Entenda a importância do check-up geral

Tenda, Postado em 15 de julho de 2021 | 3 min de leitura
Crédito da imagem: Lorem ipsum dolor sit amet

Ter um estilo de vida saudável é algo que muitas pessoas almejam. Para que seja alcançado, além de praticar exercícios físicos regularmente e ter uma alimentação balanceada, é importante fazer um check-up geral todo ano. Dessa forma, é possível obter uma avaliação completa do seu estado de saúde.

Mesmo que você esteja se sentindo bem, os exames de check-up ajudam a ver se realmente está tudo certo com sua saúde. Para te ajudar a se inteirar sobre o assunto, confira as dicas que separamos abaixo e não se esqueça de separar um tempinho para consultar um médico. Vamos lá?

O que é check-up?

O check-up geral trata-se de um estudo geral que tem a função de mapear todo o funcionamento de seu organismo, por meio de diversos exames. Com ele, é possível diagnosticar doenças precoces, proporcionando melhores formas de tratamento e favorecendo a cura de questões graves, como o câncer.

A pesquisa feita pelo check-up também é capaz de identificar possíveis fatores de risco para sua saúde e bem-estar. Após o diagnóstico, fica mais fácil entender quais pontos precisam ser melhorados para se ter uma qualidade de vida melhor.

Ou seja, caso o seu problema se relacione a doenças causadas pelo sedentarismo, o médico poderá solicitar que você comece a fazer exercícios físicos diariamente. Outra indicação recorrente é a mudança dos hábitos alimentares, que poderá ser feita com a ajuda de um nutricionista.

Cada check-up demanda uma bateria de exames diferentes. Afinal, depende muito dos sintomas que você está sentindo ou de seu objetivo nos cuidados com a saúde. Por isso, é importante ter uma conversa sincera com o médico que irá te acompanhar durante esse processo.

Por que devo fazer o check-up?

Provavelmente, você já deve ter ouvido falar que a saúde é o nosso bem mais precioso, não é mesmo? Por esse motivo, é muito importante prestar atenção nos sinais que o nosso corpo apresenta no dia a dia. Quanto mais cedo tivermos esse cuidado, maiores são as chances de evitarmos doenças graves no futuro.

Ter a consciência de que o check-up faz parte dos cuidados físicos é um excelente exercício de autocuidado. Essa atitude ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade, que enfrentamos diariamente, seja no trabalho ou em casa. Ela também funciona como um estímulo para a realização de novos projetos.

exames de check up

Como dissemos anteriormente, a bateria de exames solicitada pelo médico pode variar de pessoa para pessoa. Para ficar mais claro, separamos abaixo algumas das situações comuns. Acompanhe!

Para prevenir doenças

Nem sempre o corpo nos dá sinais de que algo está errado. Muitas doenças são assintomáticas, daí a importância do check-up. Nesses casos, os principais exames para descobrir se está tudo bem com o funcionamento do seu organismo são:

  • Hemograma: exame de sangue que avalia a situação do estoque de células brancas e vermelhas;
  • Colesterol e glicemia: exame que analisa a quantidade de açúcar e gordura na corrente sanguínea;
  • Eletrocardiograma: exame que verifica o risco de doenças cardiovasculares por meio de eletrodos;
  • Ultrassom: exame de imagem que investiga o estado dos órgãos e tecidos do corpo.

Seja qual for o tipo de enfermidade, o tratamento aumenta as chances de eficácia quando começa cedo. Durante o processo, o médico poderá solicitar novos exames, dependendo do caso de cada paciente. Além disso, ele também pode encaminhá-lo para outro especialista.

Para a saúde da mulher

Além dos exames de rotina, as mulheres precisam ter outros cuidados com o corpo, sendo o sistema reprodutor aquele que, geralmente, necessita de mais atenção. Para isso, o indicado é que a mulher realize exames anualmente, como papanicolau, ultrassom endovaginal e mamografia.

O primeiro exame atua na identificação de possíveis alterações no colo do útero. O segundo avalia o estado dos órgãos da região pélvica. Por fim, o terceiro verifica alterações nas glândulas mamárias, sendo indicado para mulheres acima dos 40, com exceção a pessoas com histórico familiar, que precisam começar aos 30.

A maior parte dos exames solicitados no check-up geral é realizada de forma segura, rápida e eficiente, já que acabam sendo mais invasivos. Além do mais, eles exigem preparos simples, que pouco afetam a rotina da paciente. Um exemplo disso é beber bastante água ou fazer jejum antes dos exames.

Mas não se preocupe, pois todas essas indicações serão passadas pelo médico que acompanha seu caso. Antes dos exames, ele indicará uma lista de coisas que você precisa fazer para que sejam realizados da melhor maneira possível. Portanto, atente-se às recomendações!

Veja as novidades do Dicas Tenda!

Deu para perceber o quanto o check-up geral é importante na manutenção da saúde e bem-estar do seu corpo e organismo, não é? Para conferir outros conteúdos relacionados a esse tema, confira as novidades disponíveis no Dicas Tenda. Por aqui, você encontra tudo sobre alimentação saudável e cuidados do corpo. Confira!

Compartilhe nas suas redes

Tenda Atacado - CNPJ 01.157.555/0011-86
Endeço: Rua Professor João Cavalheiro Salém. nº 365
CEP 07243-580 / Guarulhos - SP