Aprenda como fazer bandeirinha de festa junina
Se existe uma decoração que não pode faltar na festa Junina, é a bandeirinha. Sem essa tradição, a festa fica descaracterizada. Faz parte da cultura popular enfeitar as ruas da cidade, praças, quermesses e até mesmo escolas e prédios públicos. Que tal aprender o passo a passo de como fazer bandeirinha de festa junina?
Coloridas e divertidas, a bandeirinha de festa junina é uma demanda certa na cultura e tradição popular. Com renovação anual e produção comunitária, a festa de São João consiste em uma temporada de colheita, celebração, gastronomia e muita alegria.
Tradição e cultura: origens da festa junina
A festa junina é conhecida e popular em todo o Brasil, especialmente no Nordeste do país. Mas você sabia que, apesar de ter se configurado como uma festa tradicional na cultura brasileira, ela é celebrada em outros países europeus como Espanha e Portugal? Sim, nossa festa junina é uma mescla de diferentes culturas.
Essa festividade acontece durante todo o mês de junho e foi trazida para o Brasil por influência dos portugueses aproximadamente no século XVI. Apesar de difundida pela Igreja Católica, os festejos estão relacionados a celebrações pagãs que eram realizadas por toda a Europa durante o solstício de verão.
Quando a festividade com a bandeirinha junina foi introduzida no Brasil, era chamada de festa joanina, em referência a São João. Entretanto, o nome foi alterado para festa junina pela associação direta ao mês em que é celebrada: junho.
Quadrilha junina e comida típica
O São João tem um caráter divertido, com um baile e brincadeiras, além de comidas típicas feitas à base de milho. Fazer bandeirinha de festa junina é somente uma das etapas dessa festa, que conta também com competição de quadrilha e muita gastronomia.
Durante a celebração das festas juninas no Brasil, são realizadas danças típicas, chamadas de quadrilhas: uma dança folclórica, realizada em duplas e com música típica, o forró. Os passos do baile junino e o figurino são inspirados no universo caipira.
Apesar de ter origens europeias, a quadrilha junina tal como é conhecida atualmente recebeu influências de ritmos locais nordestinos, africanos e indígenas. Por isso, hoje nossa tradição é única em todo o mundo e também conhecida como quadrilha caipira.
Gastronomia típica do nordeste
Além de aprender como fazer bandeirinha de festa junina, é bom aprender a cozinhar, já que também há produção de inúmeras comidas à base de milho. Tem para todos os gostos, tanto doces como salgados, além de levar outros ingredientes na receita, como o amendoim.
Se você não experimentou comida junina típica, não deixe de provar canjica, pamonha, pé de moleque e bolo de milho, além de bebidas como o quentão. São iguarias da nossa culinária! Tudo isso com muita diversão enquanto aprende como fazer bandeirinha de festa junina para alegrar a tradição.
Caráter religioso da festa
Inicialmente, a festa tinha uma conotação estritamente religiosa, desde as celebrações pagãs de outros tempos até a festividade realizada em homenagem a santos como São João e Santo Antônio. Os santos homenageados no mês de junho também dão significado ao festejo.
Simbologia da bandeirinha junina
Assim como qualquer outro elemento que componha as festas juninas, a bandeira de festa junina colorida também tem seu significado e é parte da tradição popular. As bandeirolas coloridas surgiram em homenagem a três santos: São Pedro, Santo Antônio e São João, cada um com um dia próprio no mês de junho.
Inicialmente os santos eram colados nas bandeiras para que as pessoas os admirasse ao longo da festa. Assim, iniciou-se a tradição de bandeirinhas de festa junina pequenas e coloridas, tal como conhecemos atualmente, usadas para alegrar e decorar a celebração. São consideradas elementos de proteção, pois espantam os maus espíritos.
Como fazer as bandeirinhas juninas
Depois de conhecer um pouco mais sobre a tradição das festas de São João, ensinamos agora como fazer bandeirinha de festa junina e decorar a sua casa, escola ou rua para celebrar o mês de junho com alegria e estilo. A lista de material é super curta e fácil de conseguir:
- papel de seda em diferentes cores;
- tesoura de papel;
- cola branca;
- rolo de barbante;
- tecido estampado (opcional).
As bandeirinhas juninas geralmente têm dois formatos básicos: bandeirinha de uma ponta e de duas pontas. Você pode escolher somente um deles ou misturá-los na decoração. O ideal é você cortar um molde no tamanho desejado e seguir aplicando no restante do material. Se quiser, quando terminar os recortes, decore as bandeiras com estampa colorida.
Uma vez cortadas bandeirinhas suficientes para o espaço que vai ser decorado, coloque o barbante na parte superior de cada bandeira e faça um cordão até atingir o tamanho ideal para a decoração. Apesar do melhor papel para bandeirinha ser o papel de seda, você pode utilizar plástico para ter mais durabilidade.
Veja mais dicas de decoração no blog do Tenda
O Tenda Atacado oferece várias ideias para decorar espaços e festas tradicionais, além de dicas fáceis e rápidas sobre negócios, bem-estar e sustentabilidade. Faça seu pedido online e receba produtos da melhor qualidade na sua casa.