Aprenda a fazer bacalhau com natas de maneira simples e rápida

Tenda, Postado em 27 de abril de 2022 | 3 min de leitura
travessa de vidro com bacalhau com nata.

O bacalhau com natas é um dos pratos tradicionais de Portugal e, geralmente, é feito em ocasiões especiais, como Dia das Mães, Natal, Páscoa etc. No Brasil, ele possui muitos admiradores e costuma ser preparado conforme o original.

Se você não tem muita experiência na cozinha, saiba que, ainda assim, é perfeitamente possível fazer um bom bacalhau com natas. Para isso, basta seguir a receita cujo passo a passo compartilharemos abaixo.

Conheça a história do bacalhau 

Você sabia que bacalhau não é um único peixe? Por incrível que pareça, o termo engloba diversas espécies do gênero Gadus, que são preparados em salga. Esse modo de preparo remonta ao século IX e se deu inicialmente através das mãos dos vikings, que viviam na Escandinávia.

Os peixes que costumam ser consumidos na forma de bacalhau são encontrados nas águas do Hemisfério Norte e nos oceanos Atlântico e Pacífico. Geralmente têm uma coloração marrom clara e se alimentam de moluscos, crustáceos e outros peixes.

O gosto pelo bacalhau se tornou popular a ponto de provocar a pesca excessiva desses animais. Mais do que isso, o alto consumo acabou colocando o bacalhau-do-atlântico em risco de extinção.

Bacalhau brasileiro

Pode parecer estranho, mas o bacalhau brasileiro é um peixe que vem das águas doces. Estamos falando do pirarucu, o gigante das águas doces da Amazônia. Ao ser comercializado em salga, é chamado de bacalhau-da-amazônia.

Além de ser o bacalhau do Brasil, o pirarucu tem outra característica que faz dele um peixe ainda mais diferente. A cor muda de acordo com as características da água do rio. Em águas escuras, a sua coloração é também escura; já em águas claras, as escamas passam a ter um tom avermelhado.

Como fazer bacalhau com natas em 8 passos

Oito passos são suficientes para você conseguir fazer um bacalhau com natas português para ninguém colocar defeito. Siga cada etapa com atenção, e as chances de essa receita dar errado são muito poucas. Vamos ao que interessa?

1 – Dessalgue o bacalhau 

A receita de bacalhau com natas começa três dias antes, deixando o peixe de molho e fazendo a troca de água de duas a três vezes ao dia, durante três dias. Caso o clima esteja quente, mantenha o bacalhau na geladeira para não apodrecer.

Travessa com bacalhau com natas e um garfo dentro.

2 – Ferva o bacalhau com leite

Após dessalgar, coloque o bacalhau com natas em uma panela, cubra com leite e leve ao fogo baixo. Deixe ferver durante 10 minutos e desligue o fogo. Essa etapa tem a função de deixar o bacalhau mais macio e é essencial para aprender como fazer bacalhau de natas de primeira.

Quer deixar a carne ainda mais macia? Ferva o leite, desligue o fogo e só depois coloque o bacalhau. Em seguida tampe a panela e deixe por 20 minutos o peixe cozinhando no calor residual.

3 – Desfie o bacalhau

Espere amornar, desfie o bacalhau, retire a pele e as espinhas. Coe o leite, pois ele será utilizado na hora de preparar a nata cremosa. O leite é um ingrediente superimportante nessa receita de bacalhau com natas simples.

4 – Refogue o azeite e cebolas

Separe uma frigideira grande e refogue azeite e cebolas no fogo médio-baixo até as cebolas começarem a dourar. Uma dica extra é incluir dois ou três dentes de alho entre os ingredientes do bacalhau com natas.

5 – Adicione bacalhau e leite ao refogado

Quando as cebolas estiverem douradinhas, adicione o bacalhau desfiado e um pouco do leite que foi coado. Misture, deixe cozinhar e desligue o fogo; em seguida, coloque as natas ou o creme de leite, sal e pimenta a gosto. Preaqueça o forno a 200 ºC.

6 – Acrescente as batatas

As batatas são marcantes no bacalhau com natas. Originalmente, elas são descascadas e picadas em cubos e levadas para fritar em óleo superquente. Porém, as batatas picadas podem ser substituídas por batata palha para tornar a receita mais prática.

7 – Misture as batatas com o bacalhau

As batatas devem ser misturadas ao bacalhau cremoso em uma panela. Caso você perceba que precisa de mais cremosidade, coloque mais um pouco do leite que cozinhou o bacalhau. Espalhe essa mistura em uma assadeira e acrescente pitadas generosas de queijo ralado e farinha de rosca.

8 – Leve ao forno

Lembra que o forno já estava preaquecido a 200 ºC? Então, agora coloque o bacalhau no forno por 20 minutos ou até dourar. Para finalizar, salpique cebolinha picada ou salsinha para ficar ainda mais atrativo. Uma dica é servir o bacalhau acompanhado de uma salada de folhas, um prato gostoso e nutritivo.

Como você pode perceber, fazer um bacalhau tipicamente português não é coisa de outro mundo! Basta seguir o passo a passo descrito acima, e o resultado final será incrível. Faça uma experiência; você não vai se arrepender!

No Tenda Atacado, você encontra tudo para a sua receita

Além da dedicação, o bacalhau com natas original exige os ingredientes certos e de boa qualidade. Portanto, caso não tenha em casa tudo que é necessário para fazer a receita, o ideal é ir em busca deles e não fazer substituições.

No Tenda Atacado, você encontra todos os ingredientes para a sua receita especial. Não há nada melhor do que encontrar tudo em um só lugar, não é mesmo? Acesse o site e confira produtos de qualidade por preços acessíveis. Boas compras!

Compartilhe nas suas redes

Produtos relacionados

Adicionar ao Carrinho
Tenda Atacado - CNPJ 01.157.555/0011-86
Endeço: Rua Professor João Cavalheiro Salém. nº 365
CEP 07243-580 / Guarulhos - SP