Como lavar a louça corretamente: 6 passos práticos

Tenda, Postado em 2 de março de 2022 | 3 min de leitura

Quem nunca olhou para a pia cheia de louça e sentiu uma enorme preguiça? Essa tarefa é diária e necessária, mas pode se tornar mais simples e rápida se você souber como lavar louça corretamente.

Com organização e um pouco de esforço, você pode lavar a louça rapidamente e deixar a cozinha limpa. Separamos dicas para ajudar você e ensinar a melhor forma de dar conta da pia. Confira!

O que você vai precisar

Para fazer uma boa limpeza, você vai precisar de uma esponja de lavar louça. Use a parte macia para as louças mais delicadas e panelas antiaderentes, para não correr o risco de tirar a camada protetora. Já a parte áspera fica para os objetos que estiverem mais engordurados.

O ideal é ter mais uma esponja, destinada apenas a lavar a pia, e que ambas estejam limpas. Elas precisam ser trocadas com frequência, cerca de uma vez por semana, pois acumulam germes e bactérias.

Você também vai precisar de uma escova de limpeza ou uma escova de dentes especificamente para isso, além de sabão e detergente. E qual é o melhor detergente para lavar louça? Não há uma resposta definitiva, mas lembramos que os neutros ou com aromas suaves são boas escolhas, pois não deixam um cheiro forte na louça.

Como lavar a louça no frio?

Naqueles dias mais frios, a água gelada da torneira não é nada convidativa. Se você não possuir uma torneira aquecida, lavar a louça pode ser um sofrimento. Nessas situações, sugerimos que você adquira luva para lavar louça; elas são fáceis de encontrar e protegem as suas mãos do contato direto com a água.

Não deixe acumular

Vamos falar de como lavar a louça corretamente. Não existe um consenso, afinal cada um tem os seus truques e o próprio jeito. Porém, antes da lavagem em si, há alguns passos que podem melhorar muito o rendimento.

Para saber como lavar louça rápido, vamos começar com uma dica de ouro. Evite ao máximo um acúmulo de objetos na pia; faça o que puder para evitar que se formem grandes pilhas de louça suja. A melhor forma de conseguir isso é lavando os itens à medida que for usando. 

Junte e organize a louça

Antes de começar o trabalho pesado, faça uma inspeção pela casa e junte todos os itens que precisam ser lavados. Agora que tudo está concentrado no mesmo lugar, separe a louça por categorias. Copos todos juntos em uma parte da pia, talheres em outra, e igualmente pratos, panelas e travessas. 

Se você não tem muito espaço na pia da cozinha, pode optar por deixar as panelas e travessas em cima do fogão. Conforme a louça for diminuindo, transfira o que está no fogão para a pia.

Retire os restos de comida

Essa etapa de como lavar a louça corretamente é muito importante: retire os restos de comida e jogue-os no lixo. O ideal é que não haja desperdício de comida, por isso quanto menos resto melhor!

Mas sabemos que é inevitável deixar alguns aqui e ali; então, com o auxílio do papel-toalha, você pode ajudar na limpeza de talheres, pratos e vasilhas. No caso de copos e taças, uma boa ideia é despejar um pouco de água no interior para evitar que a bebida grude no fundo.

Para aquelas panelas que ficaram meio queimadas e com muitos restos, coloque um pouco de água, o suficiente para cobrir o fundo, e detergente. Ferva durante algum tempo, jogue a água fora e tente esfregar. Se a sujeira não sair, você pode realizar o mesmo processo com água e um pouco de bicarbonato de sódio.

Se puder, deixe os talheres de molho dentro da pia com água e detergente, pois assim os restos vão amolecendo e se soltando. O mesmo vale para os pratos. Você também pode optar por deixá-los de molho dentro de uma bacia.

Mulher com avental azul e luvas de borracha amarela lavando a louça.

Ordem correta

Para entender como lavar a louça corretamente, é preciso seguir uma ordem. Basicamente, trata-se de uma lógica simples: começar pelo mais fácil e depois seguir para o mais difícil. Isso vai ajudar a otimizar o seu tempo.

Para economizar água, é bom que você ensaboe, por exemplo, todos os copos e depois enxágue tudo junto, repetindo o método com o restante da louça. O desperdício diminui bastante.

Copos

Você pode começar por copos e taças, pois geralmente não estão muito sujos ou engordurados. Por isso, é mais fácil lavá-los primeiro. Assim, a esponja não fica suja logo de cara.

Talheres

Os talheres vêm em seguida, porque também não acumulam tanta sujeira e ocupam um espaço pequeno no escorredor. Mas cuidado! Lave com atenção para não deixar que fiquem restos entre os espacinhos.

Pratos

Se você conseguiu deixar os pratos de molho, isso é ótimo! Já poupou trabalho. Lave-os bem por dentro e por fora. Se o cheiro estiver muito forte, como quando comemos um ovo, você pode colocar umas gotinhas de vinagre e esfregar bem. Depois, é só enxaguar normalmente. 

Panelas e travessas

Finalmente chegou a hora mais difícil: as panelas e travessas usadas na refeição. Se você deixar as panelas de molho com água fervente e detergente, enquanto você for lavando o resto da louça os resíduos irão se soltando e a lavagem ficará menos complicada. Utilize a escova para limpar as partes mais sujas.

Limpe a pia e o fogão

O último passo de como lavar a louça corretamente é limpar a pia e o fogão. Afinal, não dá para ter uma cozinha limpa com restos de comida na pia e óleo no fogão. Deixe tudo limpo e pronto para ser usado novamente. Como lavar a louça em 5 minutos? É só seguir o nosso passo a passo.

O Tenda tem tudo de que você precisa para manter a sua louça limpa!

Agora que você já sabe como lavar a louça corretamente, por que não vem conferir as ofertas do Tenda Atacado? Aqui você encontra tudo de que precisa para manter a cozinha limpa.

Compartilhe nas suas redes

Tenda Atacado - CNPJ 01.157.555/0011-86
Endeço: Rua Professor João Cavalheiro Salém. nº 365
CEP 07243-580 / Guarulhos - SP