Quer saber como limpar móveis de MDF? Confira!

Tenda, Postado em 24 de junho de 2022 | 3 min de leitura

Os móveis de MDF fazem o maior sucesso no mercado por terem um custo mais acessível, serem de boa qualidade e permitirem mais de uma possibilidade de elaboração. Porém, será que todos sabem como limpar móveis de MDF sem estragá-los?

Talvez essa seja uma questão difícil em casa no momento da faxina, por isso resolvemos compartilhar com você dicas muito legais sobre como fazer essa limpeza da maneira certa. Nada como ter uma casa limpa, cheirosa e móveis preservados, não é mesmo? 

Qual é a composição do MDF?

O Medium Density Fiberboard (ou MDF, como é mais conhecido) é feito de fibras de madeira, aditivos prensados e resinas sintéticas, portanto os produtos de limpeza precisam ser menos invasivos.

Essa composição é resistente como a madeira, contudo não é derivada do desmatamento de árvores. Essa vantagem torna o MDF uma ótima opção para a indústria de móveis que se preocupa em utilizar material ecologicamente correto a preço mais baixo.

Quais são os produtos de limpeza ideais?

Esse material, embora resistente, precisa ser preservado, para isso é essencial conhecer os produtos para limpar MDF sem causar problemas. A primeira dica é: não misturar produtos diferentes em uma única lavagem, já que esse erro faz com que seja maior a probabilidade de algum componente manchar ou riscar a superfície do móvel. 

Então, o que usar para limpar móveis de MDF? Vamos dividir essa informação em dois grupos, o da limpeza pesada e o da limpeza do dia a dia. Dessa forma, você saberá como limpar móveis de MDF utilizando os produtos certos para cada momento. Vamos lá?

Limpeza do dia a dia

Estamos falando daquela limpeza mais leve, feita todos os dias para que o móvel de MDF não acumule poeira. Nesse caso, o recomendado é que seja utilizado um pano seco e nada mais. Caso o móvel esteja engordurado, o ideal é limpá-lo com um pano úmido. 

Mãe e filha limpando uma prateleira branca de MDF.

Limpeza pesada

Você deve estar se perguntando como limpar móveis de MDF quando chega o dia da faxina mais profunda. A indicação é usar uma mistura muito simples, composta por um litro de água e uma colher de sopa de detergente. Ou seja, não é necessário gastar muito dinheiro com produtos de alta tecnologia para ter um móvel de MDF limpo.

Por incrível que pareça, essa mistura caseira é muito eficiente. Ela tira manchas de alimentos como molhos, café e de gordura que ficam impregnadas nos armários de cozinha. Faça o teste e comprove você mesmo o resultado.

Além da mistura caseira, existem produtos específicos que podem ser adquiridos com os fabricantes. Basta seguir as orientações de uso, inclusive cumprindo os protocolos de cuidados com MDF.

Objetos para auxiliar a limpeza

Por se tratar de um material vulnerável a riscos, o correto é saber como limpar móveis de MDF utilizando um pano macio para fazer a aplicação da mistura ou do produto. A luva e a espátula também podem auxiliá-lo no processo.

Não esqueça disto: passe um pano seco após passar o produto para secar o móvel completamente. Temos certeza de que você não vai querer que ele crie bolhas por conta da umidade.

O que não deve ser usado em móveis de MDF

Existem substâncias que devem passar longe de móveis de MDF, exatamente a fim de não diminuir o tempo de uso. Confira, a seguir, uma lista com produtos de limpeza que não devem ser aplicados e aprenda como limpar MDF branco:

  • desengordurante e produto multiuso, porque podem deixar manchas amareladas;
  • lustra-móveis que não tenha silicone na composição;
  • detergente colorido para não tingir a superfície branca.

Embora sejam objetos muito utilizados para limpeza, a esponja e a palha de aço são dois objetos proibidos durante a limpeza de móveis de MDF. O motivo está claro: preservar a pintura do móvel. 

Remova mancha de MDF

Se a mancha apareceu, não demore para tirá-la, porque pode ficar mais difícil depois. A mancha pode ser de gordura, mofo e outras que tendem a ficar para sempre se não forem encaradas de frente.

Para remover as manchas, sugerimos aplicar uma mistura formada por vinagre e água ou água e detergente neutro. Em ambos os casos, os resultados são satisfatórios, e você vai conseguir se ver livre das impurezas.

Confira como limpar MDF cru

Se você tem móveis de MDF cru, ou seja, que ainda não passou pelo processo de impermeabilização e acabamento, e pretende limpá-lo sem perder a peça, fique ligado, porque ensinaremos como fazer. É muito mais simples do que você imagina.

Não é necessário nenhum tipo de produto especial, apenas um pano umedecido com detergente neutro ou sabão de coco diluído na água. Use esses materiais e seque toda a peça com um pano seco.

Conte com o Tenda Atacado para ter móveis sempre limpos

Esperamos que você tenha entendido como limpar móveis de MDF sem trazer transtornos. Se antes você tinha dúvidas sobre como realizar essa tarefa, agora você tem todas as informações para realizar essa missão com louvor.

No Tenda Atacado, você encontra panos e luvas apropriados para a limpeza de móveis de MDF. Acesse nosso site e adquira os produtos com rapidez e segurança, a preços mais baixos e com qualidade garantida.

Compartilhe nas suas redes

Tenda Atacado - CNPJ 01.157.555/0011-86
Endeço: Rua Professor João Cavalheiro Salém. nº 365
CEP 07243-580 / Guarulhos - SP