Ecoturismo: conheça o turismo sustentável!

Tenda, Postado em 28 de dezembro de 2023 | 3 min de leitura
Mulher olhando a cachoeira em passeio de ecoturismo.

Cuidar bem do nosso planeta tem se tornado uma preocupação cada vez maior. É nesse contexto que o ecoturismo se torna cada vez mais relevante, já que ele envolve uma atividade econômica que ajuda a proteger o meio ambiente.

Para quem deseja ter o próprio negócio, esse é um setor bastante promissor e cheio de oportunidades. Para entender o potencial da área, continue a leitura e saiba mais sobre o ecoturismo!

O que é ecoturismo?

O ecoturismo é uma modalidade que busca unir turismo e lazer a sustentabilidade e preservação do meio ambiente. É por isso que ele também é chamado de turismo ecológico, e um dos seus destaques é o foco em valorizar áreas naturais.

Outro ponto importante é que o ecoturismo é praticado de modo a fortalecer a economia local. As comunidades do entorno das atrações costumam ser beneficiadas pelo fluxo de turistas para a região.

Como ele é praticado?

Depois de aprender o que é ecoturismo, vale saber que ele busca o equilíbrio entre aproveitamento do meio ambiente e lazer dos visitantes. O objetivo é criar uma boa experiência sem prejudicar o meio ambiente no local.

Para isso, é bastante comum que o ecoturismo seja praticado de forma controlada – e, muitas vezes, em grupos menores para diminuir possíveis impactos. Também costuma haver uma preocupação com a educação ambiental.

Isso significa que os turistas não apenas visitam o lugar, mas passam a conhecê-lo de forma mais profunda. É o que acontece quando os visitantes aprendem sobre a cultura local ou sobre os projetos de conservação da natureza, por exemplo.

Ainda, o ecoturismo é totalmente baseado no contato intenso com a natureza. Os recursos naturais são os grandes atrativos, sendo que toda a experiência é pensada em torno da natureza na região.

Quais as vantagens do ecoturismo?

Entender como funciona o ecoturismo também exige saber quais são os benefícios que ele apresenta. Assim, fica mais fácil entender por que ele atrai tanto interesse. Confira!

Apoio à sustentabilidade

Uma das maiores vantagens do ecoturismo tem a ver com a promoção da sustentabilidade e preservação do meio ambiente. Se antigamente o turismo predatório era visto de forma normal, isso passou a mudar nas últimas décadas.

É por isso que um dos objetivos do ecoturismo é manter preservadas áreas que são pouco ou nada exploradas. Dessa forma, é possível cuidar bem dos recursos naturais sem deixar de aproveitá-los.

Estímulo à economia local

Como você viu, essa prática também favorece a economia local. Sem esse tipo de turismo, muitas comunidades não teriam um importante impulso na própria economia, afetando a geração e distribuição de renda. Assim, ele gera emprego e salário para esses habitantes.

Aumento da consciência ambiental

Além disso, o ecoturismo ajuda a estimular a consciência ambiental. Muitos visitantes passam a perceber a importância de ter um comportamento que seja ambientalmente responsável para preservar outras áreas naturais.

Setor em crescimento

Como cada vez mais pessoas estão preocupadas com a questão da sustentabilidade, o ecoturismo também tem ganhado força. Isso significa que o setor está em expansão e pode se tornar cada vez mais lucrativo para quem investe nele.

Grupo de pessoas em passeio de ecoturismo.

Quais são os tipos de ecoturismo?

Além dos benefícios do ecoturismo que você conferiu, vale saber que ele é bastante versátil e existem diferentes tipos para considerar. Essas classificações variam com o tipo de atividade praticada.

Uma delas é o ecoturismo de aventura, que envolve atividades com mais intensidade e adrenalina, como rapel ou tirolesa. Já o ecoturismo histórico está mais relacionado a sítios arqueológicos e locais de relevância histórica.

O ecoturismo cultural está mais focado na comunidade próxima à natureza e pode envolver experiências gastronômicas, por exemplo. Já o de observação, por sua vez, tem como foco observar pássaros, animais de grande porte e elementos da flora e da fauna.

Ainda, existe o ecoturismo litorâneo. O nome já revela que ele é voltado para as praias, como no caso de pontos isolados ou que fazem parte de um parque de proteção, por exemplo.

Quais são os ramos para investir?

Como empreendedor, você tem a chance de investir no ecoturismo. O foco envolve tanto construir um negócio de sucesso quanto fortalecer essa relação com o meio ambiente. Você pode focar, por exemplo, em criar um acampamento ecológico ou realizar passeios de observação de cachoeiras e áreas preservadas.

Outros ramos incluem realizar passeios guiados por áreas de natureza ou formar grupos de trilha e trekking. Ainda, é possível focar o ramo voltado para a cultura local, promovendo eventos gastronômicos ou comunitários.

Como investir no ecoturismo?

Já que o ecoturismo é tão versátil e tem tanto potencial de crescimento, vale a pena considerar o investimento na área. Nesse caso, porém, é preciso saber como se planejar para obter sucesso nessa missão.

O primeiro passo é identificar o público-alvo de interesse. Quem se interessa pelo ecoturismo de aventura provavelmente tem um perfil diferente de quem deseja observar a vida selvagem. Por isso, é preciso entender quem você deseja atrair.

Também é essencial entender quais são as regras e questões obrigatórias para desempenhar atividades de ecoturismo. Em muitos casos, é preciso obter licenças específicas e cumprir diretrizes – até mesmo pensando na preservação ambiental.

Outro ponto importante é desenvolver experiências turísticas de alta qualidade. Pense em como fazer com que os turistas aproveitem o melhor do lugar. A partir disso, é possível divulgar o negócio, atraindo novos clientes.

Acompanhe mais dicas no blog do Tenda Atacado

Com essas informações, você aprendeu como funciona o ecoturismo. Na função de empreendedor, é possível investir nessa área para aproveitar o potencial do turismo ecológico. Para atuar de forma cada vez melhor, continue acompanhando nossos conteúdos aqui no blog do Tenda Atacado!

Compartilhe nas suas redes

Tenda Atacado - CNPJ 01.157.555/0011-86
Endeço: Rua Professor João Cavalheiro Salém. nº 365
CEP 07243-580 / Guarulhos - SP