Horta em casa

Tenda, Postado em 7 de novembro de 2022 | 3 min de leitura
Mulher de avental cuidando do jardim em casa.

Quem não gosta de uma salada fresquinha, não é mesmo? Já pensou em ter o privilégio de colher seus próprios legumes e suas hortaliças no quintal de casa, livres de qualquer agrotóxico? Pois é, para isso, você só precisa ter uma horta em casa. 

Porém, para ter uma horta em casa, é preciso ter alguns cuidados frequentes a fim de que ela se desenvolva e permaneça sempre saudável e com bons frutos. Entretanto, isso não é desculpa para deixar de lado essa atividade, até porque ela trará bons resultados a você e à sua saúde.

Preparando o lugar para sua horta

Um dos primeiros passos no aprendizado de como fazer horta em casa é saber qual é o local correto para plantar suas hortaliças. Nesse cenário, é preciso se atentar à luz solar que aquele ambiente recebe em pelo menos um período do dia, a fim de que a horta se fortaleça e cresça de acordo com o esperado.

Se você mora em apartamento, não se preocupe com o espaço. Mesmo que ele seja pequeno, o importante é seguir a orientação acima e escolher as espécies certas para conseguir montar sua minihorta em casa.

No caso dos apartamentos que não costumam ter quintais, a ideia é que a horta em casa seja realizada em vasos, tendo como opções para plantar rúcula, manjericão, tomate-cereja, alecrim, hortelã, morango, cebolinha, pimentão, salsa, coentro e alface.

Além dos vasos, também é possível improvisar o plantio com objetos recicláveis como copos e garrafas PET. Essas opções também podem ser aplicadas em residências em que é disponibilizado um espaço significativo de quintal, podendo ainda realizar a horta até mesmo na terra.

Nesses casos, as opções de o que plantar em horta em casas fica maior, podendo optar por espécies maiores e que exigem mais da terra, como é o caso de pepino, mamão, abóbora, abacaxi, banana, repolho, tomate, couve e berinjela.

Além disso, uma boa ideia para iniciar sua horta em casa é utilizar as sementes e os brotos dos alimentos que você já tem disponível. Ou seja, ao comprar uma fruta, legume ou hortaliça, guarde sua semente e plante em sua horta para gerar novos frutos.

Os cuidados necessários com a terra

Seja em uma horta em casapequena ou em um grande quintal, o cuidado com a terra é o mesmo, sendo de extrema importância para que sua horta siga firme e possa lhe beneficiar com alimentos frescos e saudáveis para consumo do dia a dia.

Assim que encontrar um lugar bem arejado e iluminado para sua horta e escolher quais serão as sementes para começar sua plantação orgânica, é hora de preparar o solo (que deve ser rico em nutrientes, de modo a se manter sempre bem adubado para proporcionar ainda mais esse benefício a suas hortaliças).

Mulher colocando terra na suculenta.

No entanto, é comum encontrar, em lojas especializadas de jardinagem, algumas terras que já vêm adubadas, mas, para quem prefere realizar esse processo com compostos orgânicos de sua preferência, é possível enriquecer o solo utilizando  húmus de minhoca, por exemplo.

Porém, é preciso estar sempre atento às necessidades daquele solo, bem como respeitar as concentrações indicadas para cada tipo de plantação.

Atrelado a isso, é importante realizar a irrigação correta da sua horta em casa para que você a mantenha sempre saudável. Lembrando que cada espécie tem uma necessidade individual de água, logo pesquise bem antes de irrigá-las, pois isso pode acabar apodrecendo suas raízes.

Uma horta um pouco mais moderna

Para quem adora combinar a beleza das hortaliças com a modernidade de uma possível decoração, existem algumas ideias de horta em casa que podem deixar o ambiente charmoso sem ocupar muito espaço e ainda proporcionar o sabor inigualável dos orgânicos.

Principalmente em apartamentos, é comum nos depararmos com técnica de horta vertical ou horta suspensa, que permite o crescimento de seus frutos de forma vertical, sendo pendurados em suportes instalados em paredes ou muros, por exemplo.

O objetivo é justamente fazer com que a horta seja funcional para qualquer residência e espaço, sem precisar de grandes adaptações, sendo necessário apenas ter um local adequado e com iluminação para o cultivo ser positivo.

Além disso, não há nada mais interessante que poder cultivar seus próprios alimentos e temperos, tendo a praticidade de poder colher a qualquer momento e utilizarmos no preparo de nossas refeições, proporcionando mais sabor e saúde para nossos pratos.

Cuidado com as pragas e os insetos

Assim como em qualquer horta, a presença de pragas e insetos é bem comum. Por isso, estar sempre preparado e atento aos ataques desses bichinhos é importante a fim de manter sua horta sempre bonita e bem cuidada. Por outro lado, o uso de inseticidas deve ser feito com cuidado.

Mesmo que seja comercializado para combater essas pragas, o inseticida traz, em sua composição, componentes agrotóxicos que podem danificar suas hortaliças, se for utilizado de maneira errada. Uma boa opção para evitar esse tipo de problema é preferir os inseticidas caseiros, que costumam ter o resultado esperado.

Comece sua horta com a ajuda do Tenda Atacado

Para começar sua horta com as melhores sementes e com os produtos necessários para o cuidado diário desse cantinho especial, conte com a ajuda do Tenda Atacado. Com diversas opções, nosso atacado oferece o que há de melhor para facilitar sua rotina e deixá-la ainda mais prazerosa.

Compartilhe nas suas redes

Tenda Atacado - CNPJ 01.157.555/0011-86
Endeço: Rua Professor João Cavalheiro Salém. nº 365
CEP 07243-580 / Guarulhos - SP