Os 5 tipos de clientes mais comuns: como identificar e atendê-los?

Tenda, Postado em 24 de julho de 2023 | 3 min de leitura
Mulheres segurando compras e conversando

O maior fator de sucesso de grandes empresas é a criação de estratégias únicas, desenvolvidas para todos os tipos de clientes que consomem algum produto ou serviço da marca. Contudo, isso demanda muita pesquisa e, principalmente, o desenvolvimento de processos mais humanizados.

Afinal de contas, estamos falando de pessoas e da imprevisibilidade humana. Ou seja, o modo de consumir um mesmo produto é diferente entre um consumidor e outro. Por isso, a base para o crescimento do seu negócio está atrelado ao modo como você se prepara para lidar com cada um deles.

Sendo assim, fizemos um guia com os tipos de clientes mais comuns. Tendo conhecimento de como eles são, você já pode se antecipar com boas estratégias para atendê-los melhor, finalizar a venda e, quem sabe, fidelizá-los. Então, não deixe de conferir!

Quais são os tipos de clientes?

Quando falamos de clientes, estamos falando, acima de tudo, de pessoas. Por conta disso, o modo de consumir sempre muda. Já passou da época em que se comprava um item só porque ele era bom. Pontos como custo-benefício, utilidade e bom atendimento passaram a ser mais considerados.

A forma de consumir evoluiu, e suas estratégias de venda também precisam acompanhar esse ritmo. Então, conhecer mais a fundo os tipos de clientes e suas características pode gerar atendimentos específicos para cada um deles. Veja esta lista dos clientes mais comuns.

Cliente grosseiro:

Começamos essa lista com um dos tipos de clientes mais comuns: o cliente grosseiro. É importante estar preparado e ser firme para atender essa categoria. Algumas de suas principais características são:

  • geralmente são impacientes, insatisfeitos com a marca ou o produto. Por isso, agem com rispidez;
  • tendem a se ofender por pouco. Por exemplo, se incomodam com a forma como o funcionário fala ou se porta;
  • às vezes, já são pessoas grosseiras por natureza;
  • em geral, verbalizam a grosseria. Em alguns casos, busca ativamente causar confusão.

Cliente apressado:

Já o cliente apressado é conhecido por ter pouco tempo disponível e preferir um atendimento rápido e eficiente. Por isso, ele espera que o atendente seja direto e o ajude com as dúvidas. Confira suas características:

  • deseja ser atendido imediatamente;
  • não espera você apresentar outras opções de produtos;
  • pode ser confundido com um cliente decidido. No entanto, acaba comprando na pressa, por vezes sem nem prestar atenção ao item que está levando;
  • não gosta de puxar assunto ou estender conversa.

Cliente especialista:

Outra categoria de estilos de clientes é o cliente especialista. Esse cliente tende a ser mais exigente e detalhista em suas interações. Isso ocorre porque ele tem um entendimento profundo do assunto e espera um atendimento à altura. Nesse caso, veja algumas de suas características:

  • pode ser bem mais informado acerca das qualidades do produto do que o próprio vendedor;
  • geralmente, faz muitas pesquisas antes de comprar o produto final;
  • é exageradamente exigente quanto ao produto que irá comprar.

Cliente confuso:

O cliente confuso pode apresentar dificuldades em compreender as informações ou tomar decisões. Lidar com ele requer paciência, clareza e uma abordagem orientada para ajudá-lo. De modo geral, é reconhecido por:

  • ser indeciso na hora de fazer a compra;
  • ter muita dificuldade em decidir qual o melhor produto para levar;
  • pensar muito sobre qual item levar e, por fim, sair da loja sem comprar nada.

Casal sendo atendido por garçom

Cliente negociador:

Lidar com um cliente negociador requer habilidades de negociação e a capacidade de encontrar soluções que atendam tanto aos interesses do cliente quanto aos da empresa. Saiba como identificá-lo:

  • normalmente, ele quer tirar algum proveito, como um desconto;
  • não reconhece o verdadeiro valor do produto, podendo pedir descontos absurdos;
  • insiste até o valor do item ser reduzido;
  • no fim das contas, o que ele deseja é se sentir importante. Por isso, acredita que merece levar o produto com o preço mais baixo.

Como identificar o tipo de cliente do seu negócio e como atendê-lo?

Agora você já sabe bem quais são os tipos de clientes. Está na hora conhecer os dois processos que devem ser utilizados para melhorar o atendimento: a observação e a empatia.

A identificação sempre vem do reconhecimento. Portanto, repare bem como cada um dos clientes se comporta quando está querendo comprar o produto e tente lembrar das características que mencionamos anteriormente.

Em seguida, é preciso trabalhar a empatia, afinal você também é o cliente de outras pessoas. Provavelmente, alguém também precisa saber atendê-lo bem. Sendo assim, tente, dentro do possível, se colocar no lugar do cliente: se fosse você, como gostaria de ser atendido?

A união de observação, empatia e tempo pode melhorar consideravelmente seu modo de atendimento. Pode também influenciar como os clientes enxergam a sua empresa.

Confira as melhores dicas de empreendedorismo no blog do Tenda Atacado

Se você chegou até aqui, é porque quer conhecer melhor os tipos de clientes que compram na sua empresa, não é mesmo? E é justamente para empreendedores como você, que desejam melhorar os processos de venda, que disponibilizamos muitas dicas de negócios no blog do Tenda Atacado.

Confira informações úteis para quem deseja se profissionalizar cada dia mais, se atentar ao mercado digital e aprender a economizar nos pontos certos. Então, se você quer ver sua empresa prosperar, não deixe de acompanhar as dicas que separamos para colocá-las em prática quanto antes.

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