Placas decorativas deixam o ambiente personalizado: veja como escolher!
Quem usa as redes sociais para buscar inspirações de decoração com certeza já encontrou inúmeros cômodos com placas decorativas. Elas são uma solução prática e funcional para quem quer inovar sem gastar muito.
Essas placas podem ser fixadas na parede ou apoiadas em prateleiras e aparadores. Dessa forma, a decoração é constantemente atualizada sem furos na parede. Confira abaixo as melhores dicas para encontrar plaquinhas para a sua casa, seja na internet ou em lojas físicas!
Escolha o tamanho
Reformar e renovar a casa nem sempre é uma opção viável. A boa notícia é que o mundo da decoração está recheado de soluções acessíveis e criativas, como é o caso das placas de decoração.
Antes de sair comprando diversas plaquinhas decorativas, é importante pensar quais ambientes serão decorados e o tamanho de cada um deles. Dessa forma, fica mais fácil acertar nas escolhas.
Existem placas decorativas de diferentes tamanhos, e isso faz toda a diferença no resultado. Em uma sala de estar ampla, por exemplo, pode ser uma boa ideia combinar itens maiores. Enquanto isso, em cômodos menores, as plaquinhas médias ou pequenas são mais indicadas.
Defina o estilo
As placas decorativas para parede fazem muito sucesso porque atingem diversos públicos. Isso é fundamental, pois elas ajudam a personalizar os ambientes e trazem características do proprietário para a decoração. Confira abaixo os principais estilos disponíveis.
Frases motivacionais
A decoração com placas decorativas motivacionais ganha muitas curtidas na internet. Afinal, nada melhor do que acordar e já ler algo positivo, não é mesmo? Por isso, elas costumam estar presentes na cozinha, nos quartos e até mesmo no escritório.
Pop Art
Você já viu plaquinhas com ícones da cultura pop da década de 1960? Quadros com Marilyn Monroe, Audrey Hepburn e até mesmo Darth Vader são alguns exemplos de itens inspirados na cultura pop. Eles costumam ter cores vibrantes, deixando o ambiente com um ar jovem e divertido.
Vintage
As placas decorativas vintage fazem sucesso entre quem gosta de uma proposta mais retrô. Plaquinhas com propagandas antigas são clássicas e costumam ser colocadas na cozinha. Pin-ups e carros antigos também são boas escolhas para quem gosta desse estilo de decoração
Geek
Você ama filmes e séries? Não faltam placas decorativas com essa temática! Quadros com personagens de filmes, frases marcantes, HQs e símbolos de jogos são excelentes escolhas para quem gosta de cultura nerd e quer personalizar a sala de TV ou o próprio quarto.
Gamer
Se você adora jogar e não quer interrupções, as placas gamers facilitam a comunicação com frases como: jogo online, não perturbe! É só garantir a sua e fixar na porta do quarto que o recado está dado.
Conheça os materiais
O material utilizado na produção das placas é mais um ponto que deve ser analisado. A maioria dos itens é feita de MDF, um material com fibras de madeira e densidade média que pode ser facilmente fixado nas paredes.
Entretanto, é possível encontrar quadros feitos de outros materiais, como metal, acrílico e madeira. Itens de metal podem ficar ao ar livre porque recebem uma pintura especial, mas placas de madeira são mais indicadas para ambientes internos, já que o sol e a chuva aceleram o processo de degradação.
Versatilidade das placas decorativas
Elas oferecem infinitas possibilidades para personalizar e transformar qualquer ambiente. Desde a sala de estar até o escritório, elas podem ser penduradas em paredes, apoiadas em prateleiras ou até mesmo utilizadas como centros de mesa.
Com uma variedade de estilos, cores e temas disponíveis, as placas podem ser combinadas para criar composições únicas e expressar a personalidade de cada espaço. De retratos a citações inspiradoras, as opções são ilimitadas para adicionar um toque de charme e originalidade ao decorar a casa.
Faça uma composição
As plaquinhas são grandes aliadas na decoração, principalmente quando há composição delas. Então, vale a pena combinar as peças antes de colocá-las na parede e tirar diversas fotos. Assim, fica fácil fazer alterações e escolher a melhor posição para cada item.
Nesse momento, é importante prestar atenção a alguns fatores, como o tamanho das placas, o tipo de material, a quantidade de itens e o estilo de cada uma delas. Desse modo, a composição fica mais harmônica.
Mantenha as placas higienizadas
Não basta pendurar as plaquinhas nas paredes ou deixá-las nas prateleiras. Assim como outros itens de decoração, elas devem ser higienizadas com frequência. Para isso, basta usar um pano umedecido para tirar o pó nas limpezas de rotina.
Entretanto, vale ressaltar que os cômodos precisam passar por uma limpeza profunda e frequente com produtos adequados. Desse modo, evita-se que a sujeira fique acumulada e danifique móveis e outros objetos decorativos.
Acompanhe o Dicas Tenda para saber mais sobre decoração!
A decoração é uma parte fundamental da casa. Afinal, ela é responsável por deixar o ambiente mais aconchegante ou mais sério. Caso você queira renovar seus espaços, saiba que, além das plaquinhas, pode apostar em itens de papelaria! Continue acompanhando o blog do Tenda Atacado para mais dicas.