Aprenda como fazer controle de estoque no Excel

Tenda, Postado em 12 de março de 2024 | 3 min de leitura
Planilha do Excel aberta no monitor do computador.

Você sabe como fazer controle de estoque no Excel? Essa ferramenta pode ser muito útil para quem precisa controlar a entrada e saída de produtos e matérias-primas. Com esse controle, além da sua empresa não correr o risco de ficar sem insumos, você consegue atender melhor aos seus clientes.

Programa bem conhecido da Microsoft, o Excel é fácil de usar e pode ser conectado a outros sistemas, como ferramentas de pagamento ou de solicitação de compras. Isso é muito útil para quem quer fazer uma gestão de estoque efetiva. Portanto, continue a leitura para saber como usar esse programa.

O que é controle de estoque?

O controle de estoque tem como principal função controlar a entrada e saída de insumos necessários para o funcionamento da empresa. Outra função essencial é realizar o controle dos produtos destinados à venda ao consumidor final.

A gestão de estoque administra toda a vida útil do produto dentro de uma empresa, desde a chegada até a venda final. Esse controle é fundamental para garantir que o seu negócio tenha todos os insumos necessários para operar.

Isso demonstra a importância de aprender como fazer controle de estoque no Excel de maneira efetiva. Assim, você consegue evitar diversos problemas que ainda são comuns em muitas empresas, como:

  • falta de produtos;
  • armazenamento de mercadorias com prazo de validade vencido;
  • estocagem desnecessária de insumos;
  • armazenamento de produtos danificados.

Por que é importante fazer um controle de estoque?

Saber como fazer planilha de estoque é fundamental para os empreendedores que não querem ter gastos desnecessários. Ele ajuda bastante quem deseja atender aos seus clientes da melhor maneira possível.

Imagine que você tenha uma pet shop, mas ainda não começou a fazer a gestão do estoque devido à falta de controle sobre os itens disponíveis na loja. Nesse cenário, você acabou esquecendo de comprar um tipo de ração específica para cachorros filhotes, deixando vários clientes na mão.

Um acontecimento como esse pode afetar muito a sua marca, pois seus clientes vão sentir que a empresa não se importa com as necessidades deles. Isso pode fazer com que procurem outras lojas para comprar o que precisam.

Outro exemplo que mostra a importância de saber como fazer controle de estoque no Excel é quando várias mercadorias estragam. Isso gera um enorme prejuízo, que poderia não ter ocorrido caso você soubesse que eles estavam perto de vencer e fizesse ações promocionais.

Pessoa mexendo no estoque pelo tablet.

Como fazer controle de estoque no Excel?

Fazer o controle de estoque no Excel é muito simples, principalmente porque esse programa já conta com alguns modelos prontos desenvolvidos para quem faz esse tipo de gestão. Confira o passo a passo para criar sua planilha:

  1. Acesse o Microsoft Excel, clique em “Arquivo” e selecione a opção “Novo”;
  2. Escreva a palavra “Estoque” na barra que fica no topo da página;
  3. Escolha um dos vários modelos de planilhas de controle de estoque que vão aparecer na sua tela;
  4. Após escolher um modelo, selecione a opção “Criar”;
  5. Com o documento já aberto, substitua o conteúdo escrito pelos dados da sua empresa e salve o arquivo para não perder as informações.

Atualização da planilha de controle de estoque

Para realizar uma gestão efetiva, é necessário atualizar constantemente a sua planilha de controle de estoque. A frequência ideal depende da demanda da sua empresa, podendo ser diária, semanal ou quinzenal, por exemplo.

Caso o seu negócio apresente um grande fluxo de mercadorias e insumos, pode ser interessante automatizar a atualização da planilha para não correr o risco de ela ficar defasada. Se isso acontecer, sua empresa acaba ficando sem matérias-primas e produtos para o consumidor final.

Isso pode ser feito conectando a planilha de controle de estoque do Excel com programas que registram todas as compras e vendas efetivadas. Dessa forma, sempre que houver uma entrada ou saída de produto da empresa, a planilha será atualizada automaticamente.

Quais informações precisam constar em uma planilha de controle de estoque no Excel?

Além de aprender como fazer controle de estoque no Excel, é fundamental saber quais informações precisam constar nessa planilha para uma gestão de insumos efetiva. Os dados que você precisa colocar nesse documento são:

  • código e nome do produto;
  • volume mínimo;
  • volume máximo;
  • preço de cada produto;
  • valor total do estoque
  • entradas no estoque;
  • saídas do estoque;
  • estoque total.

Você pode incluir outras informações na sua planilha, dependendo das necessidades do negócio. Para saber qual é a quantidade ideal de produtos no estoque, é importante conhecer a demanda dos seus consumidores.

Alguns itens variam conforme o ramo da empresa. Se for um restaurante, por exemplo, pode ser interessante alterar alguns aspectos da planilha de gestão de estoque de acordo com a época do ano. Isso porque o consumo de alguns produtos, como sopas e caldos, costuma ser mais sazonal.

Conteúdos sobre gestão de negócios, você encontra no blog do Tenda Atacado

Agora que você já sabe como fazer um controle de estoque no Excel, vai ser muito mais fácil controlar a entrada e saída de insumos da sua empresa. Para conferir mais conteúdos sobre gestão de negócios, continue no blog do Tenda Atacado.

Compartilhe nas suas redes

Tenda Atacado - CNPJ 01.157.555/0011-86
Endeço: Rua Professor João Cavalheiro Salém. nº 365
CEP 07243-580 / Guarulhos - SP