Veja como organizar material escolar infantil com economia e facilidade
Uma das principais obrigações anuais de pais e mães é saber como organizar material escolar infantil. Todo início de ano letivo, as escolas entregam a lista de material com os itens que cada aluno usará ao longo do ano.
No entanto, é importante saber gerenciar esse pedido: como fazer as melhores compras, como arrumar material escolar, quais itens podem ser reutilizados do ano anterior e até mesmo quais não precisam ser adquiridos.
Para saber mais sobre como organizar o material do seu filho, confira nosso conteúdo especial com dicas úteis. Assim, a compra e organização vão ficar mais práticas. Veja mais.
Lista de material: deveres e direitos dos pais
As escolas podem solicitar diferentes itens aos alunos, mas há uma série de direitos que permitem questionar e rever esses pedidos. Atualmente, não há uma lei que discorra aberta e unicamente sobre o material escolar, mas a Lei Federal 12.886/2013 traz uma questão importante.
Segundo ela, tudo que for necessário à prestação dos serviços educacionais é de responsabilidade da escola. Sendo assim, a lei define como impróprio o pagamento adicional ou fornecimento de material escolar que seja de uso coletivo dos estudantes ou da instituição.
Isso significa que as escolas não podem inserir na lista de materiais escolares itens de uso coletivo, somente o que seja de uso pessoal. Assim, os pais não precisam comprar, por exemplo, giz de lousa ou papel higiênico.
Além disso, os pais têm o direito de questionar o colégio sobre a necessidade e aplicação dos itens exigidos, podendo se opor à compra de determinado objeto caso discordem do uso. Todos esses pontos são importantes na hora de comprar e saber como organizar material escolar infantil.
Dicas para comprar os materiais
Antes de saber como organizar material escolar infantil, os pais precisam analisar a lista e planejar suas compras. Adotar boas práticas na hora da compra vai otimizar a organização e trazer uma boa economia para o bolso. Veja a seguir nossas dicas.
Analise os itens solicitados
A partir da lista de material escolar infantil, veja quais produtos precisam ser comprados e o que pode ser reaproveitado do ano anterior. Por exemplo, agendas não podem ser reaproveitadas, uma vez que são datadas, mas um kit de esquadros em boas condições, sim.
Pensando nisso, é possível reaproveitar muitos itens, já que alguns deles não são totalmente usados em um ano inteiro. Para isso, veja as condições desse material: se ele está em boa qualidade e se vai atender às necessidades do aluno nesse próximo ano letivo.
Pesquise bastante
Depois de saber o que, de fato, precisará ser adquirido, pesquise bastante para fazer as melhores compras. A pesquisa de materiais e preços é o melhor ponto de partida para adquirir os melhores itens, otimizar a organização e economizar.
Para isso, pesquise o preço de um mesmo material em diferentes lojas, comparando até mesmo lojas virtuais e físicas. Aqui, considere as condições de pagamento, a qualidade do item e o tipo dos produtos.
Analise marcas
Um mesmo item pode ser encontrado em diversas marcas e estar estampado com personagens e publicidade. Na hora da compra, veja se é necessário adquirir produtos de marcas específicas ou se você tem liberdade para levar itens padronizados, sem estampas chamativas.
Analisar esse fator pode ajudar a economizar, já que produtos de determinadas marcas e com estampagens divertidas podem ser mais caros. Nesse momento, avalie se vale a pena desembolsar mais ou não.
Hora de organizar o material escolar
Depois de adquirir todos os itens, é preciso saber como organizar material escolar infantil da melhor forma. Nem todos sabem, mas a etapa de organizar material escolar também é muito importante para a segurança e proteção dos itens e do próprio aluno, além de influenciar no rendimento da criança na escola.
1. Use as cores a seu favor
A padronização de itens por cores é uma forma de organizar e facilitar o uso. Por exemplo, a criança normalmente utiliza vários cadernos. Uma boa ideia é separá-los por cor, como vermelho para português e azul para matemática.
Assim, tudo relacionado à matéria de português pode seguir a mesma linha e ser vermelho, como a pasta, o livro e o dicionário: todos encapados com a mesma cor. Aí entra outro método importante: encapar materiais.
2. Encape cadernos e livros
Livros e cadernos são objetos muito usados pelas crianças. Por isso, o manuseamento diário desses itens pode desgastar a capa e as páginas. Encapá-los pode garantir sua integridade por mais tempo.
Um material muito usado para encapar é o papel contact, mas há outras opções, como plástico ou papéis específicos para esse fim. Além disso, considere encapar os livros e cadernos utilizando as cores do material como identificação de sua categoria, como citamos anteriormente.
3. Etiquete todos os itens
É importante etiquetar todos os itens com o nome da criança e alguns outros dados básicos, como a série e o celular dos pais para contato. O dia a dia escolar envolve muitas crianças e materiais, o que facilita a perda e troca de itens.
Há etiquetas específicas para serem coladas no material escolar, com campos de preenchimento de nome completo e série. Cole-as em tudo e faça as marcações corretamente.
4. Converse com seu filho
Além da arrumação no começo do ano, é preciso que o material seja organizado e cuidado durante todo o ano letivo. Assim, converse com seu filho para ele fazer o uso correto dos objetos, evitando estragá-los e quebrá-los.
Ainda, fale sobre a importância de guardar os itens no fim do uso e ter cuidado para não trocá-los com os colegas ou mesmo perdê-los devido à falta de atenção. Tudo isso vai ajudar a preservar os objetos.
Tenda Atacado, seu parceiro na organização
Com nossas dicas de como organizar material escolar infantil, vai ficar mais fácil arrumar os itens das crianças. Lembre-se de que o Tenda Atacado é seu parceiro na hora de organizar sua vida e garantir tudo o que precisa no dia a dia!