Você sabe como identificar dor de ouvido em bebê? Confira os principais sintomas

Tenda, Postado em 4 de outubro de 2021 | 3 min de leitura
Crédito da imagem: Lorem ipsum dolor sit amet

Algum episódio de infecção no ouvido nos primeiros três anos de vida acontece com 8 em cada 10 crianças. A situação é desconfortável para os pequenos e preocupa os pais, que nem sempre sabem como identificar dor de ouvido em bebê.

Bebês com menos de um ano ainda não falam, portanto, não sabem comunicar o que estão sentindo. Nesses casos, os pais ou responsáveis precisam estar ainda mais atentos aos sinais.

O Dicas Tenda criou um conteúdo completo sobre o assunto, abordando as causas, os sintomas e os tratamentos. Confira abaixo as melhores dicas de como identificar dor de ouvido em bebê!

Principais causas da dor de ouvido

A otite — uma inflamação no canal auditivo — é a principal causa da dor de ouvido em bebê. Essa inflamação pode ser ocasionada pela presença de vírus, bactérias ou até mesmo água no ouvido. Além disso, vale ressaltar que ela costuma estar acompanhada de infecções respiratórias.

Entretanto, outras situações podem causar dor de ouvido. O aumento da pressão em viagens de avião costuma ser desconfortável para as crianças, por exemplo. Doenças infecciosas, como sarampo, caxumba, gripe, virose e pneumonia, também são causas comuns da infecção de ouvido em bebê.

Sintomas da dor de ouvido em bebê

É muito importante que os pais e responsáveis aprendam como identificar dor de ouvido em bebê. Dessa forma, é possível oferecer conforto para a criança e buscar uma solução eficiente para o problema. Confira os principais sintomas de dor de ouvido abaixo:

 

  • irritabilidade;
  • choro excessivo;
  • febre;
  • dificuldade para mamar;
  • falta de apetite;
  • cabeça balançando repetidas vezes;
  • dificuldade em deitar a cabeça em um dos lados;
  • mãos colocadas na orelha constantemente.

Apesar de ser comum, irritabilidade e bebê chorando muito são sinais que merecem atenção. Então, verifique se eles estão relacionados com outros sintomas da lista, pois a razão por trás desse comportamento pode ser uma dor de ouvido.

Opções de tratamento

O desenvolvimento do bebê é uma fase linda, mas também conta com muitos sustos. Agora que você já aprendeu como identificar dor de ouvido em bebê, saiba que é importante levar o pequeno ao pediatra quando identificar o desconforto. Afinal, apenas o médico pode fazer o diagnóstico correto e orientar o tratamento.

como identificar dor de ouvido em bebê

Em geral, nesses caso, é indicado algum remédio para dor de ouvido. Analgésicos, anti-inflamatórios e descongestionantes são usados com frequência e, em alguns casos, o pediatra pode receitar antibióticos.

Algumas crianças sofrem constantemente com dores de ouvido. Entretanto, mesmo nesses casos, o mais indicado é uma consulta ao médico. Então, evite medicar a criança sem orientação profissional e procure investigar o que está causando os quadros recorrentes.

Cuidados extras

A dor de ouvido pode estar relacionada à dor na garganta. Então, redobre a atenção com a alimentação infantil: dê preferência aos líquidos e comidas pastosas para evitar dor e irritação ao engolir.

Além disso, vale ressaltar que existe um tratamento caseiro que costuma ajudar o bebê com dor de ouvido. Basta passar uma fralda de pano com um ferro quente, esperar o tecido ficar em temperatura morna e colocar perto do ouvido da criança.

Acompanhe os conteúdos sobre bebês no Dicas Tenda!

A primeira infância é uma fase superespecial para mamães e papais. Tudo é novo, mesmo para quem não é marinheiro de primeira viagem. Afinal, cada filho tem suas particularidades. Entretanto, esse período também é cheio de dúvidas e inseguranças.

No Dicas Tenda, você encontra conteúdos de qualidade sobre bebês: artigos sobre como desmamar, trocar fraldas, o que fazer quando o bebê está com o sono agitado e muito mais! Acompanhe o nosso blog e tire suas dúvidas.

Compartilhe nas suas redes

Tenda Atacado - CNPJ 01.157.555/0011-86
Endeço: Rua Professor João Cavalheiro Salém. nº 365
CEP 07243-580 / Guarulhos - SP