Mordedor para bebê: dicas para escolher o melhor modelo

Tenda, Postado em 17 de maio de 2022 | 3 min de leitura
Bebê com roupa azul segurando um mordedor de plástico laranja em meio aos travesseiros.

Quando uma criança nasce, há uma série de itens que os pais precisam comprar para providenciar os cuidados necessários. Além de bicos, enxoval, fraldas e mamadeira, o mordedor para bebê está na lista dos mais procurados.

Ele é essencial para que, com o crescimento, a criança tenha uma experiência sensorial de diferentes texturas, cheiros e temperaturas. Além disso, é ótimo para exercitar a mordida e limpar os dentinhos que estão nascendo.

Porém, será que existe um modelo mais indicado ou todos são iguais? Confira a seguir as principais opções de mordedor para bebê e como eles ajudam no desenvolvimento dos pequenos!

Qual é a importância do mordedor para bebê?

Os primeiros passos e o nascimento dos dentinhos são fases muito especiais para os pais e a criança. Trata-se de um período de mudanças, aprendizado e várias descobertas para ambas as partes. 

O mordedor para bebê é indicado por odontopediatras para diminuir a coceira na região assim que os primeiros dentes começam a aparecer. Além disso, ele pode ser usado ao longo dos meses para higienizar a boca e simular o movimento da mordida, facilitando a introdução alimentar posteriormente.

Embora os primeiros dentes só surjam por volta dos 6 meses de idade, um mordedor para bebê de 3 meses pode ser útil, pois existem crianças que têm esse processo adiantado, e o incômodo pré-dentição começa a partir do primeiro trimestre. Ou seja, é o período ideal para introduzir o brinquedo. 

O artigo tem funções odontopediátricas, mas você também pode dar mordedor para bebê de 2 meses como brinquedo. Basta escolher um modelo simples, sem chocalhos e adereços. Assim, a criança brinca e simula levar objetos à boca, como mais tarde fará com a própria comida.

Quando dar mordedor para bebê?

Uma dúvida muito comum é quando dar mordedor para o bebê. Ele pode ser usado em qualquer fase como um brinquedo seguro e indicado, inclusive, para os recém-nascidos, servindo de estímulo ao toque e ao fortalecimento da pegada de objetos.

Quem preferir usá-lo apenas para a finalidade original, que é morder e aliviar o crescimento dos dentes, deve começar entre os 4 e 6 meses, quando vem a primeira dentição. Depois disso, é possível que o bebê não largue o mordedor tão cedo, já que os dentinhos aparecem um após o outro.

Bebê com topete segurando um mordedor de plástico verde dentro do berço.

Melhores modelos de mordedor para bebê 

Existem vários modelos no mercado, o que faz os pais se questionarem sobre qual é o melhor mordedor para bebê. Confira a seguir as principais opções entre as quais você pode escolher na hora de comprar:

Mordedor com água

É resfriável e serve para acalmar o bebê em diversos momentos: nascimento dos dentes, dores e até mesmo dias mais quentes. Normalmente, é feito em círculo para facilitar a pegada.

O mordedor para bebê com água consegue massagear a gengiva, refrescar e ainda auxilia na higienização dos primeiros dentinhos, o que já estimula os cuidados com a higiene bucal desde cedo.

Mordedor com chocalho

O mordedor para bebê com chocalho é um dos mais famosos no mercado. Além de ajudar no alívio do incômodo da gengiva, ele distrai o bebê. Vem em vários formatos e é bem atrativo pelas formas e cores.

Há modelos em forma de mão, que têm um toque suave e acalmam o bebê, já que podem ser confundidos com um toque humano. É comum que o material seja ergonômico e de fácil manuseio.

Mordedor Bite and Brush

A tradução é “morder e escovar”, e isso já resume bem as características desse mordedor. É o melhor quando o assunto é higiene bucal e alívio da coceira, já que existem pequenos pontos em alto-relevo que promovem o bem-estar da criança.

O design é arredondado e bem fácil para o bebê segurar. Além disso, o formato facilita o exercício da mandíbula e o estímulo do movimento da mordida, o que pode ser interessante na hora de apresentar alimentos, especialmente aqueles um pouco mais duros.

Mordedor de tecido

É outra forma de estimular a mordida desde cedo; esse é o modelo ideal para os recém-nascidos. É mais seguro, já que não possui partes pequenas nem detalhes que podem assustar o bebê ou oferecer riscos de machucar a gengiva, que ainda é sensível.

Contudo, sempre deve ser usado sob supervisão dos pais para evitar riscos de engasgos. Outro cuidado essencial é com a higienização correta do pano. Mantenha sempre limpo, mas evite produtos de limpeza com cheiro ou que podem provocar alergias ao bebê.

Conte com o Tenda Atacado para cuidar do seu bebê!

Existe todo tipo de mordedor para bebê, e é sempre importante conhecer qual é o ideal para cada faixa etária. Por isso, na hora de cuidar do seu filho, pode contar com o Tenda Atacado. Temos de tudo para higiene e alimentação desde as primeiras fases da vida, sempre com as melhores marcas e excelente custo-benefício!

Compartilhe nas suas redes

Tenda Atacado - CNPJ 01.157.555/0011-86
Endeço: Rua Professor João Cavalheiro Salém. nº 365
CEP 07243-580 / Guarulhos - SP