Saiba qual é a importância do sono para a saúde
Dormir bem é fundamental para a saúde. Estar em estado de sono regularmente é uma demanda natural do organismo, e devemos cumpri-la corretamente. A importância do sono vai além de descansar após um dia corrido, ela também significa ajudar nosso corpo a cumprir suas funções mais básicas.
Cada um de nós tem suas preferências na hora de dormir, mas o que é unânime é que há um período de horas ideais de sono por dia, conforme a idade da pessoa, e atitudes que vão contribuir para que ele seja mais saudável.
Se você quer saber qual é a importância do sono, como dormir bem e quais malefícios noites mal-dormidas podem trazer, continue por aqui e confira o que a equipe do Tenda Atacado preparou para você.
Por que é importante dormir bem?
A importância de dormir bem não se configura apenas como algo que tem benefícios, mas é a base estrutural para o funcionamento do nosso organismo. A privação do sono faz com que atividades comuns do corpo não se realizem, como absorção de nutrientes e limpeza de substâncias.
Diminui o estresse
O sono reduz nosso estresse. Enquanto o corpo descansa, o metabolismo reduz a produção de hormônios relacionados ao estresse, como cortisol. Além disso, ele cumpre a tarefa de limpeza desses hormônios.
Restaura os tecidos
Durante o sono, também acontecem as principais funções restauradoras. As ações de restauração de tecidos, crescimento muscular e cicatrização de tecidos acontecem majoritariamente nesse período.
Portanto, uma pessoa que pratica musculação, por exemplo, e busca a hipertrofia de músculos, precisa de uma boa noite de sono. Os músculos só vão se recuperar do treino e aumentar de volume durante o sono.
Contribui para a saúde mental
A importância do sono para a saúde mental também é algo que chama a atenção. Dormir bem regula os hormônios, mantendo o metabolismo em equilíbrio. Assim, com bons níveis de hormônios, problemas como ansiedade e depressão são mais bem controlados e, até mesmo, evitados.
Nutre o corpo
A importância do sono também recai sobre a alimentação e a nutrição. É, também, durante o sono que acontece a síntese de proteínas e a absorção de substâncias. Portanto, dormir bem é um complemento à alimentação saudável. Não adianta ingerir alimentos com bons nutrientes, se eles não forem corretamente absorvidos pelo corpo.
Bom funcionamento do sistema cardiovascular
Durante o sono, o corpo desacelera muitas de suas atividades, como a muscular. Com isso, o sistema cardiovascular reduz sua frequência cardíaca e pressão arterial, processo muito importante para a saúde do coração e a regulação do ritmo cardiovascular.
Beneficia o sistema imunológico
O sistema imunológico também se beneficia. Além de que todo o dia, durante o período de repouso, boa parte das células de proteção (os anticorpos) são produzidas. Além da produção, durante o sono elas também agem combatendo células estranhas.
Não dormir bem pode ser um problema?
Deu para perceber a importância do sono para a nossa saúde e bem-estar, não é mesmo? É durante esse período que muitas funções são cumpridas. Portanto, pessoas que não dormem bem prejudicam a saúde e podem estar vulneráveis a alguns riscos, como os distúrbios de humor.
Doenças como diabetes podem surgir mais facilmente em pessoas que dormem mal. O açúcar é uma das substâncias controladas durante o estado de sono. Portanto, a irregularidade desse estado contribui para o desequilíbrio do açúcar e a sobrecarga do corpo.
A importância do sono recai bastante sobre crianças em fase de crescimento. Durante a noite, os hormônios do crescimento são produzidos durante o sono. Dessa forma, crianças que dormem mal podem ter seu desenvolvimento afetado.
Quantas horas devemos dormir?
Dormir bem é um hábito a ser incluído na rotina de todas as pessoas. Contudo, a quantidade de horas a serem dormidas variam conforme a fase de vida de cada um.
- Bebês: de 12 a 16h por dia. O grande e principal período de sono deve ocorrer à noite, mas, durante o dia, eles também devem fazer alguns cochilos;
- crianças: de 9 a 13h por dia;
- adolescentes: de 8 a 10h por dia;
- adultos e idosos precisam dormir 7 ou 8 horas por dia.
Lembre que, independentemente de quantas horas devemos dormir, é importante que haja uma rotina de sono, ou seja, horários definidos para se deitar e se levantar. Abaixo, saiba como conseguir esses benefícios incluindo ações na sua rotina.
Dicas para dormir bem
Muitas pessoas não sabem o que fazer para dormir cedo ou dormir com mais qualidade, sem ficar acordando toda hora, por exemplo. A seguir, veja algumas dicas para conseguir dormir melhor:
Evite grandes estímulos perto da hora de dormir. Usar celulares, computadores e outros dispositivos eletrônicos ativam nossos sentidos e dificultam nosso descanso. Uma dica é a meditação antes dormir, que colabora para o descanso do corpo e a desaceleração da mente. Assim, fica muito mais fácil pegar no sono.
Outro alerta é recorrer a uma alimentação mais leve durante a noite. Depois de comer, nosso corpo se concentra na digestão, dificultando o descanso. Ainda sobre um sono agradável, pense nisso: dormir cada dia em um horário diferente faz com que o organismo não saiba qual o momento certo para relaxar.
Tenda Atacado: seu parceiro para cuidar da saúde
Neste conteúdo, você viu mais sobre o sono e sua importância para nossa saúde. O Tenda Atacado pode ser seu aliado na hora de cuidar da saúde e da alimentação. Aqui, você encontra os produtos que precisa e as ofertas que cabem no seu bolso. Aproveite e confira tudo em um só lugar!