Alimentos orgânicos: o que são e os seus benefícios
Você já ouviu falar em alimentos orgânicos? Eles são uma opção mais saudável e nutritiva para a alimentação das pessoas. Esses produtos são cultivados de forma mais natural, sem o uso de agrotóxicos, e oferecem diversas vantagens em seu consumo.
Assim, são ótimos para o bem-estar, beneficiando tanto quem se alimenta deles quanto o meio ambiente. A fim de que você conheça mais sobre o que são os produtos orgânicos e seus benefícios, acompanhe o artigo preparado pela equipe do Tenda Atacado.
O que são alimentos inorgânicos?
Os alimentos inorgânicos são modificados pelos produtores, tendo sua composição natural alterada. Os propósitos deles são a alta quantidade de colheita, a resistência e a adaptação forçada em climas e ambientes.
Esse tipo de produção só é possível a partir do uso de pesticidas sintéticos e agrotóxicos, muitas vezes em altos índices. Só que, infelizmente, isso pode causar prejuízos à saúde do solo, da fauna e do consumidor, e os danos aparecem a curto, mas, também, a longo prazo.
O que são alimentos orgânicos?
Porém, afinal, o que são os alimentos orgânicos? Eles são cultivados de forma natural, preservando as condições da natureza, sem o uso de agrotóxicos ou de fertilizantes químicos. O propósito disso é proteger a plantação e a saúde do corpo.
Para que um alimento seja considerado orgânico, ele precisa estar livre dos aditivos artificiais. Quer saber como isso pode acontecer? Eles devem ser cultivados sem adição de hormônios, corantes, conservantes e aromatizantes.
Quais são os alimentos orgânicos?
Alguns exemplos de alimentos orgânicos são as frutas, as verduras e os legumes, mas é possível encontrar carnes bovinas, de aves e peixes sendo cuidadas no processo de criação natural. Assim, são livres de hormônios, antibióticos e outras substâncias utilizadas no ramo industrial para garantir a preservação em grande escala.
Os alimentos orgânicos devem passar por processos específicos de plantio, com minhocultura, adubação orgânica e outras ferramentas naturais de cultivo.
Esse processo é monitorado pelo Ministério da Agricultura e, dando tudo certo, o produto recebe um selo de certificação do órgão, atestando que se trata de um alimento orgânico. Contudo, quais são as vantagens dos alimentos orgânicos?
Preservação do meio ambiente
Um dos maiores benefícios dos alimentos orgânicos é a preservação do meio ambiente. Esse tipo de cultivo auxilia no uso equilibrado dos recursos naturais.
Isso também protege o solo e as águas dos resíduos químicos, mantendo a terra fértil por muito mais tempo e garantindo a pureza dos mananciais. Assim, a natureza segue seu ciclo de vida sem interferências, com mais qualidade de vida em todo o ecossistema.
Sabor e qualidade
Sem a adição de compostos químicos, o solo não é contaminado, e os alimentos orgânicos são gerados por meio de adubos naturais, o que proporciona mais nutrição e propriedades preservadas. Isso permite que eles cheguem fresquinhos até a mesa.
Não somente isso: graças à produção natural, os alimentos orgânicos se tornam mais cheirosos e saborosos. Então, o consumidor pode saborear o melhor desses produtos sem resíduos químicos e com muito mais confiança.
Mais saúde e nutrição
Quais são os benefícios dos alimentos orgânicos para as pessoas? Por ser mais nutritiva, a alimentação orgânica também proporciona mais saúde e qualidade de vida. Se o agrotóxico for utilizado em excesso nos alimentos, afeta a saúde, causando diversos problemas, como reações alérgicas e respiratórias, alterações hormonais e outros.
Como os alimentos orgânicos são livres de fertilizantes, agrotóxicos ou hormônios, esses produtos chegam à mesa livres de resíduos químicos, apenas com o real sabor e a composição nutricional.
Desvantagens dos alimentos orgânicos
Perguntando-se sobre quais são as desvantagens dos alimentos orgânicos? Tanto o consumidor final quanto os produtores rurais são afetados por elas. A produção desse tipo de comida é mais demorada e é feita em menor escala. Além disso, ela necessita de maior mão de obra, e a colheita leva mais tempo — devido à demanda de maior atenção para evitar pragas e deficiências de forma assertiva.
Tudo isso afeta diretamente o preço dos produtos, que ficam ainda mais caros que os convencionais. Além desses fatores, a agricultura orgânica precisa de mais espaço físico para o cultivo.
Como identificar os alimentos orgânicos?
Você sabe como identificar quais são os alimentos orgânicos do mercado? Geralmente, eles são esteticamente menos atrativos que os inorgânicos. São menores e mais opacos, mas não os subestime, pois têm um sabor marcante e benefícios reais.
O Ministério da Agricultura dispõe de uma certificação rigorosa para assegurar o consumidor do produto orgânico por meio do Selo SisOrg. É importante salientar que o inorgânico recebe em sua embalagem um selo com a letra “T”, de “transgênico”.
Encontre a maior variedade de alimentos orgânicos no Tenda!
Para abastecer sua despensa com produtos saborosos e saudáveis, confira as opções de alimentos orgânicos no Tenda Atacado. Aqui, você encontra as melhores ofertas para fazer suas compras com praticidade e segurança.
Faça o seu pedido site ou app e o receba no conforto do seu lar. Se preferir, você pode escolher uma das nossas lojas para retirar seus produtos, sem custo adicional. Aproveite para fazer suas compras com economia!