Receitas de esfoliante corporal caseiro para deixar a pele linda

Tenda, Postado em 23 de maio de 2022 | 3 min de leitura

Se você sofre com pelos encravados e aspereza na pele, a aplicação de esfoliante corporal caseiro é uma maneira prática e barata de solucionar esses problemas. Aprenda a fazer esse produto com as nossas dicas e receitas!

Para que serve a esfoliação da pele

Afinal, por que esfoliar a pele é importante? Ao longo do tempo, a sua cútis acumula células mortas, ficando áspera e opaca. Com a esfoliação, esse excesso de células é removido pouco a pouco, o que proporciona maior brilho e maciez.

As áreas mais secas do corpo, como cotovelos, joelhos e calcanhares, são as que mais precisam de esfoliação. Nessas regiões, o acúmulo de células mortas tende a ser maior, resultando em aspereza excessiva e até mesmo alterações na cor natural da pele.

Outra dica é esfoliar sempre as áreas que são depiladas ou sofrem atrito de lâminas, como barba, pernas, virilha e axilas. Assim, você evita a formação de pelos encravados, que comprometem a estética e podem causar inflamações, como a foliculite.

Após a esfoliação, a pele absorve melhor outros produtos, como hidratante, sérum antirrugas e creme de remoção de manchas. Dessa forma, é possível obter resultados melhores em todas as etapas do skincare.

Vantagens do esfoliante caseiro

O esfoliante corporal caseiro é mais barato que as versões industrializadas, pois você pode fazê-lo com ingredientes que já tem em casa. Além disso, é ecológico, já que não há adição de produtos químicos poluentes, que contaminam a água e demoram a se decompor na natureza.

Ao fazer o seu próprio esfoliante para fazer o skincare, você pode adaptar a receita de acordo com as necessidades da sua pele, evitando o uso de gorduras nas áreas mais oleosas e aplicando óleos nos locais mais secos do corpo.

Já que existe um maior controle dos ingredientes utilizados, essa opção também é ótima para pessoas alérgicas, que podem evitar os materiais que causam reações. Para garantir a segurança, aplique um pouco da receita no dorso da mão e aguarde 15 minutos. Se a pele ficar irritada, suspenda o uso do produto.

Vale lembrar que o seu esfoliante corporal caseiro só pode ser aplicado no rosto quando os materiais utilizados tiverem a textura mais fina, como borra de café ou mel não cristalizado. A pele facial costuma ser mais sensível e pode sofrer arranhões com substâncias abrasivas.

Receitas de esfoliante caseiro

Você sabe como fazer esfoliante caseiro? O modo de preparo é o mesmo para todas as formulações que indicaremos: basta misturar os ingredientes de forma homogênea. Mais simples do que isso, impossível! Confira as receitas:

Mulher enrolada na toalha de banho verde enquanto esfolia a pele.

Esfoliante de café

O esfoliante corporal caseiro de café é ótimo para remover as impurezas da pele e controlar o excesso de oleosidade. Para o preparo, você só precisa de três colheres de sopa de borra de café e meia xícara de água morna.

Esfoliante de açúcar para o banho

O açúcar refinado tem a textura ideal para esfoliar as áreas mais ásperas do corpo, como cotovelos e calcanhares. Se você quer economizar e usar uma receita de esfoliante caseiro para o banho, umedeça o ingrediente com um pouco da água do chuveiro, formando uma pasta que pode ser aplicada diretamente sobre a pele.

Esfoliante de açúcar com óleo

Para que o seu esfoliante caseiro com açúcar tenha propriedades hidratantes, misture uma xícara do ingrediente com meio copo de óleo de amêndoas ou óleo de sementes de uva. Outra opção é utilizar o óleo de coco, na proporção de três colheres de sopa para uma xícara de açúcar.

Esfoliante de sal

Para fazer esse esfoliante corporal caseiro, acrescente uma colher de azeite de oliva a um terço de xícara de sal refinado. Jamais utilize sal grosso ou sal rosa moído, pois esses produtos contêm grânulos duros que podem machucar a pele.

Esfoliante de mel

Essa receita de esfoliante corporal caseiro é muito simples e pode ser feita em grandes quantidades: basta que você use a proporção de meia colher de fubá para cada colher de sopa de mel. Se o produto estiver cristalizado, é necessário amolecer antes, deixando o pote dentro de um recipiente com água morna por alguns minutos.

Como aplicar o esfoliante caseiro na pele

Um erro muito comum é fazer a esfoliação com força, o que pode causar arranhões e machucados. Para evitar o problema, aplique o esfoliante com movimentos suaves e circulares. Em seguida, remova o produto com água morna e sabonete neutro.

O esfoliante corporal caseiro terá melhores resultados se você o aplicar com frequência. O ideal é utilizar o produto de uma a duas vezes por semana — preste atenção também ao limite máximo de aplicações, para não fragilizar a pele.

Depois de fazer a esfoliação e a limpeza, seque-se bem e use filtro solar. O produto previne manchas que podem ocorrer no contato do sol com determinados ingredientes do esfoliante, caso a remoção deles tenha sido insuficiente. Confira aqui as nossas dicas para escolher o melhor protetor.

Se, mesmo com todos esses cuidados, a sua pele ficar vermelha ou irritada, suspenda o uso e procure um dermatologista. O profissional pode indicar esfoliantes hipoalergênicos ou com fórmulas mais suaves para o seu caso.

Já fez a sua lista de compras?

A maior vantagem do esfoliante corporal caseiro é a utilização de ingredientes simples, que costumamos ter na cozinha. Caso algum deles esteja em falta na sua casa, a solução é mais simples ainda: basta visitar qualquer unidade do Tenda Atacado, que tem uma enorme variedade de produtos e marcas.

Se você preferir o serviço de delivery, faça as compras através do nosso site ou do aplicativo. Na modalidade de e-commerce, entregamos as mercadorias com o maior cuidado e oferecemos o mesmo atendimento de excelência que você já conhece nas nossas lojas físicas. Confira!

Compartilhe nas suas redes

Tenda Atacado - CNPJ 01.157.555/0011-86
Endeço: Rua Professor João Cavalheiro Salém. nº 365
CEP 07243-580 / Guarulhos - SP