos no supermercado. Porém, estamos falando de produtos químicos. Cada fórmula possui componentes que estão em seu estado final, do jeito certo para ser usado. Combiná-los com outro item vai gerar uma reação imprevista.

Você pode entender melhor a capacidade das reações se comparar com aquela experiência que mistura refrigerante com uma inofensiva bala. Nesse caso, a mistura causa uma reação divertida, pois ela praticamente faz a garrafa explodir. Então, imagina o que pode acontecer com produtos químicos para limpeza.

Quando falamos de possíveis reações químicas no ato de misturar produtos de limpeza, não tem nada de divertido. O resultado pode ir de leves coceiras até intoxicações muito prejudiciais à saúde. Por isso tenha em mente que aquela receita para limpar mais e melhor nem sempre é uma boa.

Quais produtos químicos eu nunca devo misturar?

Como você pôde ver, não é recomendado encontrar soluções para aumentar a potência da limpeza. Ainda que algumas misturas, como açúcar e vinagre, por exemplo, sejam inofensivas, a maioria faz muito mal. Vamos saber mais sobre o que você deve evitar.

Água sanitária e álcool

Olhando para os produtos, parece não haver problemas em misturá-los. Porém, sabemos que só o cheiro da água sanitária já incomoda. A partir disso, é possível imaginar o efeito da mistura com o álcool.

Como a água sanitária é um abrasivo muito forte, ela acaba sendo o pior produto para se misturar. Quando combinada com o álcool, por exemplo, consegue causar uma reação altamente tóxica. Assim, quem se expõe a ela está sujeito a ter problemas respiratórios.

Vinagre e água oxigenada

A água oxigenada é um produto muito utilizado no dia a dia. Por isso, é simples utilizá-la para conseguir tirar aquela sujeira que não sai da pedra da pia ou do rejunte do azulejo da cozinha.

No entanto, essa é uma combinação perigosa mesmo para quem não tem alergia a produtos de limpeza. Isso se justifica pelo fato de que a mistura dos dois produtos transforma a solução em um líquido muito corrosivo. Ele pode provocar irritação nos olhos ou pele e afetar os pulmões na pior das hipóteses.

misturar produtos de limpeza

Alvejante e vinagre

Parece que as receitas são simples e não causam nenhum problema, mas misturar produtos de limpeza com outras coisas é sempre uma má ideia. Os alvejantes são geralmente utilizados para deixar as roupas mais brancas. Então surge sempre a possibilidade de aumentar a eficácia do produto com o vinagre. 

A verdade é que combinar esses dois ativos pode gerar um vapor altamente corrosivo. Assim, você abre a possibilidade de ele atingir pulmões, intoxicar o organismo e até queimar a pele. Por isso, nunca faça essa mistura!

Água sanitária e desinfetante

Já deu para entender que a água sanitária precisa ser usada com muito cuidado, não é? Por isso, ela surge mais uma vez nessa lista. Embora pareça que o desinfetante combine com ela, no que diz respeito a potencializar a limpeza, os dois produtos juntos são extremamente tóxicos.

Isso se justifica pelo fato da presença da amônia na composição dos desinfetantes, que pode causar o aparecimento de uma substância chamada cloramina. Ela provoca sérias queimaduras na mucosa do sistema respiratório e, portanto, é altamente nociva para o nosso organismo.

Produtos de limpeza de diferentes marcas

É comum ver as pessoas aproveitando o restinho de um produto e misturando com outros. Apesar de parecer não haver problemas, não se conhece a fórmula exata de cada produto, portanto, a mistura nunca é segura.

O que temos certeza é que cada produto é feito para ser utilizado de forma independente. Com isso, você só estará seguro se não fizer nenhuma combinação entre eles. Também tem o agravante de que se ele causar algum tipo de reação no seu corpo, você não vai conseguir distinguir qual foi o causador do problema.

Dicas para utilizar produtos químicos com segurança

Percebemos que misturar produtos de limpeza pode causar intoxicação. Com alguns cuidados, porém, eles vão realizar a função certa na sua casa. Veja algumas dicas importantes:

  • utilize a água sanitária com moderação;
  • deixe os produtos nos recipientes originais;
  • leia bem os rótulos para usar os itens com segurança;
  • mantenha-os longe do alcance de crianças;
  • nunca os misture;

Desse modo, você aproveita com segurança cada produto, sem expor a família a riscos desnecessários.

No Dicas Tenda, você aprende muito mais!

Viu como misturar produtos de limpeza não é uma boa ideia? Ainda assim eles são necessários para que o nosso ambiente esteja sempre limpo, então é só fazer o uso de maneira segura e responsável. Caso você queira mais informações para facilitar o dia a dia, acesse o Dicas Tenda e aprenda muito mais!

Compartilhe nas suas redes

Produtos relacionados

Tenda Atacado - CNPJ 01.157.555/0011-86
Endeço: Rua Professor João Cavalheiro Salém. nº 365
CEP 07243-580 / Guarulhos - SP