Benefícios da reciclagem e garrafas PET recicladas

Tenda, Postado em 28 de fevereiro de 2022 | 3 min de leitura

A situação crítica do meio ambiente provocada pela produção de lixo não é uma novidade. E se você pudesse contribuir para a preservação da natureza e sair ganhando com isso? Garrafas PET recicladas podem ser a resposta.

As PET estão muito presentes no nosso cotidiano. É só pensar na quantidade desse tipo de embalagem que você vê no mercado; por exemplo, em refrigerantes, sucos e água. Mas a boa notícia é que a garrafa PET pode ser reciclada e reutilizada. Continue conosco para saber mais. 

O que é reciclagem

Antes de mais nada, o que é reciclagem? Trata-se do processo que visa à transformação de produtos descartados, para que se tornem matéria-prima ou novos produtos.

A intenção é reduzir a presença de rejeitos na natureza, contribuindo assim para a diminuição da poluição de rios e mares, do solo e do ar. Além disso, preserva as matérias-primas naturais não renováveis, já que proporciona a redução da sua utilização.

Quando o lixo que inevitavelmente produzimos no cotidiano é descartado da forma errada, acaba parando em lugares indevidos, como rios e mares, poluindo e prejudicando a fauna e a flora. 

Diante disso, podemos entender qual é a importância da reciclagem e os seus benefícios, pois é um instrumento essencial para mantermos a saúde do nosso planeta e uma das frentes para reduzir os impactos do acúmulo de lixo.

O primeiro passo para a reciclagem é a coleta seletiva. Há cores específicas para cada tipo de lixo, o que permite a separação e a reutilização. As principais são azul para papel e papelão, verde para vidro, vermelho para plástico e amarelo para metal.

O que é PET

Para aprofundarmos o assunto das garrafas PET recicladas, precisamos falar sobre o que significa essa famosa sigla. Ela quer dizer politereftalato de etileno, um tipo de plástico utilizado na fabricação de garrafas e de alguns tecidos.

Esse polímero termoplástico foi criado em 1941, mas o seu uso foi realmente popularizado na década de 1970, quando começou a fazer parte do setor de embalagens. Altamente resistente, maleável, duradouro e leve, foi e continua sendo uma alternativa a outros materiais, como o vidro.

O problema é que esse composto químico demora muito tempo para se decompor naturalmente. E quanto tempo o plástico demora para se decompor? Cerca de 200 a 800 anos.

Descartado no meio ambiente, ele libera substâncias tóxicas para o solo. Muitas garrafas PET que não são colocadas no lugar certo vão parar em bueiros, contribuindo para enchentes, além de contaminar as águas dos rios e mares. Ainda, quando queimadas, produzem gases que aumentam o aquecimento do planeta.

Reciclagem de garrafas PET

Os benefícios da reciclagem de garrafas PET são muitos. Além do favorecimento do meio ambiente e da economia de recursos naturais, como já falamos, a prática fortalece a economia.

Isso, porque gera empregos, principalmente para famílias com alto índice de vulnerabilidade, e promove a criação de empresas nesse setor. Essa tendência gera um ciclo que permite a produção de garrafas PET recicladas ou novos produtos, como cordas de varal, embalagens e tubos.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria do PET (Abipet), entidade sem fins lucrativos que envolve toda a cadeia produtiva do setor, o Brasil é um dos líderes mundiais na reciclagem. Por volta de 55% das garrafas PET são recicladas.

Isso significa que a ideia de garrafas PET recicladas é uma opção altamente viável. Porém, também quer dizer que ainda quase metade da produção não é reutilizada para nada. 

Pessoa segurando uma garrafa de plástico transparente.

Ideias para reutilizar garrafas PET

Tecnicamente, o termo “reciclagem” quer dizer que o material sofre alguma transformação. Então, a fim de contribuir para esse processo, você precisa separar o lixo; só assim ele pode ser descartado corretamente. 

Em alguns bairros, há a coleta seletiva que passa nas casas uma ou mais vezes por semana. Infelizmente, isso não acontece em todo lugar, mas você pode levar o lixo reciclável para os pontos de entrega voluntários (PEVs). Assim, faz a sua contribuição para que haja garrafas PET recicladas.

Além disso, há outra alternativa. Você pode reutilizar as garrafas, dar um novo sentido para elas. Por isso, separamos algumas ideias simples e práticas do que fazer com garrafa PET na sua casa.

Vasos

Você pode cortar o fundo das garrafas de 2 L para fazer vasos, simples ou decorados. Por exemplo, você pode fazê-los no formato de gatos ou coelhos. É só cortar as orelhas, triangulares para gatos e compridas para coelhos, e pintar com tinta spray e marcadores permanentes coloridos.

Outra ideia é fazer um jardim vertical. Nesse caso, você vai precisar de barbantes ou fios resistentes para amarrar na parede as garrafas PET cortadas. Essa é uma ótima alternativa para quem não tem muito espaço na casa.

Brinquedos e jogos

Quem tem criança sabe como um brinquedo criativo faz diferença. Você pode usar as garrafas para fazer pinos de boliche, por exemplo. Ou colocar algo dentro, como bolas de gude, para fazer peso e usá-las para criar um jogo de argolas.

Peso de porta

Outra ideia para garrafas PET recicladas em casa é utilizá-las como peso de porta. Você pode tirar o bico das garrafas, enchê-las com areia e cobrir com um pedaço reforçado de tecido.

Porta-objetos

Para fazer porta-objetos, é simples. Basta cortar uma garrafa de acordo com o tamanho que você quer, tirar o bico e decorar como preferir, com pintura e  acessórios.

Puxa-saco para sacolas plásticas

Puxa-sacos para sacolas plásticas são objetos muito práticos e que fazem falta em casa. Pegue uma garrafa PET de 2 L, corte o fundo e a boca, cubra ambas as partes com um pedaço de tecido com um elástico na ponta, e está tudo pronto. 

O Tenda Atacado tem uma variedade de opções e promoções!

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a reutilização e garrafas PET recicladas, pode comprar sem peso na consciência. Para contribuir com o meio ambiente, você pode reciclar e reutilizar!

Compartilhe nas suas redes

Tenda Atacado - CNPJ 01.157.555/0011-86
Endeço: Rua Professor João Cavalheiro Salém. nº 365
CEP 07243-580 / Guarulhos - SP