Cuidados com a barba: seis dicas para mantê-la bonita, limpa e saudável

Tenda, Postado em 17 de setembro de 2021 | 3 min de leitura
Crédito da imagem: Lorem ipsum dolor sit amet

A barba voltou a fazer sucesso nos últimos anos. Independentemente do estilo adotado, seja ralinha ou lenhador, ela precisa de manutenção para se manter bonita e saudável. Por isso, os cuidados com a barba devem fazer parte da rotina dos homens.

Muito se fala sobre hidratação dos cabelos, mas você já parou para pensar que os pelos faciais também merecem atenção? A falta de hidratação e a descamação excessiva da pele podem gerar caspa nessa região, por exemplo. Para evitar essa e outras situações, selecionamos as melhores dicas de cuidados com a barba!

1. Lave-a com frequência

A barba acumula impurezas ao longo dia, como fungos, bactérias e poluição. Além disso, ela entra em contato com alimentos e outras secreções, por isso, o cuidado deve ser redobrado.

O shampoo para barba é o melhor produto para fazer essa higienização. Então, lembre de lavá-la após as refeições, durante o banho e ao acordar. Dessa forma, você evita o acúmulo de impurezas e consegue mantê-la sempre limpa.

Os pelos da barba são mais grossos e, por isso, precisam manter parte da sua oleosidade. Então, não use shampoo de cabelo no rosto, pois ele possui detergente na composição e retira a oleosidade dos fios. A rotina de cuidados com os pelos do rosto precisa ser feita com produtos adequados.

2. Faça a barba após o banho

Durante o banho, o vapor e a água morna ajudam a abrir os poros da pele. Esse mesmo efeito pode ser alcançado ao utilizar uma toalha quente na barba, estratégia comum em barbearias.

Dessa forma, fica mais fácil fazer a barba e evitar lesões na pele. O calor ajuda no deslizamento da lâmina e facilita a remoção dos fios, que deve ser feita no sentido do crescimento. Assim, você evita pelos encravados e desalinhados.

3. Apare os pelos regularmente

Os seus conhecimentos de como cuidar da barba são básicos? Então saiba que, além de lavar e retirar os pelos do rosto, é importante apará-los regularmente. Assim, você mantém o formato da barba e evita uma aparência desleixada.

Após lavar e secar os pelos, penteie-os de cima para baixo, desembaraçando os fios. Em seguida, use uma tesoura para aparar os que estão desalinhados, principalmente nas maçãs do rosto e no queixo. Acrescente esse hábito na sua rotina de cuidados com a barba duas vezes na semana.

4. Aposte na esfoliação

A pseudofoliculite acontece quando fios raspados crescem, se curvam e penetram a pele, criando lesões parecidas com espinhas. O nome não é muito comum, mas a maioria dos homens já passou por isso. Nesse caso, a esfoliação, etapa importante da limpeza de pele, pode ajudar.

cuidados com a barba

Hoje em dia, é possível encontrar produtos específicos para o público masculino, como é o caso do esfoliante para barba. Você pode usá-lo no processo que ajuda a remover as células mortas e deixa o caminho livre para os fios crescerem, diminuindo a chance de pelos encravados.

5. Use óleo para barba

Existem diversos produtos para cuidar da barba que facilitam a rotina. Os óleos, por exemplo, são grandes aliados de quem quer manter os pelos hidratados e bonitos.

O processo de aplicação é simples: coloque algumas gotas nas palmas das mãos, espalhe e, em seguida, aplique nos fios. Não é necessário enxaguar. O efeito do óleo é imediato e deixa os pelos hidratados, brilhantes e macios.

6. Tenha um kit

Os cuidados masculinos com a barba exigem alguns produtos e acessórios. Por isso, é importante ter um kit básico, composto de tesoura, pente, shampoo e maquininha. Além desses itens, acrescente outros produtos essenciais para sua rotina, como esfoliantes e óleos.

Dessa forma, você consegue manter a barba aparada e bonita sem dificuldades, diminuindo as visitas ao barbeiro. Lembre-se de levar o kit em viagens e passeios aos finais de semana, evitando imprevistos.

Produtos para barba é no Tenda Atacado!

Agora que você conhece as melhores dicas para manter a barba sempre bonita, é hora de montar o seu kit de produtos essenciais. O setor de higiene e perfumaria do Tenda Atacado vai ajudar nessa missão! Aqui você encontra loções, hidratantes, sabonetes, creme de barbear e barbeadores.

Compartilhe nas suas redes

Tenda Atacado - CNPJ 01.157.555/0011-86
Endeço: Rua Professor João Cavalheiro Salém. nº 365
CEP 07243-580 / Guarulhos - SP