Aprenda a fazer cuscuz de tapioca

Tenda, Postado em 20 de março de 2024 | 3 min de leitura
Cuscuz de tapioca com coco.

O cuscuz de tapioca é uma receita muito popular dentro da culinária nordestina, principalmente na Bahia. Esse prato doce leva poucos ingredientes, é muito fácil de fazer e fica delicioso.

Também chamado de cuscuz branco ou cuscuz baiano, essa comida não tem nenhuma semelhança com o cuscuz paulista, que é um alimento salgado. Se você está com vontade de comer uma sobremesa cremosa e muito saborosa, continue a leitura para conferir a receita desse doce.

Quais são os tipos de tapioca?

Antes de aprender como fazer cuscuz de tapioca, vale a pena conhecer os diferentes tipos de tapioca. Assim, você não corre o risco de comprar o ingrediente errado quando for preparar essa sobremesa.

A tapioca é o amido extraído da raiz de mandioca, uma planta muito comum no Brasil. Esse ingrediente é muito utilizado para preparar os mais diversos tipos de pratos doces e salgados, podendo substituir a farinha de trigo em algumas receitas. Por isso, esse amido é uma boa opção para quem não pode consumir glúten.

Os tipos de tapioca mais comuns são: em goma, que pode ser usada para fazer sobremesas; hidratada, que é uma das versões mais utilizadas por quem quer preparar esse alimento na frigideira e recheá-lo depois; granulada, que é a variedade utilizada para fazer o cuscuz de tapioca.

Outra versão comum desse alimento é a farinha de tapioca, também conhecida como fécula de mandioca ou polvilho doce. Essa variedade é muito utilizada para substituir a farinha de trigo nas receitas de pães, bolos e tortas.

Receita de cuscuz de tapioca com coco

Agora que você já sabe qual é a variedade de tapioca certa para preparar esse prato, confira a seguir a nossa receita de cuscuz de tapioca. Ela é muito fácil de preparar e rende até 10 porções.

Ingredientes

  • 2 xícaras de chá de tapioca granulada;
  • 3 xícaras de chá de leite;
  • ½ xícara de chá de açúcar;
  • 200 ml de leite de coco;
  • 150 gramas de coco ralado;
  • 1 pitada de sal;
  • 1 xícara de chá de leite condensado para jogar por cima da sobremesa (opcional).

Cuscuz de tapioca com coco ralado em cima.

Modo de preparo

Para começar, coloque o leite em uma leiteira e leve ao fogo até levantar fervura. Em seguida, selecione uma tigela grande e acrescente o açúcar, o coco ralado, a tapioca para cuscuz e o leite fervido. Deixe essa mistura descansar por 20 minutos, mas mexa a massa na metade do tempo.

Depois, coloque a massa de cuscuz branco em uma assadeira untada. Cubra a forma com um plástico filme e leve à geladeira por três horas ou até firmar. Após esse tempo, retire o doce da geladeira e, se quiser, regue com leite condensado por cima dele.

Caso você tenha optado por acrescentar o leite condensado, leve a forma novamente à geladeira por mais uma hora. No momento de servir, polvilhe mais um pouco de coco ralado em cima do doce e sirva a sobremesa para seus convidados ou familiares,

Como variar a receita de cuscuz branco?

Você pode variar um pouco a receita tradicional de cuscuz de tapioca mudando a calda utilizada. Uma cobertura que costuma ter boa aceitação é a de coco queimado.

Para preparar essa cobertura, basta colocar algumas gramas de coco ralado em uma panela e mexer até ele ficar dourado. Depois, é só polvilhar o coco queimado por cima do cuscuz.

Como fazer uma versão light desse doce?

Caso você esteja de dieta, mas ainda assim queira comer um doce cremoso e delicioso, saiba que é possível fazer uma versão light do cuscuz branco. A maneira mais simples de fazer isso é não usar o leite condensado tradicional ou substituir esse ingrediente por uma versão light.

Além disso, também é possível substituir o leite integral pelo leite desnatado, que tem menos gordura na composição. Para tornar essa sobremesa ainda mais light, troque o açúcar convencional por adoçante culinário.

Também é possível fazer uma versão do cuscuz de tapioca sem lactose ou leite de vaca. Para isso, use leite vegetal, como o leite de amêndoas, e leite condensado de soja.

Como armazenar?

A maneira correta de armazenar o cuscuz de tapioca é cortando a sobremesa em pedaços pequenos ou médios e colocando-os em uma vasilha com tampa. Você pode deixar esse recipiente na geladeira por até seis dias.

Quando comer o cuscuz de tapioca

O cuscuz de tapioca é um prato muito versátil e pode ser consumido a qualquer hora do dia. Em alguns hotéis do Nordeste, é comum ver esse doce na mesa do café da manhã. Esse prato combina muito bem com uma xícara de café!

Contudo, você também pode consumir essa iguaria na hora da sobremesa ou como lanche da tarde. Ela ainda pode ser uma opção interessante de pré-treino, visto que ele é rica em carboidrato, um nutriente que fornece energia para o corpo.

No Tenda Atacado, você encontra todos os ingredientes necessários para preparar o cuscuz de tapioca

O cuscuz de tapioca pode ser uma ótima opção de lanche ou café da manhã para quem gosta de pratos doces. Quando você for preparar esse quitute, saiba que o site do Tenda Atacado tem todos os ingredientes necessários para fazer essa delícia.

Compartilhe nas suas redes

Tenda Atacado - CNPJ 01.157.555/0011-86
Endeço: Rua Professor João Cavalheiro Salém. nº 365
CEP 07243-580 / Guarulhos - SP