Você sabe o que é a certificação de alimentos?

Tenda, Postado em 14 de janeiro de 2022 | 3 min de leitura

Ninguém pode negar que a qualidade dos alimentos que colocamos na mesa é importante. Mas você já se perguntou quem garante que esses produtos são aprovados para um consumo saudável e seguro? Então, prepare-se para saber mais sobre a certificação de alimentos

Uma etapa para garantir a qualidade dos alimentos que você, a sua família ou os seus clientes irão consumir é adquiri-los de um lugar confiável. No Tenda Atacado, você encontra preços incríveis para produtos que deixarão a sua rotina mais prática e deliciosa. 

A importância de ler os rótulos 

Um dos primeiros passos para garantir uma alimentação com alimentos saudáveis é a leitura dos rótulos. Ainda no mercado ou no site no qual você realiza as suas compras, é fundamental analisar o que cada embalagem indica sobre aquele alimento.

Além da rotulação comum presente nas embalagens, que geralmente trazem conhecimento sobre informações nutricionais, valor calórico e ingredientes, outros fatores podem fazer parte dessa comunicação. Então, vamos descobrir o que é a certificação de alimentos

A certificação de alimentos é responsável por trazer uma perspectiva de como aquele alimento foi produzido, além de informar muitas vezes as etapas de produção, até chegar às suas mãos. 

Esses rótulos, também conhecidos como selos de certificação de alimentos, podem ser a chave que você estava procurando para garantir mais ações sustentáveis e saudáveis no seu dia a dia. 

O impacto ambiental das certificações

Talvez você esteja se perguntando por que essas certificações são tão importantes ou talvez o impacto que elas realmente têm sobre o meio ambiente e questões sustentáveis. 

Quando falamos de certificados de alimentos, é dada ao consumidor uma oportunidade de conhecer processos sobre o produto que ele irá adquirir, que antes não seria possível obter. Alguns exemplos disso envolvem a ética praticada pelo produtor do alimento em questão e também pelos seus fornecedores. 

Diante dessas informações, os clientes conseguem fazer uma escolha consciente, podendo optar por comprar um alimento que possui menos impacto negativo no meio ambiente. Isso, é claro, promove ações mais sustentáveis, além de ajudar possíveis microprodutores. 

É comum que a mercadoria que leva a certificação de alimentos tenha impactos ambientais melhores. Muitas vezes, pode auxiliar na preservação da biodiversidade local, dos recursos hídricos e do solo em questão. 

certificação de alimentos

Como encontrar os selos de certificação 

Agora que você já sabe o que é a certificação de alimentos e a sua importância, vamos descobrir como as encontrar na hora de realizar as compras do mês para a sua casa ou o seu comércio. 

Esses selos estão presentes nas embalagens, muitas vezes contendo uma informação que indica a falta de um elemento no processo de produção, como o não uso de agrotóxicos em alimentos orgânicos. Há também a indicação de um ingrediente que não está presente, como os de origem animal em comidas veganas. 

Tipos de certificação de alimentos 

Existem alguns tipos de certificação de alimentos, cada uma com as suas características e importância para a alimentação diária do consumidor. A certificação de alimentos orgânicos é uma das mais conhecidas no mercado alimentício. 

Este selo é encontrado em itens cujo processo de produção não faz uso de agrotóxicos, adubos sintéticos ou transgênicos. Eles podem ser alimentos processados ou in natura, depende do tipo de preparo pelo qual o produto passará. É possível encontrar frutas e vegetais orgânicos, assim como pães e até carnes. 

A certificação de alimentos veganos também está ganhando forças e conquistando diversos consumidores, o que garante que o alimento não tenha nenhum ingrediente de origem animal. Existem diversos tipos de produtos que contam com esse selo, como manteigas, hambúrgueres e até mesmo linguiças, que são adaptadas. 

Mas não é só isso. Ela também informa que não houve testes realizados em animais durante o processo de produção naquele alimento, e que os fornecedores não realizam teste em animais também. Assim, é possível assegurar que o produto tenha passado por uma cadeia de produção que esteja de acordo com a sua ética. 

Outro selo muito popular que vem crescendo no Brasil é o certificado de alimentos sem glúten. É de extrema importância a existência de rótulos assim, especialmente para quem apresenta algum tipo de intolerância à substância ou percebe que ele causa irritação no organismo. 

Com a certificação de alimentos no dia a dia das pessoas, manter uma alimentação saudável e prática ficou mais fácil. Além disso, é muito conveniente para consumidores que seguem algum tipo de dieta específica e, sendo assim, necessitam saber com tranquilidade o que estão ingerindo. 

Encontre os seus produtos certificados no Tenda!

No Tenda Atacado, você garante produtos com certificação de alimentos para deixar o seu momento de cozinhar mais prático. E para garantir mais agilidade no seu cotidiano, aproveite o serviço delivery, que entrega as compras na sua porta. 

Confira no nosso blog mais dicas de como garantir uma vida mais saudável e sustentável. Assim, você proporciona mais qualidade de vida para você, sua família, pequenos produtores e agricultores e, também, para o meio ambiente.

Compartilhe nas suas redes

Tenda Atacado - CNPJ 01.157.555/0011-86
Endeço: Rua Professor João Cavalheiro Salém. nº 365
CEP 07243-580 / Guarulhos - SP