Saiba como reciclar garrafa PET no dia a dia

Tenda, Postado em 17 de junho de 2022 | 3 min de leitura

As garrafas PET fazem parte do cotidiano de muitas famílias e compõem grande parte do lixo que é jogado nos aterros, contribuindo para a contaminação do solo. Por isso, ensinaremos como reciclar garrafa PET e amenizar os efeitos da poluição.

O melhor de tudo é que existem inúmeras alternativas de reaproveitamento da garrafa PET. A partir dela, podem ser feitos utensílios para uso diário que servem para organizar, decorar e muito mais. Continue a leitura e confira mais informações sobre esse produto 100% reciclável.

De que é feita a garrafa PET? 

O termo PET é o nome dado ao material termoplástico que está presente na composição de embalagens, dentre elas a garrafa plástica de refrigerantes e sucos. A principal vantagem desse componente é ser inteiramente reutilizável, embora seja extremamente poluente, se descartado da pior forma.

O PET chegou no Brasil em 1988 e, inicialmente, era usado na indústria têxtil. Só em 1992, as fábricas descobriram que essa matéria-prima poderia ser ainda mais útil no ramo das embalagens. Vantagens como leveza, custo baixo e praticidade foram levadas em conta, e o uso do PET em garrafas se consolidou no mercado.

Confira os impactos da garrafa PET no meio ambiente

Apesar dos benefícios, fica a pergunta: como um produto tão prático como as garrafas PET podem fazer tanto mal ao meio ambiente? Para entender o impacto que ela gera, é necessário lembrar que, assim como os outros plásticos, a garrafa PET leva em torno de 800 anos para se decompor na natureza, caso seja descartada de maneira errada.

Uma geração de microplásticos — partículas de compostos químicos altamente tóxicos — é criada a cada vez que as garrafas vão para o lixo indiscriminadamente. Caso essas partículas sejam ingeridas por um animal marinho, por exemplo, será fatal: a causa da morte será por intoxicação ou por asfixia.

Por isso, é fundamental que a gente aprenda desde criança sobre a importância da  reutilização de materiais recicláveis. É um ato consciente, que ajuda a preservar muitas vidas e todo o planeta.

Veja como a reciclagem é feita

Quando falamos que a garrafa PET é 100% reciclável, é porque ela pode ser refundida e moldada várias vezes. Porém, é preciso preparar a garrafa para a reciclagem! Veja quais são os passos a seguir.

  • Remoção da tampa, lacre e rótulo, pois podem ser feitos de outro tipo de plástico;
  • As garrafas são amassadas e enviadas para as companhias, que vão cortar e moer o plástico;
  • As impurezas são removidas e, em seguida, o plástico pode ser usado para fazer panos de limpeza, camisetas, carPETes ou, quem sabe, novas garrafas.

O processo de como reciclar garrafa PET é simples, contudo ainda não foi difundido por todo o país. Os números mostram que existem apenas 500 empresas recicladoras, e a maioria ainda está concentrada apenas na região Sudeste do país. 

Dados da Associação Brasileira da Indústria do PET (Abipet) mostram, ainda, que apenas 51% do PET são, de fato, reciclados no nosso país, o que revela total despreparo da economia para esse setor, que poderia trazer ótimos resultados.

Homem segurando caixa com garrafas PET para reciclagem.

Reutilização e upcycle: para além da reciclagem

Por incrível que pareça, a reciclagem de garrafa PET não é a única saída para evitar que o material e outros plásticos não poluam o meio ambiente. Estamos falando da reutilização e do upcycle

Um exemplo da reutilização são embalagens retornáveis, que podem ser de vidro ou feitas de PET. Elas podem ser uma alternativa para substituir ou, pelo menos, reduzir o número de garrafas descartáveis no mercado.

upcycle nada mais é do que o ato de dar um novo propósito a um produto que poderia estar poluindo nossas praias. Esta atitude criativa e sustentável está virando tendência entre os designers, que seguem criando objetos como luminárias, carregadores de celular e até calça jeans, feitos de material reaproveitado.

5 maneiras de fazer reciclagem em casa

Até aqui, mostramos para você saídas que podem ser aderidas pelas grandes empresas para contribuírem com a preservação do planeta por meio da reciclagem. Porém, nós mesmos, em nossas casas, também podemos fazer parte desta ação.

Se você sempre quis saber como reciclar garrafa PET no dia a dia, chegou o momento! Mostraremos, a seguir, 5 ideias para reciclar garrafa PET e transformar  tais embalagens sem ter muito trabalho para isso. Confira.

1 – Horta vertical

Utilizar garrafas PET para montar uma horta vertical tem sido uma prática viável, principalmente para quem mora em apartamento. Você recicla e, ao mesmo tempo, concretiza um plano antigo de ter uma horta em casa!

Com as garrafas na horizontal, faça um corte onde serão plantadas as hortaliças e furos nas laterais para passar os fios de barbante ou metal. Amarre esses fios em suportes e pronto! Sua horta de garrafa PET está feita.

2 – Porta lápis infantil

Um exemplo de como reciclar garrafa PET pode ser muito simples. Basta cortar as garrafas ao meio, decorá-las, e elas se transformarão em porta-lápis superoriginais, utilizados, principalmente, para organizar os lápis coloridos e o giz de cera no quarto das crianças.

3 – Quadro de tampinhas

Aprenda como reciclar tampinhas de garrafa PET fazendo um quadro para decorar diferentes espaços! Essa peça sustentável deixa o ambiente moderno e, certamente, original. Já pensou um quadro feito das tampinhas decorando seu espaço gourmet?

4 – Recipiente para armazenar óleo de cozinha

Você sabia que o óleo de cozinha que você descarta no ralo da pia polui os lençóis freáticos? Se você tem essa prática, pare agora e reutilize a garrafa de refrigerante do fim de semana para armazenar o óleo e enviá-lo, posteriormente, aos centros de reciclagem.

5 – Caixinha porta-treco

É o mesmo princípio do porta-lápis infantil: garrafas cortadas ao meio e decoradas do jeito que você quiser. Em cima da mesa, essas caixinhas fazem um efeito muito legal e ainda inspiram outras pessoas a reciclar.

Conte com a Tenda Atacado para praticar a reciclagem

Esperamos ter te inspirado com as nossas dicas de como reciclar garrafa PET. Você sabia que, no Tenda Atacado, você encontra produtos ambientalmente corretos e que ajudam a tornar o consumo mais sustentável?

Acesse nosso site, encontre produtos como os sacos de lixo sustentáveis e muitos outros. Faça a sua lista de compras e seja nosso mais novo cliente amigo do meio ambiente. O planeta agradece!

 

Compartilhe nas suas redes

Tenda Atacado - CNPJ 01.157.555/0011-86
Endeço: Rua Professor João Cavalheiro Salém. nº 365
CEP 07243-580 / Guarulhos - SP