Saiba como fazer o bebê pegar chupeta com as nossas dicas fáceis

Tenda, Postado em 27 de junho de 2022 | 3 min de leitura

O uso de chupeta traz mais praticidade ao dia a dia de quem tem filhos pequenos, mas nem sempre a adaptação a esse acessório é fácil. Se você está com dificuldades nesse aspecto, confira as nossas dicas do Tenda Atacado e aprenda como fazer o bebê pegar chupeta.

É certo dar chupeta ao bebê?

Antes de pensar em como fazer o bebê pegar chupeta, muitos pais têm certo preconceito com esse produto. Afinal, há diversos mitos que associam erroneamente o uso de chupeta a consequências negativas para a saúde infantil, como má formação dos dentes e rejeição ao leite materno.

Na verdade, os dentes só ficarão tortos em decorrência da chupeta se houver uso excessivo e prolongado quando a criança já tiver essa dentição toda formada, entre dois e três anos. Portanto, o bebê pode usar chupeta, sim, mas, como acontece com qualquer hábito, é importante evitar o exagero.

Outro mito bem famoso é o de que a criança rejeita o seio materno após experimentar a chupeta. No entanto, com recém-nascidos e prematuros, ocorre exatamente o contrário: em modelos menores, a chupeta é uma aliada para que as mães testem como ensinar o bebê a pegar bico pela adaptação gradual.

Vantagens de dar chupeta para o bebê

Na verdade, apesar dos boatos negativos, a chupeta está entre os principais cuidados com o bebê que podem ser feitos no dia a dia. A principal função do produto é acalmar e distrair o rebento, tornando até mesmo o sono mais fácil. Em consequência, a rotina dos pais fica mais tranquila.

A chupeta também previne dores de ouvido em viagens de avião e alivia as temidas cólicas. Inclusive, com o avanço da tecnologia, há modelos específicos com função anticólica. Saiba tudo sobre essas chupetas diferenciadas aqui no blog.

No entanto, vale lembrar que a chupeta não é um item essencial. Ela deve ser usada em casos de muita irritabilidade e cólicas, e seu uso precisa ser abolido gradualmente conforme a criança cresce. A chupeta não está entre o que ensinar para o bebê de seis meses, pois ele pode desenvolver uma dependência do uso depois desse prazo.

Como ensinar o bebê a usar chupeta

Se você não sabe como fazer o bebê pegar chupeta, há diversos métodos fáceis. Um dos mais comuns é passar levemente a chupeta na boca do rebento quando ele estiver calmo e quase pegando no sono, visto que estará mais receptivo nesse momento.

Outra maneira é colocar um pouco de leite materno no bico da chupeta, porque o bebê já está familiarizado com o cheiro e o gosto. É possível testar essa técnica pouco antes ou depois de o bebê ter amamentado, enquanto ele estiver aconchegado no calor do corpo da mãe.

Bebê usando roupa branca deitado na cama com lençol branco, segurando uma chupeta azul.

Por fim, é preciso testar os diferentes modelos até encontrar a melhor chupeta para o bebê, uma de que ele realmente goste e à qual se adapte. Se, depois de muitas tentativas, ele não aceitar de jeito nenhum, evite forçá-lo. Há outras maneiras de acalmar o bebê, e ele não precisará passar pela fase de “desmame” da chupeta.

Conheça os modelos de chupeta

Como abordamos acima, nas tentativas de fazer o bebê pegar chupeta, é importante testar diferentes modelos do produto até que a criança se sinta confortável. Os tipos estão divididos de acordo com o bico: redondo (ou cereja), simétrico e anatômico.

O bico anatômico é o que mais se parece com um bico de seio, o que torna a adaptação mais fácil para bebês acostumados ao leite materno. Além dessa vantagem, a amamentação faz muito bem para a saúde e para o desenvolvimento dos pequenos. Confira, aqui, as nossas dicas completas sobre a importância de amamentar.

Outra opção é a chupeta de bico simétrico, que, por ser mais achatado, não pressiona o céu da boca, proporcionando mais conforto. Já o bico redondo também se destaca pela segurança, haja vista que seu formato não permite uma sucção muito profunda.

Como cuidar das chupetas do bebê

Além de utilizar as técnicas de como fazer o bebê pegar chupeta, é importante saber como cuidar do produto de forma correta. Afinal, a chupeta entra em contato diretamente com a boca da criança e precisa ser higienizada de forma correta.

O ideal é sempre esterilizar a chupeta com água fervida ou soluções químicas seguras, indicadas pelo pediatra. A fim de evitar o acúmulo de bactérias, guarde-as em um recipiente também esterilizado e troque as chupetas a cada dois meses.

Embora seja útil aprender como fazer o bebê pegar chupeta, evite que seu uso crie dependência. Ofereça o objeto com parcimônia, em horários preestabelecidos, e promova o abandono gradual até que a criança complete seis meses de idade.

Cuide do seu bebê com as dicas do Tenda Atacado!

Gostou das nossas dicas de como fazer o bebê pegar chupeta? No nosso blog, você encontra diversas informações para cuidar cada vez melhor dos seus filhos, nas diversas fases de desenvolvimento.

Com o objetivo de que o seu dia a dia com as crianças seja mais prático, você pode adquirir, no Tenda Atacado, uma grande variedade de produtos infantis, como chupetas, fraldas, mamadeiras e muito mais. Acesse o nosso site ou o nosso aplicativo de delivery para fazer as compras sem sair de casa!

Compartilhe nas suas redes

Tenda Atacado - CNPJ 01.157.555/0011-86
Endeço: Rua Professor João Cavalheiro Salém. nº 365
CEP 07243-580 / Guarulhos - SP