Saiba como cuidar da sua alimentação no outono
Você sabia que cada época do ano favorece uma colheita de vegetais diferente? A alimentação no outono se destaca por trazer opções que rendem boas receitas, como caldos e cozidos, e mostra que a nutrição também pode proporcionar refeições saborosas.
Além de garantir alimentos muito nutritivos, o outono é a oportunidade de cozinhar com ingredientes ricos em vitaminas, como pede a estação em que a imunidade costuma cair. Por isso, vamos ensinar como preparar uma lista de mercado com legumes, frutas e verduras do outono que cabem no seu bolso.
Por que existem alimentos específicos da estação?
Você sabia que as safras que ocorrem entre os meses de março a junho são importantes para os produtores rurais? Existem condições nessa época que favorecem a colheita e, consequentemente, a alimentação dos brasileiros no outono.
O que explica essa importância é o clima da estação: além de ser um dos fatores principais para o desenvolvimento das plantas, o outono no Brasil se destaca por ser ameno e trazer noites mais frias. Essa combinação é favorável para que frutas, legumes e verduras se desenvolvam muito bem.
Por fim, o fato de existir um clima que “combina” com a plantação também traz outros benefícios, como o fato de haver mais nutrientes nos vegetais e a redução da necessidade de utilizar agrotóxicos.
Quais são os principais alimentos do outono?
Você sabia que a colheita dos vegetais da estação ajuda a manter uma dieta balanceada, rica em vitaminas e minerais? Além disso, as frutas, verduras e legumes possuem a tendência a ter uma coloração mais viva. Veja, a seguir, quais são os mais comuns para aderir à sua alimentação no outono.
As frutas do outono no Brasil se destacam por sua suculência e variedade de sabores, como abacate, banana, figo, kiwi, maçã, tangerina, pera, uva, carambola e ameixa, por exemplo.
Já os legumes do outono são frescos e saborosos, ideais para sopas e cozidos. Alguns deles são: abóbora, inhame, mandioca, cenoura, berinjela, batata-doce e beterraba.
Outros alimentos do outono são salsa, alho-poró, repolho, nabo, rúcula, agrião e brócolis. Eles se destacam por sua qualidade no período e podem ser aproveitados para saladas e preparo de massas frescas.
Como utilizar os alimentos da estação nas suas refeições?
É totalmente possível manter uma alimentação saudável no outono utilizando as frutas, verduras e legumes colhidos dentro do período. Separamos algumas sugestões para você incluir nas principais refeições do dia. Confira a seguir:
Café da manhã
O café da manhã é a refeição mais importante do dia e, para muitos, é a preferida, fornecendo a energia necessária para começar a rotina. Porém, existem pessoas que costumam pular o café para dormir um pouco mais ou por saírem de casa com pressa para um compromisso importante.
Seja qual for o motivo, uma ideia muito simples e eficiente em termos de nutrição é incluir frutas no café da manhã. Elas são fáceis de consumir durante o caminho, por exemplo, ou podem complementar o tradicional pão e café com leite. Algumas opções são banana, mamão e pera.
Almoço
Para esse momento do dia, seja uma refeição preparada em casa ou a marmita do trabalho, há opções que agradam diferentes paladares e que podem ser consumidos cozidos, assados ou frios.
Para manter uma alimentação no outono equilibrada, você pode combinar os principais ingredientes da época, como a berinjela, a abóbora, a abobrinha e muito mais com uma carne de porco, uma carne de panela, um frango grelhado ou o que você preferir.
Café da tarde
Você pode utilizar uma das principais frutas do outono para incrementar a refeição. Um bolo de laranja é fácil de preparar e fica pronto em menos de uma hora. Salada de frutas também é uma alternativa para o cardápio.
Jantar
Sopa é uma alternativa para os dias frios de outono e também é fácil de preparar. Para isso, você pode usar os legumes que estiverem na geladeira, de acordo com o seu gosto.
Assim, é possível fazer uma sopa de ervilhas, vem como de carne ou de legumes, utilizando abóbora, batata-doce, inhame e cenoura em conjunto, oferecendo um caldo saboroso e nutritivo na refeição.
E uma dieta especial para quem pratica atividade física?
É possível manter uma alimentação no outono alinhada às necessidades de quem pratica exercícios, por exemplo. É importante consultar um nutricionista para ajustar a quantidade adequada à sua rotina, mas algumas opções para o cardápio são:
- panqueca de banana no pré-treino;
- combinar mamão, maçã ou banana com aveia, ou consumir batata-doce no pós-treino;
- laranja, kiwi e brócolis são alimentos que possuem vitamina C e podem ajudar na recuperação dos músculos após o treino;
- abacate é uma fruta rica em gorduras saudáveis e também pode apoiar a recuperação pós-treino.
Como montar a lista do mercado com alimentos do outono?
Antes de ir ao mercado, é importante ter em mente o que deve ser comprado para adquirir o que realmente é uma necessidade e não haver desperdícios. Para garantir economia na hora de pagar, vale a pena seguir a dica de criar uma lista de compras.
Na hora de montar a sua alimentação no outono, você pode pensar em: planejar as refeições da semana, categorizar os itens, como proteínas, bebidas, frios, carboidratos e o que mais desejar, além de definir um orçamento. Desse planejamento, é possível gerar uma lista completa de ingredientes que não podem faltar na sua despensa.
Economia de verdade é no Tenda Atacado!
Viu como é fácil incluir os alimentos típicos de outono nas suas refeições? Há opções desde o café da manhã até o pós-treino que ajudam a manter uma rotina saudável e equilibrada, sem ultrapassar o seu orçamento.
Se você quer garantir todos os itens da lista de compras com o menor preço, não tem segredo: conte com o Tenda Atacado! Em poucos cliques, você garante os produtos com a melhor qualidade para uma boa alimentação no outono. Acesse já!