Saiba como ter uma alimentação saudável no inverno e garantir sua saúde e seu bem-estar
Quando o inverno chega, uma das primeiras coisas que vêm à mente são os pratos quentes e gostosos que vão ser consumidos na estação. Apesar disso, é importante ter alguns cuidados com o que é servido de alimento. Isso porque deve-se ter uma alimentação saudável no inverno.
Essa época do ano costuma oferecer comidas mais calóricas, e o corpo geralmente tem a tendência de querer consumir pratos mais gordurosos.
Confira neste texto como você pode ter uma boa alimentação no inverno, já que isso está diretamente ligado à saúde e ao bem-estar do corpo. Já adiantamos: alguns pratos deliciosos da estação são recomendados por nutricionistas!
Como funciona nosso organismo no inverno?
O clima frio provoca uma série de alterações no funcionamento do nosso organismo. Por isso mesmo, a alimentação durante o inverno precisa considerar a nossa imunidade e alimentos que saciem o nosso organismo de maneira saudável.
Aspectos como baixa imunidade, tempo mais seco, cuidados com a pele e cabelo também devem ser levados em conta. Além desses fatores mais evidentes, alguns outros não são tão visíveis assim. Então, confira o artigo para uma alimentação que reponha tudo o que é necessário!
Necessidade de uma alimentação saudável no inverno
Não precisamos citar que todos os eventos que ocorrem no organismo, no frio, fazem com que sejam ainda mais necessários os cuidados com a alimentação no inverno.
Assim, para ter uma alimentação saudável no inverno, precisamos considerar todas as necessidades do bom funcionamento dos metabolismo, as vulnerabilidades que o organismo têm e o que podemos encontrar como solução.
Como comer bem durante o frio?
Geralmente, durante o inverno, comemos comidas mais calóricas. Quem não associa o frio com aquele chocolate quente bem doce e com calda bem grossa? Apesar disso, uma dieta que prioriza apenas alimentos mais pesados e calóricos no inverno não é tão boa para a saúde.
Para uma alimentação saudável no inverno, é preciso considerar as necessidades do nosso corpo, como foi citado anteriormente. Contudo, as comidas associadas ao clima frio têm o seu lugar, desde que se enquadrem em uma dieta planejada e tenham um equilíbrio de porções.
Ela deve ser balanceada, assim como é indicado em outras estações do ano. Portanto, é preciso priorizar alimentos que vão nutrir seu corpo, como frutas, legumes, verduras, cereais, carnes magras, e muito mais. Assim, fazer uma dieta balanceada é o ideal para manter a saúde no frio.
A seguir, veja o que comer no inverno sem precisar fazer uma dieta restritiva. Até porque, nessa época, são muitos os pratos que nos oferecem, então dizer “não” para tudo também não é o ideal.
Hidratação
A alimentação saudável no inverno inclui o consumo de água. Como foi citado antes, o tempo seco costuma nos fazer perder mais líquido. Portanto, beba bastante água nessa época. Evite tomá-la gelada, já que o corpo está se esforçando bastante para equilibrar sua temperatura interna.
Chás e sucos
Apesar de a água ser o principal elemento da hidratação, outros alimentos podem te ajudar nessa missão, como os chás. Os chás são ótimas pedidas para o inverno e, além de hidratarem, são uma ótima fonte de nutrientes. O sabor da erva-mate, por exemplo, tem propriedades antioxidantes e regula o colesterol.
Os sucos também são bons aliados para compor os nutrientes que o organismo pede. Sucos de laranja, por exemplo, repõem a vitamina C. Além de serem saborosos, combinam com todas as refeições.
Sopas e caldos
Sopas e caldos são ótimos para manter a saúde. Eles são típicos da estação e entram na lista de comida saudável para dias frios. São ótimos para hidratar o corpo e podem ser feitos com alimentos também muito importantes para a saúde, como legumes e verduras.
Leguminosas
Falando de vegetais, legumes e frutas, eles são um dos protagonistas da dieta balanceada. Trata-se de alimentos que ajudam na hidratação, já que possuem altos índices de água em sua composição.
Uma das dicas de alimentação no inverno é consumir bastante deles, pois são ricos em vitaminas e minerais. Podem estar presentes em pratos como saladas, caldos e sopas, como citado, além de em cozidos.
Frutas
Em relação às frutas, geralmente, elas são deixadas de lado no frio, mas devem ser priorizadas. Consumir as frutas da estação também é uma boa dica e você pode encontrá-las com bons preços no supermercado. No Brasil, as frutas típicas do inverno são: caju, caqui, coco, kiwi, laranja, maçã, mexerica, morango e uva.
Elas devem ser consumidas diariamente. Caso a temperatura esteja baixa demais, tire a fruta da geladeira bem antes do consumo e deixe-a picada. Essa praticidade nos estimula a comer esse tipo de alimento.
Verduras e legumes
As verduras e os legumes também são ótimas opções para combater gripes e resfriados, pois contêm vitamina C e as do complexo B. Assim, também são fontes de nutrientes para cabelo, pele e unhas. Além de terem propriedades que baixam o colesterol e controlam a gordura no organismo.
Uma das dicas de alimentação no inverno é combinar esses alimentos com o consumo de carnes magras, ovos, peixes, cereais e grãos. Todos eles têm os nutrientes que o corpo precisa durante esse período do ano.
O Tenda Atacado te ajuda a comer bem no inverno
Os itens para sua alimentação saudável no inverno podem ser encontrados no Tenda Atacado. É hora de fazer sua lista de compras com os alimentos citados aqui e adquirir tudo através das lojas físicas ou online. Por lá, você encontra tudo que precisa, com ofertas especiais!