Como limpar vidro: dicas simples com produtos menos agressivos

Tenda, Postado em 24 de dezembro de 2021 | 3 min de leitura
Crédito da imagem: Lorem ipsum dolor sit amet

É completamente normal que vidros em geral fiquem sujos com frequência. Por isso, existem muitas dúvidas sobre como limpar vidro corretamente, sem piorar o caso de manchas, sujeiras pesadas ou resíduos de produtos.

Na hora de limpar vidro de janela, seja de casa, seja do trabalho ou do box do banheiro, é necessário ter um pouco mais de atenção para ter um resultado satisfatório. 

Afinal, superfícies higienizadas trazem um melhor aspecto ao ambiente como um todo, tornando-o melhor apresentável. Por isso, neste artigo, vamos ver dicas para limpar vidros, que atendem até mesmo à necessidade de cidades mais poluídas, que exigem um trabalho mais pesado.

Dicas sobre como limpar vidro

Existem diversas receitas caseiras e técnicas de remoção de sujeiras em vidros. Há quem use vinagre, creme dental e até mesmo cera de carro. Assim, para você que se pergunta qual é o melhor produto para limpar vidros, é interessante observar a variedade de produtos disponíveis em supermercados.

Portanto, vamos falar um pouco sobre esses produtos e como limpar vidro utilizando-os. A principal dica é escolher aquele método  que mais se adeque ao seu dia a dia.

Limpeza com vassoura de cerdas macias

A primeira sugestão que trazemos é: utilize uma vassoura de cerdas macias ― pois o vidro é um material frágil ― antes de aplicar qualquer produto sobre a superfície. Ela vai auxiliar na remoção de pó, fiapos e demais elementos que, com o pano, podem permanecer no vidro, não trazendo o resultado ideal.

Escolhendo o melhor pano para limpar vidro

Panos são primordiais e influenciam o resultado. O mais indicado é o pano semidescartável, disponível em diversas cores, preços e marcas. A diferença é que, comparado a outros tipos de tecidos, ele não ocasiona manchas e é ideal para limpezas pesadas.

Mantenha a mesma direção de movimentos durante a limpeza 

Com o pano ideal em mãos, outra dica sobre como limpar vidro são os movimentos. Nesse caso, a principal preocupação é evitar manchas, marcas e resíduos de produtos nas janelas ou nos vidros.

Tente ao máximo higienizar o vidro no mesmo sentido, seja na horizontal, seja na vertical. Essa limpeza pode ser planejada com a divisão do local, por exemplo, em duas  metades (imaginárias). Passe o pano no mesmo sentido e depois repita o procedimento com a outra metade.

como limpar vidro

Água morna é sua aliada

Utilize água morna que, além de tirar a sujeira pesada com maior facilidade, traz uma aparência brilhante ao vidro que agrada a todo mundo. Na finalização, utilize um pano semidescartável seco. Ele vai absorver resíduos de produtos que ainda estiverem no vidro, trazendo 100% de satisfação.

Limpe os vidros em dias nublados

Os dias nublados são ideais para limpeza de vidros, pois as condições do tempo não secam os produtos tão rapidamente. A aplicação permanece por mais tempo, deixando o vidro protegido contra a sujeira.

Outros produtos para limpar vidros

Hoje, no mercado, existem diversos tipos de produtos para limpar vidros, desde panos e escovas até soluções líquidas. Porém, com tantas opções, pode ser difícil decidir, então trouxemos algumas dicas: 

Os limpa-vidros são excelentes companheiros dos donos e das donas de casa. Os principais modelos têm álcool perfumado e isopropílico. Todos agem diretamente na potencialização e na durabilidade da higienização.

Para o vidro de janela, é indicado usar um rodo com o pano semidescartável, seguindo a mesma dinâmica de movimentos da dica anterior. Sempre foque em uma direção só: horizontal ou vertical.

No entanto, é importante ressaltar a necessidade de cuidados ao utilizar qualquer produto. Respeite sempre as informações de segurança contidas nas embalagens, mas também fique atento às ofertas milagrosas.

Evite produtos prejudiciais e supostamente milagrosos

Tenha cuidado ao utilizar produtos que, na composição, trazem elementos agressivos tanto para o vidro, que é um material frágil, quanto para a nossa pele e ao meio ambiente.

Muitas pessoas já ouviram falar na técnica do jornal para a limpeza de vidros. Além de se tratar de um mito, ele deixa ainda mais manchas na superfície, não colaborando na higienização. Além disso, jornal e água não combinam, porque, em contato com ambientes molhados, o material impresso libera componentes que podem causar intoxicação por metais pesados nos seus pets.

Evite também a mistura de produtos de limpeza, pois a composição química deles pode torná-los altamente tóxicos. Outro cuidado necessário é não deixar os produtos ao alcance de crianças e pets.

Cuide do seu lar com o Tenda Atacado

O Tenda Atacado se preocupa com o seu bem-estar e com o seu lar. Por isso, oferecemos, em nosso catálogo on-line, uma variedade de produtos especiais para o seu dia a dia.

Compre agora tudo que você precisa para fazer uma faxina completa ou encher a geladeira. Aproveite nossos preços de atacado e, o melhor de tudo, receba tudo sem precisar sair de casa.

Compartilhe nas suas redes

Tenda Atacado - CNPJ 01.157.555/0011-86
Endeço: Rua Professor João Cavalheiro Salém. nº 365
CEP 07243-580 / Guarulhos - SP