Saiba os benefícios de pular corda para saúde e perda de peso

Tenda, Postado em 11 de julho de 2022 | 3 min de leitura

Se você não gosta dos exercícios mais tradicionais das academias, que tal praticar uma atividade muito divertida e que faz bem à saúde? Confira os benefícios de pular corda, a brincadeira de criança que pode auxiliar no emagrecimento e proteger o seu coração.

Pular corda faz bem para o bolso e para o humor

Um dos principais benefícios de pular corda é a economia. Afinal, para realizar a atividade, você não precisa de equipamentos caros. Basta utilizar uma corda e um pouco de espaço, além de roupas e tênis confortáveis, e você estará pronto para fazer o exercício.

Outra vantagem de pular corda é a diversão. A atividade é, literalmente, uma brincadeira que conhecemos da época de infância, mas pode entreter pessoas de todas as idades. Que tal praticar junto aos filhos, para ter um momento saudável e lúdico em família?

Como qualquer outro exercício aeróbico, essa modalidade libera endorfina, hormônio responsável por causar sensações de bem-estar. Por isso, pular corda é uma ótima maneira de combater o estresse do dia a dia, além de funcionar como coadjuvante no tratamento de doenças ligadas ao humor, como depressão.

Fique mais saudável pulando corda

Além de combater o estresse, esse exercício pode fazer bem para diversas partes do corpo. Não à toa, os médicos recomendam a prática de atividades físicas para evitar diversos tipos de doenças. Veja quais os benefícios de pular corda para a saúde.

Saúde mental

Como já citamos, pular corda é uma ótima maneira de liberar endorfina, hormônio do bom humor, pois, além de ser uma atividade física, é algo prazeroso. No entanto, vale lembrar que essa substância fica no corpo por tempo limitado. Por isso, o ideal é praticar algumas vezes por semana ou alternar com outros exercícios.

Respiração

Pular corda é um exercício aeróbico, isto é, usa oxigênio para liberar energia. Com a prática regular, o corpo aumenta a capacidade de absorver e utilizar esse oxigênio, melhorando a respiração e o condicionamento físico. Entre os benefícios de pular corda todos os dias, está o de dar mais fôlego para outras atividades do dia a dia.

Mulher com top laranja e short cinza pulando corda na academia.

Coração saudável

Sabia que pular corda faz bem para o coração? Durante o exercício aeróbico, os batimentos cardíacos ficam mais rápidos, o que dilata os vasos sanguíneos. Se houver disciplina para praticar a atividade com frequência, aos poucos você vai melhorar a circulação do sangue, o que ajuda a prevenir diversos problemas no coração.

Viver bem com diabetes

Os diabéticos podem aproveitar os benefícios de pular corda para que tenham mais qualidade de vida. Afinal, a prática de exercícios melhora a sensibilidade do corpo à insulina, hormônio que metaboliza a glicose. Por se tratar de uma doença crônica, é importante consultar o médico antes de iniciar uma nova atividade.

Pular corda emagrece?

Embora o oxigênio seja o combustível para qualquer coisa que fazemos, em atividades aeróbicas ele é consumido com maior intensidade, o que, consequentemente, provoca queima de calorias. Por isso, pular corda ajuda a emagrecer.

Para saber exatamente quantas calorias se perde pulando corda, você deve consultar um especialista, pois o cálculo pode variar de acordo com vários fatores, como seu peso, suas condições de saúde e sua idade. Contudo, por ter um ritmo intenso, esse exercício é um dos melhores auxiliares na perda de peso.

Vale lembrar que somente a atividade física não faz milagres. Visando aproveitar os benefícios de pular corda para o emagrecimento, o ideal é que você também mantenha uma alimentação saudável, rica em fibras e proteínas, evitando o excesso de açúcar e gorduras.

Recomendações para pular corda

Os benefícios de pular corda são diversos, mas, como acontece com qualquer atividade física, é necessário estar com as visitas ao médico em dia antes de iniciar a prática. Por ser um exercício intenso, pode ser desaconselhável a quem tem danos severos em articulações, alto grau de obesidade ou determinadas doenças.

A fim de evitar problemas de postura e acidentes, utilize uma corda compatível com sua altura e escolha roupas e tênis confortáveis. Se você não pula corda há muito tempo, procure orientação de um educador físico ou vídeos de profissionais para realizar os movimentos de forma correta.

Um dos benefícios de pular corda é aumentar o tônus muscular de glúteos, pernas e barriga. No entanto, a atividade não estimula tanto os membros superiores. Para ter um resultado estético mais harmônico, intercale com outros tipos de exercícios ao longo da semana.

Na prática de qualquer modalidade física intensa, bastante líquido é eliminado por meio do suor. Por isso, é importante se manter hidratado antes, durante e depois dos exercícios. Se você não tem o hábito de tomar água com frequência, confira aqui as nossas dicas do blog.

Tenha uma rotina saudável com as dicas do Tenda!

Gostou de saber os benefícios de pular corda? Acompanhe também as outras dicas do nosso blog para manter um dia a dia mais equilibrado. Aqui, você encontra informações sobre diversos exercícios práticos e baratos, bons hábitos e alimentos nutritivos.

Se você quiser aliar as atividades físicas a uma alimentação balanceada desde já, pode encontrar uma grande variedade de produtos saudáveis no Tenda Atacado. Confira o nosso site e o nosso aplicativo de delivery para comprar tudo aquilo de que precisa sem sair de casa. Aproveite!

Compartilhe nas suas redes

Tenda Atacado - CNPJ 01.157.555/0011-86
Endeço: Rua Professor João Cavalheiro Salém. nº 365
CEP 07243-580 / Guarulhos - SP