Mordedor para bebê: dicas para escolher o melhor modelo

Tenda, Postado em 17 de maio de 2022 | 3 min de leitura

Quando uma criança nasce, há uma série de itens que os pais precisam comprar para providenciar os cuidados necessários. Além de bicos, enxoval, fraldas e mamadeira, o mordedor para bebê está na lista dos mais procurados.

Ele é essencial para que, com o crescimento, a criança tenha uma experiência sensorial de diferentes texturas, cheiros e temperaturas. Além disso, é ótimo para exercitar a mordida e limpar os dentinhos que estão nascendo.

Porém, será que existe um modelo mais indicado ou todos são iguais? Confira a seguir as principais opções de mordedor para bebê e como eles ajudam no desenvolvimento dos pequenos!

Qual é a importância do mordedor para bebê?

Os primeiros passos e o nascimento dos dentinhos são fases muito especiais para os pais e a criança. Trata-se de um período de mudanças, aprendizado e várias descobertas para ambas as partes. 

O mordedor para bebê é indicado por odontopediatras para diminuir a coceira na região assim que os primeiros dentes começam a aparecer. Além disso, ele pode ser usado ao longo dos meses para higienizar a boca e simular o movimento da mordida, facilitando a introdução alimentar posteriormente.

Embora os primeiros dentes só surjam por volta dos 6 meses de idade, um mordedor para bebê de 3 meses pode ser útil, pois existem crianças que têm esse processo adiantado, e o incômodo pré-dentição começa a partir do primeiro trimestre. Ou seja, é o período ideal para introduzir o brinquedo. 

O artigo tem funções odontopediátricas, mas você também pode dar mordedor para bebê de 2 meses como brinquedo. Basta escolher um modelo simples, sem chocalhos e adereços. Assim, a criança brinca e simula levar objetos à boca, como mais tarde fará com a própria comida.

Quando dar mordedor para bebê?

Uma dúvida muito comum é quando dar mordedor para o bebê. Ele pode ser usado em qualquer fase como um brinquedo seguro e indicado, inclusive, para os recém-nascidos, servindo de estímulo ao toque e ao fortalecimento da pegada de objetos.

Quem preferir usá-lo apenas para a finalidade original, que é morder e aliviar o crescimento dos dentes, deve começar entre os 4 e 6 meses, quando vem a primeira dentição. Depois disso, é possível que o bebê não largue o mordedor tão cedo, já que os dentinhos aparecem um após o outro.

Bebê com topete segurando um mordedor de plástico verde dentro do berço.

Melhores modelos de mordedor para bebê 

Existem vários modelos no mercado, o que faz os pais se questionarem sobre qual é o melhor mordedor para bebê. Confira a seguir as principais opções entre as quais você pode escolher na hora de comprar:

Mordedor com água

É resfriável e serve para acalmar o bebê em diversos momentos: nascimento dos dentes, dores e até mesmo dias mais quentes. Normalmente, é feito em círculo para facilitar a pegada.

O mordedor para bebê com água consegue massagear a gengiva, refrescar e ainda auxilia na higienização dos primeiros dentinhos, o que já estimula os cuidados com a higiene bucal desde cedo.

Mordedor com chocalho

O mordedor para bebê com chocalho é um dos mais famosos no mercado. Além de ajudar no alívio do incômodo da gengiva, ele distrai o bebê. Vem em vários formatos e é bem atrativo pelas formas e cores.

Há modelos em forma de mão, que têm um toque suave e acalmam o bebê, já que podem ser confundidos com um toque humano. É comum que o material seja ergonômico e de fácil manuseio.

Mordedor Bite and Brush

A tradução é “morder e escovar”, e isso já resume bem as características desse mordedor. É o melhor quando o assunto é higiene bucal e alívio da coceira, já que existem pequenos pontos em alto-relevo que promovem o bem-estar da criança.

O design é arredondado e bem fácil para o bebê segurar. Além disso, o formato facilita o exercício da mandíbula e o estímulo do movimento da mordida, o que pode ser interessante na hora de apresentar alimentos, especialmente aqueles um pouco mais duros.

Mordedor de tecido

É outra forma de estimular a mordida desde cedo; esse é o modelo ideal para os recém-nascidos. É mais seguro, já que não possui partes pequenas nem detalhes que podem assustar o bebê ou oferecer riscos de machucar a gengiva, que ainda é sensível.

Contudo, sempre deve ser usado sob supervisão dos pais para evitar riscos de engasgos. Outro cuidado essencial é com a higienização correta do pano. Mantenha sempre limpo, mas evite produtos de limpeza com cheiro ou que podem provocar alergias ao bebê.

Conte com o Tenda Atacado para cuidar do seu bebê!

Existe todo tipo de mordedor para bebê, e é sempre importante conhecer qual é o ideal para cada faixa etária. Por isso, na hora de cuidar do seu filho, pode contar com o Tenda Atacado. Temos de tudo para higiene e alimentação desde as primeiras fases da vida, sempre com as melhores marcas e excelente custo-benefício!

Compartilhe nas suas redes

Tenda Atacado - CNPJ 01.157.555/0011-86
Endeço: Rua Professor João Cavalheiro Salém. nº 365
CEP 07243-580 / Guarulhos - SP