10 dicas de cuidados com o cabelo no inverno

Tenda, Postado em 8 de abril de 2022 | 3 min de leitura

Todo mundo sabe que a gente precisa cuidar dos cabelos no verão, mas não entendem que os cuidados com o cabelo no inverno também são primordiais. Se você mora em uma região fria ou pretende viajar para um local de temperatura muito baixa, fique conosco para saber mais.

As temperaturas muito baixas tendem a ressecar o couro cabeludo e deixam os fios ásperos e quebradiços. Por isso, é importante aprender como manter o cabelo bonito e saudável mesmo em condições adversas.

Por que o clima frio prejudica o cabelo?

Antes de compartilharmos dicas importantes sobre os cuidados com o cabelo no inverno, vamos explicar por que o clima frio agride tanto os fios. As reações são unicamente químicas, mas podem ser revertidas.

Já reparou que, quando está muito frio, o cabelo tende a formar frizz? Essa reação é mais visível em cabelos secos, que ficam ainda mais ressecados e quebradiços no inverno, por haver pouca umidade no ar.

O inverno também contribui para a eletricidade estática dos cabelos, ou seja, os fios arrepiados. Isso acontece porque, diferentemente do verão, no inverno, a umidade do ar é menor, então os elétrons se movimentam mais lentamente. Dessa forma, as pessoas acumulam grande carga estática.

Você pode evitar o frizz umedecendo e hidratando os fios sempre, com produtos de alta qualidade. A seguir, confira outras dicas de cuidados com o cabelo no inverno e continue arrasando por aí.

10 dicas sobre como cuidar do cabelo no inverno

Se você está acostumada a proteger seu cabelo apenas no calor e não sabe como manter as madeixas saudáveis, confira abaixo dez sugestões de como hidratar o cabelo no clima frio de inverno.

São dicas de cuidados com o cabelo no inverno que fazem toda diferença. Veja como a mudança de hábitos muito comuns pode ser fundamental para você ter um cabelo lindo mesmo nessa época do ano.

1 – Não tome banhos muito quentes

Embora seja muito reconfortante no inverno, o banho quente resseca o cabelo, retirando o óleo natural e a umidade dele. Sem falar que a água excessivamente quente pode descamar o couro cabeludo. O ideal é optar pela água morna no couro e pela fria nas pontas, para selar as cutículas do fio.

2 – Não saia de casa com o cabelo úmido

Deixar o cabelo secar com o sol pode desbotar a cor e quebrar os fios. Porém, não pense em secar o cabelo com o secador! Vai ressecar o cabelo ainda mais. A saída é deixá-lo secar naturalmente em um ambiente fechado.

3 – Não demore de lavar o cabelo

Mesmo que o frio esteja intenso, evite deixar de lavar o cabelo por dias seguidos. Se seu cabelo for seco, você deve estar se perguntando: posso lavar o cabelo todo dia? O ideal é lavar de duas a três vezes por semana. Já se for oleoso, a limpeza precisa ser diária. Fios sujos tendem a cair mais, sem falar na aparência opaca.

4 – Faça hidratação profunda

Pelo menos uma vez por semana, tente reservar um tempo para fazer a hidratação profunda dos fios. Como vimos, o clima seco do inverno pede hidratação constante. Um condicionador sem enxágue é uma boa opção para reduzir o frizz.

mulher de camiseta branca usando o secador no cabelo.

5 – Corte o cabelo com frequência

Essa dica serve também para o ano todo. Ao cortar, nem que seja meio centímetro, você elimina as pontas duplas e secas. O ideal é fazer isso a cada dois meses, porque acelera o crescimento do cabelo, que virá mais sedoso.

6 – Inclua os gorros no seu look

Os gorros de lã servem de escudo para os cabelos contra o frio extremo. Por outro lado, não se pode negar que a fricção do acessório no cabelo pode contribuir para a estática. Contudo, isso pode ser resolvido utilizando spray de óleo seco nos fios.

7 – Coma alimentos saudáveis e se hidrate

Refeições balanceadas e nutritivas fazem bem não só para o cabelo, como também para a pele e a saúde em geral. Por isso, elas devem fazer parte dos seus cuidados com o cabelo no inverno. Um dos alimentos bons para o cabelo é o peixe, rico em ômega 3, uma gordura saudável que faz bem para a saúde capilar.

8 – Cabelos coloridos precisam de mais cuidados

Com o frio, o risco de desbotar a cor e ressecar os fios já desgastados com a química é real. Por isso, indicamos a máscara de hidratação profunda, além de shampoos, condicionadores e máscaras capilares próprios para cabelos coloridos.

9 – Use condicionador

Invista em condicionadores que contenham óleos naturais como o de oliva, o de coco e o de jojoba. A justificativa é simples: você vai dar ao cabelo o que o clima frio tende a tirar, a umidade.

10 – Hidrate o couro cabeludo

A secura do couro cabeludo causada pelo clima seco do inverno favorece a queda de cabelo. Por isso, massageie o couro cabeludo com óleos nutritivos. Além de hidratar os fios, essa prática ativa a circulação sanguínea.

No Tenda Atacado, você encontra ótimos produtos para o seu cabelo!

A saúde e a beleza do cabelo estão diretamente ligadas à autoestima de qualquer pessoa. Por isso, precisamos conhecer os cuidados com o cabelo no inverno, já que a possibilidade de ressecamento dos fios é grande.

No site do Tenda Atacado, você encontra shampoos e condicionadores de ótima qualidade, voltados para a hidratação dos fios, com ingredientes naturais e eficazes. Faça a busca e aproveite nossos produtos!

Compartilhe nas suas redes

Tenda Atacado - CNPJ 01.157.555/0011-86
Endeço: Rua Professor João Cavalheiro Salém. nº 365
CEP 07243-580 / Guarulhos - SP