Como limpar tela de TV sem estragar o aparelho

Tenda, Postado em 6 de julho de 2022 | 3 min de leitura

A tecnologia dos televisores evoluiu muito nas últimas décadas. A tradicional TV de tubo cedeu lugar a aparelhos mais leves, com transmissão digital, imagens mais nítidas e diversas funções. No entanto, os novos componentes são mais delicados. Por isso, é necessário saber como limpar tela de TV sem causar danos.

Enquanto as antigas TVs tinham telas de vidro resistente, que poderiam ser higienizadas com diversos produtos, tecnologias como LED e OLED possuem estruturas mais sensíveis, as quais podem ser manchadas ou riscadas facilmente. Confira as nossas dicas de como limpar tela de TV para manter o aparelho sempre impecável!

Cuidados para limpar tela de TV

Antes de limpar a tela, é importante desligar o aparelho. Afinal, ao utilizar produtos úmidos na TV ligada, há risco de choques elétricos. Outro transtorno possível é clicar sem querer em determinadas funções, mudando a configuração desejada.

Visando não provocar riscos na superfície, evite limpá-la com tecidos texturizados, papel higiênico, guardanapos ou trapos de roupas velhas. Prefira panos macios, como os de microfibra. Se o aparelho já vier com um paninho, dê preferência a ele e, com o tempo, substitua por outro o mais parecido possível.

Evite as tradicionais “misturinhas” de substâncias químicas divulgadas na internet, pois, certamente, são as piores maneiras ligadas a como limpar tela de TV e qualquer outro eletrodoméstico. Para saber mais sobre os riscos de misturar produtos de limpeza, confira as nossas orientações no blog.

Outro erro comum é utilizar produtos abrasivos ou muito ácidos, que podem causar danos irreversíveis à tela de TV. Evite o uso de substâncias como removedor, amônia e desinfetante. Na dúvida, veja aqui quais são os cuidados necessários com os compostos químicos na limpeza de qualquer superfície da sua casa.

O que usar na limpeza da TV

Depois de tantas recomendações, agora você deve estar se perguntando: Afinal, o que usar para limpar tela de TV? A resposta é que depende do modelo do televisor. Logo, antes de aproveitar as nossas dicas, é importante ler o manual do fabricante, que tem instruções específicas para o seu aparelho.

Você pode utilizar um produto para limpar tela de TV disponível no mercado, formulado especificamente para essa função, desde que seja compatível com o seu televisor. Esse tipo de substância não é abrasivo e evita manchas.

Algumas marcas também liberam o uso de detergente, uma forma eficiente e barata de como limpar tela de TV. Nesse caso, utilize uma pequena quantidade do produto, a fim de evitar o acúmulo de resíduos ou a formação de espuma.

Independentemente do produto utilizado, nunca o aplique direto na tela. Para evitar manchas, coloque a substância primeiro em um pano e, em seguida, passe na TV. Após o feito, remova o excesso com outro pano limpo e seco.

Mulher com luva lilás limpando a tela da TV.

Métodos práticos e seguros para limpar a tela da TV

A maneira mais segura de como limpar tela de TV LED ou de outras tecnologias mais recentes é usar panos macios e secos. Retire o excesso de poeira com um paninho e finalize a limpeza com outro. Para os cantos mais difíceis, você pode utilizar cotonetes.

No entanto, principalmente para quem tem crianças em casa, surge a dúvida de como tirar mancha de dedo da TV sem produtos químicos. Nesse caso, você pode umedecer um chumaço de algodão com um pouco de água e passar direto na impressão digital. Evite pressionar a tela e finalize passando um pano seco.

Se você não sabe como limpar tela de TV engordurada, uma boa alternativa é utilizar o detergente. Aplique um pouco do produto diluído em água em um pano e passe suavemente sobre as manchas. Depois, remova a umidade com outro pano seco.

Vale lembrar que o uso de qualquer substância líquida deve ser moderado. O ideal é umedecer levemente o tecido ou o algodão. A tela não deve ficar molhada ou com líquidos escorrendo, o que pode causar manchas e até danos internos no aparelho de TV.

Outros cuidados para manter a TV sempre limpa

Depois de saber como limpar tela de TV, o próximo passo é manter o aparelho sempre impecável. Se quer evitar o acúmulo de poeira na superfície, passe um pano seco sobre a tela pelo menos uma vez por semana.

Mesmo se você estiver relaxando em frente à TV, limpe imediatamente sempre que houver contato da tela com os dedos ou alguma sujeira líquida ou gordurosa. As manchas mais velhas e secas são mais difíceis de retirar, o que pode causar riscos ou manchas nas tentativas de limpeza.

Se você tem crianças pequenas e animais domésticos em casa, procure manter o aparelho em local alto, de preferência fixo à parede. Assim, você pode evitar riscos, manchas ou até mesmo acidentes. Afinal, não adianta nada saber como limpar tela de TV se ela está quebrada, não é mesmo?

Outra situação que merece cuidados especiais é a mudança de endereço. A fim de não danificar sua TV no transporte, enrole-a com camadas generosas de plástico-bolha, que evitam batidas e riscos no contato com caixas e móveis da casa.

Deixe a casa sempre linda com o Dicas Tenda!

Agora que você sabe como limpar tela de TV, que tal conferir outras dicas para manter a casa sempre linda? Aqui, no blog do Tenda Atacado, selecionamos tudo o que você precisa saber para cuidar de cada cômodo do seu lar.

Para comprar os melhores produtos de limpeza sem sair de casa, confira o nosso serviço de delivery. Por meio do site e do aplicativo do Tenda, você encontra toda a variedade que já conhece nas nossas lojas físicas. Aproveite!

Compartilhe nas suas redes

Tenda Atacado - CNPJ 01.157.555/0011-86
Endeço: Rua Professor João Cavalheiro Salém. nº 365
CEP 07243-580 / Guarulhos - SP