Confira nossas dicas sobre como lavar o carro em casa

Tenda, Postado em 28 de março de 2024 | 3 min de leitura
Homem lavando o capô do carro.

Resolveu economizar dinheiro esse mês e vai cuidar do seu automóvel em casa? Com alguns produtos, você já consegue deixá-lo limpinho e conservado para que a lataria do seu possante não seja danificada. No artigo de hoje, vamos trazer sugestões sobre como lavar o carro por fora e por dentro.

Pensando nisso, há algumas dicas que podem colaborar para uma lavagem bem-sucedida. Tipos de produtos, por onde começar, lavagem a seco… sempre há uma sugestão importante para fazer tudo certinho. Então, acompanhe o nosso artigo e saiba como lavar carro em casa.

Conheça as principais dicas para lavar o carro

Você sabia que saber como lavar o carro vai além da estética? A higienização é essencial para proteger a carroceria e a pintura contra sujeira e poluição. Mas é verdade que uma boa limpeza pode deixar o carro brilhando!

Por outro lado, um ponto de atenção para lavar o carro em casa é o consumo de água. Se o veículo for grande, uma lavagem de automóvel pode consumir mais de 500 litros! Por isso, a primeira dica é evitar o uso de mangueira e dar preferência aos baldes.

Como lavar o automóvel por fora?

A lavagem começa pela escolha do local. Dê preferência a um espaço na sombra para fazer a limpeza. Embora pareça uma boa ideia deixar o carro sob o sol, a água pode provocar manchas na lataria. Falando na substância, sabia que é possível reaproveitar a água da chuva para lavar o carro?

Primeiro, pegue os materiais que serão utilizados na lavagem: panos, esponjas e dois baldes, sendo um para o sabão e outro para a água. Faça a lavagem por partes para evitar manchas no veículo, passando o sabão no local e enxaguando em seguida.

Use também uma esponja para limpar as sujeiras da roda e dos pneus, além de lavar os tapetes internos. Na sequência, utilize um pano seco para secar a lataria e um pano de microfibra ou papel-toalha para os vidros. Aí é só passar a cera e deixar o carro brilhando!

Como lavar o veículo por dentro?

Para higienizar o painel e os botões das portas, uma dica é utilizar um pincel para remover a poeira, inclusive aquelas que parecem inalcançáveis. Para os bancos, a ideia é utilizar o aspirador de pó para remover a sujeira acumulada no estofado. Caso o material seja couro, existem produtos para limpar e hidratar o tecido.

Como escolher os produtos para lavar carro?

Na hora de escolher os produtos para lavar carro, vale ter em mente que a lista de compras não é grande. Com menos de cinco itens, você consegue garantir a higienização completa do veículo. Vamos saber mais sobre os principais?

Shampoo automotivo

Esse é um dos melhores produtos para quem quer saber como lavar o carro, pois é específico para a lavagem automotiva, não causando danos à lataria. Vale destacar que o ideal é não utilizar detergente para a higienização.

Homem esfregando a roda do carro.

Espuma multiuso

A espuma é um produto muito útil para quem deseja descobrir como lavar carro com pouca água, porque limpa a seco e remove marcas de graxa, manchas, óleos e gordura. Além de ser econômica, ela permite uma lavagem com menos esforço.

Limpa-pneus

Outro item que deveria estar na sua lista de compras é o limpa-pneus. Essa solução deixa a borracha mais preta e com aparência de nova. Além disso, colabora para evitar o ressecamento do pneu.

Pano e esponja

Para a escolha do pano e da esponja, vale reforçar a função de cada um. O primeiro pode ser usado para limpar painéis e latarias, mas observe se o objeto é macio e não solta pelo. Já a esponja deve ser utilizada em rodas e pneus, locais de maior sujeira acumulada.

Cera de carro

Não dá para pensar em como lavar o carro sem uma boa finalização, concorda? A cera automotiva irá deixá-lo novinho por conta da película protetora que cria sobre a lataria. Assim, ajuda na conservação do veículo e evita a oxidação da pintura. A aplicação deve ser feita em movimentos circulares e com uma flanela macia.

Limpa-vidro

A última indicação para sua lista de compras é o limpa-vidro. Afinal, o para-brisa precisa estar limpo para que você dirija com segurança. Mas atenção: é recomendado utilizar um produto que seja próprio para carros.

Sabia que é possível fazer lavagem a seco?

Essa forma de higienização vai ajudar a economizar tempo e dinheiro com menos produtos: shampoo para lavagem a seco, borrifador e panos de microfibra. Vale relembrar que essa forma de lavar é mais sustentável, porque usa pouca água no processo.

Como fazer a limpeza?

Quer saber como lavar a seco o carro? Vamos trazer algumas recomendações para uma limpeza completa e sem desperdiçar água. Para o shampoo, misture o conteúdo com água seguindo as recomendações do fabricante.

Depois, basta aplicar com o borrifador no veículo, deixar agir por alguns minutos e remover a camada do produto com o auxílio de um pano de microfibra. É importante que você não faça movimentos em círculos ou de vai e vem; execute apenas movimentos na horizontal ou vertical para não riscar a pintura.

Ao finalizar a remoção da sujeira, está na hora de dar o acabamento estético. Basta aplicar novamente a solução com o borrifador e fazer movimentos circulares com outro pano de microfibra.

Acesse mais conteúdos como este!

Agora que você já sabe como lavar o carro, já pode colocar em prática para economizar quando quiser. Convidamos você a conferir mais dicas para o seu dia a dia aqui no blog do Tenda Atacado. Aproveite!

Compartilhe nas suas redes

Produtos relacionados

Tenda Atacado - CNPJ 01.157.555/0011-86
Endeço: Rua Professor João Cavalheiro Salém. nº 365
CEP 07243-580 / Guarulhos - SP