Veja dicas de como fazer limpeza de jardim

Tenda, Postado em 25 de agosto de 2021 | 3 min de leitura
Crédito da imagem: Lorem ipsum dolor sit amet

Caso você tenha um jardim em casa, já deve ter se perguntado como cuidar melhor desse lugar para ele ficar ainda mais bonito. Para ajudar, o Tenda Dicas reuniu informações sobre como fazer limpeza de jardim.

A manutenção de jardim é tão importante quanto a organização da área interna de uma casa. Até porque o espaço, geralmente, é o cartão de visita de uma residência e nada melhor do que deixá-lo bem apresentável, não é mesmo?

Existem diferentes formas de realizar a limpeza de jardim. A complexidade do trabalho vai depender de alguns fatores, como o tamanho dele e se há grama, árvores ou até áreas com cimento. Vamos às dicas!

Dicas para limpar o jardim sem desperdiçar água

Muitas vezes, apenas varrer o jardim pode não ter muito efeito para a limpeza de uma área que tenha cimento. Em alguns casos, é preciso lavar o ambiente para eliminar algumas sujeiras mais difíceis de sair, mas como fazer isso sem gastar muita água?

Para evitar o desperdício de água, você pode aproveitar a chuva ou reutilizar a da máquina de lavar. O primeiro passo para a limpeza do jardim é varrer o ambiente com uma vassoura. Em seguida, faça uma mistura de água com detergente, sabão em pó ou água sanitária.

Espalhe a solução pelo chão e esfregue-a bem, com uma vassoura. Depois disso, jogue somente água no chão para enxaguar e finalizar todo o processo. Deixe o ambiente secar por algumas horas. Com isso, você fará uma limpeza mais sustentável e sem prejudicar o meio ambiente.

Mantenha a grama viva e verde

Para cuidar do jardim com grama, é interessante prestar atenção no período de aparar a área verde. Para manter o quintal com uma boa aparência, o ideal é cortá-la periodicamente, quando estiver entre 5 e 7 cm de altura.

Outra dica é não realizar o corte em intervalos pequenos porque a vegetação vai ficar sem nutrientes e pode ocorrer o surgimento de pragas. Seguindo essa recomendação, o gramado ficará bonito e saudável. Não esqueça de regá-lo frequentemente caso não chova muito na sua região. 

Retire as ervas daninhas

Outra ação para limpar jardim é a retirada das ervas daninhas que podem aparecer no gramado. Além de prejudicar a saúde da grama, elas dão um ar de descuido ao quintal.

O ideal é que as ervas sejam eliminadas assim que surgirem. O método é simples, basta puxá-las com as mãos ou com a ajuda de uma pá (aquela usada para retirar raízes). Caso a área contaminada seja grande, você pode optar por um produto químico como o herbicida.

Fique atento, pois o aparecimento das ervas daninhas pode indicar que o jardim não está tão bem de saúde. Por isso, se você puder, chame um especialista para avaliar a situação antes de retirá-las. Ele vai fazer a devida investigação e indicar o melhor caminho para resolver o problema.

limpeza de jardim

Ambientes com árvores

Você também pode se perguntar como cuidar do jardim que tenha árvores. Como fazer para manter tudo limpo e organizado sem prejudicar a natureza? É importante que o processo de limpeza seja feito em etapas.

A primeira é podar todos os galhos que estiverem secos. Até mesmo folhas e frutas caídas devem ser retiradas antes de a higienização começar. Separe todos os resíduos em um saco plástico e jogue no lixo. Assim, você evita que tudo se acumule no chão, dificulte a limpeza e ocasione entupimentos nos ralos.

Como limpar as pedras do seu jardim

Agora a nossa dica vai para aqueles que precisam saber como limpar pedras de jardim. As pedras brancas, por exemplo, fazem o maior sucesso na decoração de quintais.

Para limpá-las de forma correta, é preciso seguir alguns passos. Primeiro, retire-as do ambiente e lave-as em água corrente. Assim, você elimina a sujeira superficial. Em seguida, coloque-as em uma bacia com uma mistura de 200 ml de água sanitária e 1 L de água. Deixe-as lá por dois dias.

Após esse processo, enxágue os objetos na água corrente novamente e deixe-os secar em local arejado. Depois, é só devolvê-los para o jardim. As pedras vão ganhar brilho e brancura, deixando o ambiente ainda mais bonito.

Outra dica para preservar o branco é adicionar uma manta de drenagem embaixo das pedras a fim de evitar o contato com a terra e o acúmulo de sujeira no local.

Organize bem o seu espaço!

Lembre-se que, além da limpeza de jardim, a organização é a chave para a beleza e a saúde do espaço verde. Por isso, evite também manter objetos velhos ou esquecidos neste local, pois eles podem acumular sujeira e poeira.

No Dicas Tenda, você encontra mais conteúdo para ajudar na limpeza

O que você achou dessas dicas de limpeza de jardim? Venha conferir outras recomendações como essa na página de limpeza do blog do Tenda Atacado!

Compartilhe nas suas redes

Tenda Atacado - CNPJ 01.157.555/0011-86
Endeço: Rua Professor João Cavalheiro Salém. nº 365
CEP 07243-580 / Guarulhos - SP