Saiba mais sobre hidratação para cabelo e arrase no visual

Tenda, Postado em 24 de julho de 2023 | 3 min de leitura
Pessoa segurando pote de hidratação pro cabelo

Você sabia que a hidratação para cabelo é responsável por repor a água dos fios que, ao longo dos dias, são prejudicados por diferentes causas? Do uso de secador ao contato com a poluição do ar, vários fatores cotidianos são ruins para a saúde capilar.

Para tratar as madeixas, é recomendado o uso de máscaras hidratantes. Elas devolvem a umidade perdida pelos fios e proporcionam maior resistência, flexibilidade e brilho. Se você deseja entender mais sobre as necessidades do seu cabelo, acompanhe este conteúdo.

Qual a importância da hidratação no cabelo?

A umidade natural dos cabelos é muito importante. Quando ela é restaurada, mesmo com exposição ao sol e ao vento, o efeito de agentes externos costuma ser menos agressivo para a estrutura do fio.

Descobrir qual é a melhor hidratação capilar é essencial para que ele continue bonito e saudável. Entendendo qual é o formato e os cuidados necessários à textura do seu fio, você consegue nutri-lo de forma adequada, recuperando proteínas e vitaminas perdidas ao longo dos dias.

Cabelos lisos

Nesse tipo de cabelo, uma das tarefas mais difíceis é controlar o volume dos fios. Sem hidratação, eles podem ficar com o aspecto armado e sem uniformidade. Além disso, o uso do secador para finalização precisa ser acompanhado de um protetor térmico.

A hidratação para cabelo liso deve focar a reposição de aminoácidos e a preservação da estrutura capilar contra oleosidade. A lubrificação natural desse tipo de cabelo promove a hidratação necessária e, por isso, as fórmulas que podem “pesar” devem ser evitadas.

Invista em uma hidratação frequente, de preferência a cada 15 dias e com profissionais especializados, e no corte de manutenção a cada 2 meses. Para esse tipo de cabelo, uma das etapas para manter o brilho saudável é investir em hidratações com D-Pantenol e creatina. Esses ingredientes são essenciais para que os fios fiquem alinhados, brilhantes e com movimento.

Mulher passando produto no cabelo

Cabelos crespos

Esse tipo de cabelo costuma ser mais poroso e frágil, o que pode dificultar a distribuição por igual de nutrientes ao longo do fio. Portanto, a hidratação precisa ser bem específica para obter um resultado mais definido.

A hidratação para cabelo crespo costuma ser feita a partir de manteigas e óleos. Muitas vezes, esse tipo de curvatura impede a promoção da oleosidade natural ao longo do fio. Assim, o cabelo precisa de uma hidratação que venha de fora, feita tanto no comprimento quanto nas pontas.

Atualmente, a gama de produtos para cabelos crespos cresce em destaque no mercado. Uma das fórmulas que tem ganhado sucesso é a maionese capilar. Ela contribui para que a hidratação seja garantida por nutrientes de óleos naturais, como o de abacate e o azeite de oliva.

A partir de ingredientes como os mencionados anteriormente, o cabelo crespo ganha novo aspecto. Além de tratarem a fibra capilar, os produtos responsáveis por devolver a oleosidade do cabelo garantem um maior equilíbrio da umidade desde a raiz até as pontas.

Cabelos cacheados

Esse tipo de cabelo tem uma curvatura que exige cuidados específicos e hidratação frequente, pois apresenta um ressecamento natural mais intenso. Para desembaraçar e ter o brilho desejado, máscaras de hidratação com babosa e aloe vera são as mais recomendadas.

A hidratação para cabelos cacheados pode ser feita com água morna ou fria. Além disso, o ideal é que o uso do secador seja feito com um jato suave e a uma distância considerável do couro cabeludo, a fim de não prejudicar a estrutura capilar delicada. Uma dica é utilizar difusores, que proporcionam uma secagem capaz de modelar sem achatar o fio.

Além disso, a finalização é uma das etapas mais importantes e deve ser feita com a união de cremes nutritivos e muita água. Para que os fios não fiquem endurecidos pelo produto, o ideal é borrifar a água durante o processo.

Como melhorar a hidratação do cabelo?

Além do uso dos melhores produtos para hidratar o cabelo, é essencial ter boa alimentação, que seja rica e balanceada em nutrientes. Hidratar seus fios é uma fase adicional para compensar, mesmo que aos poucos, os prejuízos ocasionados pelos processos naturais ou químicos.

A alimentação influencia

Os alimentos que contribuem para a melhora estrutural dos fios devem ter nutrientes específicos. Alguns itens que possuem proteína e aminoácidos podem ajudar na saúde dos fios.

Utilize cosméticos eficientes

Além da alimentação, o comprimento pode influenciar a saúde das madeixas. Se você tem os cabelos compridos, uma dica é utilizar cosméticos ricos em vitamina B5 e que tenham propriedades regeneradoras, tornando os fios mais fortes e macios.

Mas essa não é a única forma de manter o comprimento aliado à saúde dos cabelos. Você também pode seguir um cronograma de crescimento que utilize a biotina e o óleo de rícino como ativos para aumento dos fios.

O fortalecimento das madeixas depende também de como hidratar o cabelo. Por isso, é importante saber como realizar uma boa hidratação para cabelo a partir de cosméticos específicos que sejam absorvidos pelos fios ainda molhados. Deixando o produto agir em torno de 10 a 20 minutos, o cabelo ganha as propriedades nutritivas presentes na composição do produto.

Cuide da sua beleza com os produtos do Tenda Atacado

Curtiu nossas dicas? Então, encha o seu carrinho com cosméticos de qualidade para fazer sua hidratação para cabelo diariamente e economize comprando tudo por preço de atacado no Tenda Atacado.

Compartilhe nas suas redes

Produtos relacionados

Tenda Atacado - CNPJ 01.157.555/0011-86
Endeço: Rua Professor João Cavalheiro Salém. nº 365
CEP 07243-580 / Guarulhos - SP