A importância do melhor horário para tomar sol e da vitamina D

Tenda, Postado em 17 de dezembro de 2021 | 3 min de leitura

Profissionais da área da saúde indicam que o melhor horário para tomar sol é entre 10h e 15h. Apesar de o horário variar um pouco entre um especialista e outro, é fato que, para a pele absorver a quantidade ideal da vitamina D, o sol deve estar a pino.

Além de entender o melhor horário para tomar sol, é importante saber que o corpo deve estar bem exposto, ou seja, os membros, a face e o pescoço precisam estar descobertos de roupas e tecidos. 

Aliás, o tempo de permanência mais adequado para a exposição ao sol é de, no mínimo, 15 minutos. Entretanto, é imprescindível atentar-se ao melhor horário para tomar sol para evitar exposições prejudiciais à pele

A importância de se tomar sol

Além de ser uma importante aliada do fortalecimento dos ossos, atualmente, sabe-se que a vitamina D influencia todo o organismo. Ela ajuda a melhorar o desempenho dos sistemas imunológico e cardiovascular.

A forma mais simples e disponível para o corpo humano obtê-la, além de alguns alimentos, é a absorção dos raios ultravioleta B (UVB). Portanto, manter-se informado acerca da exposição adequada ao sol, é importante para produzir vitamina D de forma efetiva e colaborar com a sua saúde e seu bem-estar.

Consequências da falta de vitamina D no organismo

A falta de vitamina D no organismo pode ocasionar desde dores de cabeça frequentes até riscos mais graves à saúde, como é o caso da osteoporose em adultos e do raquitismo em crianças.

Há sinais perceptíveis de carência desse nutriente: fraqueza muscular, queda de cabelo, algumas dermatites e gripes frequentes. A ausência de vitamina D influencia até mesmo o sistema nervoso, ocasionando alterações de humor. 

Por isso, é importante fazer um check-up com profissionais da área para avaliarem a quantidade de vitamina D no corpo. A partir disso, pode-se receber a orientação para repor essa vitamina se for necessário, seja com maior tempo de exposição ao sol, seja com suplementação ou por alimentos.

Para que serve a vitamina D?

Entendemos o tempo necessário de exposição ao sol, a importância desse hábito diário na nossa vida e as consequências da falta da vitamina D no organismo, mas você sabe para que serve a vitamina D?

Ela é produzida naturalmente pelo organismo desde que, no melhor horário para tomar sol, os raios estimulem a produção da pré-vitamina D. Ela vai para o fígado, onde é estocada, e deve ser ativada pelas glândulas chamadas paratireoides. 

Ela é uma poderosa aliada da formação e do fortalecimento de ossos e dentes, da rápida resposta do sistema imune e ajuda na prevenção de diversas doenças. Essa vitamina possui tantas funções importantes no corpo que, hoje, é considerada um hormônio. Aliás, ela tem valioso papel na absorção de cálcio e fósforo, e trabalha ajudando o metabolismo e a insulina.

Existem estudos que mostram a vitamina D como um regulador natural de inibição de células tumorais, o que a torna ainda mais relevante para uma vida mais saudável. Ela deve estar sempre em níveis equilibrados para garantir que todos os benefícios que ela oferece tenham uma boa resposta pelo corpo.

melhor horario para tomar sol

Quais alimentos possuem vitamina D?

Manter uma alimentação balanceada é fundamental para assegurar o equilíbrio com a saúde. Existem alimentos ricos em vitamina D que, na maior parte, não correspondem à dieta ocidental. 

Vitamina D em peixes

A partir da gordura e dos óleos de peixes, obtêm-se maiores índices de vitamina D de fonte alimentar. O mesmo vale para a carne do peixe, como é o caso de salmão, ostras, sardinhas e atum.

Outros alimentos com vitamina D

Além de ser uma boa alternativa, devido à versatilidade em pratos do dia a dia, a gema do ovo é uma importante fonte de vitamina D. Além disso, cogumelos entram na lista como única fonte alimentar e vegetal de vitamina. É uma excelente opção para veganos e vegetarianos!

Cuidados com a alta exposição ao sol

Os devidos cuidados ao tomar sol evitam problemas como lesionar, queimar e descamar a pele, pois essas são lesões prejudiciais à saúde. O excesso ou a exposição inadequada ao sol ainda podem ocasionar o câncer de pele.

Uma das dicas que trazemos é que, após os 15 minutos de exposição ao sol, profissionais da área da saúde recomendam alguns hábitos, como passar protetor solar corretamente, manter-se hidratado e, se for possível, procurar uma sombra ou um ambiente fresco para se resguardar.

Essas práticas, mesmo que simples, mostram como se proteger do sol é tão importante quanto se expor frequentemente à radiação UVB para produzir vitamina D. Ambas práticas melhoram a saúde física e mental, e previnem doenças.

Veja mais artigos como este no Dicas Tenda!

Quer ter qualidade de vida e manter a saúde em dia? No Tenda Atacado, além de adquirir produtos que auxiliam nessa tarefa, você desfruta de dicas valiosas e fica informado sobre bem-estar, sustentabilidade e ideias criativas para o dia a dia! Visite o nosso blog.

Compartilhe nas suas redes

Tenda Atacado - CNPJ 01.157.555/0011-86
Endeço: Rua Professor João Cavalheiro Salém. nº 365
CEP 07243-580 / Guarulhos - SP