Qual o melhor exercício para fazer de manhã

Tenda, Postado em 13 de junho de 2022 | 3 min de leitura

Todo mundo sabe que, para iniciar o dia bem disposto, nada melhor do que fazer atividade física antes de qualquer compromisso. Se você está em busca do melhor exercício para fazer de manhã, chegou ao lugar certo! Hoje, daremos dicas excelentes de movimentos que vão ajudar o seu corpo a acordar com saúde.

Não adianta incluir atividade física na sua rotina e não executar os exercícios certos; pelo contrário, a falta de orientação pode provocar sérias lesões. Pensando nisso, preparamos uma lista com 5 exercícios para praticar assim que acordar e ter uma vida saudável.

Conheça os efeitos da atividade física em nosso corpo

É unânime, entre os médicos, a recomendação de atividade física para todas as idades. As contraindicações são bem específicas e não superam os benefícios gerados para o corpo e a mente. 

Caso você ainda esteja resistente a incluir a prática do exercício físico na sua vida, vamos ajudá-lo a decidir de uma vez por todas! Confira, a seguir, alguns motivos para fazer atividade física.

Melhora a imunidade

O exercício tem efeito anti-inflamatório, o que contribui para reforçar a imunidade. Para isso, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a atividade física deve ser feita durante, pelo menos, 20 minutos por dia.

Retarda o envelhecimento

À medida que envelhecemos, nossos músculos perdem eficiência. Ao movimentar o corpo com a intensidade e o tempo ideais, contribuímos para a saúde das mitocôndrias, responsáveis pelo processo respiratório das células dos músculos. Com isso, o processo de envelhecimento do nosso organismo fica mais lento.

Traz mais alegria 

Se você sofre de ansiedade, alto nível de estresse ou enfrenta problemas causados por depressão, a atividade física tende a ser um mecanismo muito eficaz para amenizar os efeitos. De acordo com especialistas, os movimentos agem nos neurotransmissores, provocando bom humor e bem-estar.

Por que praticar exercício físico de manhã?

Como vimos, combater o sedentarismo pode nos trazer diversas vantagens, tanto para o físico quanto para o psicológico. Porém, por que será que o exercício pela manhã tende a trazer resultados mais eficazes? 

Essa questão é muito fácil de ser respondida quando entendemos que o nosso corpo se comporta da maneira que o estimulamos. Em outras palavras, é como se o corpo fosse uma página em branco pela manhã, e nós direcionamos como ele vai agir ao longo do dia.

Embora dormir até mais tarde possa parecer algo muito prazeroso, quando criamos o hábito de acordar cedo para praticar atividade física, o saldo é ainda maior. Então, não tenha mais dúvida! Entre fazer exercício de manhã ou à noite, opte sempre pelo início do dia.

Homem fazendo exercícios na sala de estar.

5 exercícios para fazer ao acordar

A atividade física e, em seguida, um café da manhã reforçado com suco de laranja, frutas e cereais podem causar uma verdadeira revolução no seu dia. Sendo assim, separamos 5 exercícios, você só precisa colocá-los em prática para ter um dia inteiro com mais disposição. Confira.

1 – Alongamento ao acordar

O alongamento para fazer de manhã é indicado para quem não tem muito tempo. Pode ser feito ainda na cama: gire o pescoço para os dois lados; estique os braços e as pernas e estique todo o corpo. Permaneça deitado e, de barriga para cima, dobre a perna direita em direção ao peito, fique por 30 segundos e repita com a outra perna.

2 – Pratique yoga

Quem já pratica yoga de manhã afirma que os movimentos são perfeitos para o relaxamento do corpo e da mente. Estenda um tapete em casa, coloque uma música e comece a fazer as posturas de yoga. Estique a coluna, respire fundo e siga todos os movimentos orientados pelo exercício.

3 – Agachamentos e exercícios de resistência

O exercício para fazer de manhã voltado a tonificar os músculos e a gastar energia mais indicado é o agachamento. Abra os pés na largura dos ombros, flexione os joelhos, incline o quadril para baixo e para trás e fique em pé novamente. Faça esse movimento repetidas vezes.

Polichinelos e pranchas abdominais são exercícios que as pessoas podem fazer em casa visando deixar os músculos mais trabalhados e adquirir mais resistência física. Você verá que as dores que tem tenderão a ficar mais fracas.

4 – Caminhada ou corrida

Para queimar calorias, o movimento mais indicado é o aeróbico, que inclui caminhada de manhã ou corrida. Esse exercício é feito fora de casa, de preferência em locais em que a natureza se faz presente. 

Com a corrida de manhã, ao ar livre, você estará recebendo doses de vitamina D com o sol. Então, se puder escolher entre a esteira e a corrida matinal, opte sempre pela segunda opção.

5 – Abdominais, pular corda e flexões

Estamos propondo um pequeno circuito que pode ser feito tranquilamente em casa. Faça o alongamento e, depois, uma série de 50 flexões e 100 pulos na corda. Se você não está acostumado a fazer atividade física, faça apenas uma bateria para começar e vá aumentando as repetições com o tempo.

Não esqueça: vá ao médico com regularidade, realize exames de rotina sempre que for possível e tenha uma alimentação saudável. Com a saúde, não podemos brincar, deixe para relaxar apenas nas sessões de yoga.

Conte com a Tenda Atacado para ficar em dia com a saúde!

Agora que você sabe qual deve ser o exercício para fazer de manhã, não perca tempo! Inclua, na sua rotina, essa prática de vida saudável e passe os dias mais disposto e feliz.

Na Tenda Atacado, você encontra opções de alimentos saudáveis para ajudá-lo nesta nova fase. Comece a fazer os exercícios e, em seguida, escreva nos comentários como tem sido essa experiência. Queremos saber!

 

Compartilhe nas suas redes

Tenda Atacado - CNPJ 01.157.555/0011-86
Endeço: Rua Professor João Cavalheiro Salém. nº 365
CEP 07243-580 / Guarulhos - SP