Bebê chorando muito: 4 dicas para acalmá-lo

Tenda, Postado em 25 de fevereiro de 2022 | 3 min de leitura

Lidar com o bebê chorando muito pode ser frustrante e, muitas vezes, desesperador. Isso, porque não sabemos sempre ao certo o motivo da aflição do pequeno nem como aliviar a situação. Porém, existem algumas dicas para tentar ajudar o seu bebê na hora do choro. 

Claro que, antes de tudo, garanta o básico; ou seja, que a fralda esteja limpa e que ele esteja alimentado e bem quentinho. Para garantir todos os utensílios que o seu bebê precisa no dia a dia, confira o catálogo do Tenda Atacado e aproveite para ter mais praticidade na sua rotina com o nosso sistema de delivery. 

Descubra os motivos 

Você já se perguntou por que o bebê chora muito? É comum que um recém-nascido chore bastante nos primeiros dias de vida, já que essa é a única maneira de se comunicar com os pais ou responsáveis. Assim, o choro acaba virando algo rotineiro, que faz parte dos primeiros meses de vida da criança. 

As mães e os pais, com o tempo, começam a entender os diferentes tipos de choro de uma criança. Os motivos mais comuns são fome, sono, desconforto, frio, calor, incômodo com algo ou susto. 

Porém, se você já checou todos os básicos e o choro do bebê continua, existem algumas dicas que podem ajudar a acalmá-lo. Desse modo, tanto os responsáveis quanto o bebê conseguem ficar mais tranquilos e confortáveis. 

Dicas para acalmar o seu bebê

Um bebê chorando muito pode ser desesperador e causar muita comoção, mas é essencial manter a calma nessas horas, para ser objetivo e conseguir entender os pedidos ou incômodos dos pequenos. 

Na hora de um choro que não cessa, tente seguir algumas destas dicas. Se, mesmo assim, o seu bebê continuar chorando, procure o seu pediatra e um acompanhamento médico, para garantir que o recém-nascido está saudável e seguro. 

Aposte nos sons

Apesar de muitos pais acharem que os bebês precisam de silêncio, e alguns deles realmente gostarem, é comum que sons altos os acalmem. Usar o barulho de um secador ou aspirador quando temos o bebê chorando muito pode ser a chave para fazê-lo parar. 

Isso ocorre porque os sons são mais altos na barriga da mãe; assim, a criança está acostumada a ouvir barulhos com essa característica. Porém, essa não é a única dica envolvendo som. 

Apostar em uma música para acalmar o bebê também é uma ótima alternativa. Pode ser alguma indicada pelo pediatra ou, então, alguma canção que você cantava para o pequeno desde a gestação ou quando vocês se encontraram. 

No caso de papais que não são tão ligados em música, não tem problema. Sons repetitivos feitos por uma voz familiar ao bebê também são boas alternativas para acalmá-los. Repita a mesma sílaba em uma frequência constante. 

Mãe e pai tentando acalmar o bebê chorando muito.

Tente a posição decúbito intestinal

Você já deve ter visto algum responsável colocar o bebê chorando muito no seu antebraço, apoiando a cabeça do pequeno na palma da mão, não é? Essa posição é conhecida como decúbito intestinal e é uma grande aliada. 

Os recém-nascidos muitas vezes têm cólicas, que podem ser causadas por diversos motivos, e essa posição ajuda os pequenos a se aliviarem das dores e dos incômodos. Assim, trata-se de uma alternativa para quem não sabe o que fazer quando o bebê chora muito

Embale-o bem 

A sensação de estar apertadinho, ou comprimido, é muito familiar ao bebê, o que ajuda a acalmá-lo em momentos de estresse e incômodo. Porém, é importante lembrar que a técnica do charutinho, de enrolar o bebê para dormir, não é recomendada, já que aumenta os riscos de morte súbita durante o sono. 

Para acomodar o pequeno com toda a segurança, aposte em um sling, que trará esse conforto para o recém-nascido e dará mais mobilidade para os responsáveis. Outra dica é enrolá-lo em um cobertor quando ainda estiver no colo e sendo supervisionado. 

Mantenha-se calmo e traga-o para perto de você 

O bebê é reflexo da família; ou seja, analise com que tipo de ambiente ele sempre foi acostumado e tente reproduzir isso. Por exemplo, se ele está acostumado com muita luz e barulho, trazer esses aspectos pode ajudar na hora de entender como acalmar o bebê

Além disso, manter a calma na situação é de extrema importância, não só para poder atender às necessidades do bebê chorando muito, mas também para não transmitir mais desespero. 

O toque físico, especialmente da mãe, também é um calmante natural para a criança. Outra dica é colocá-la perto do coração, já que durante a gestação ela se acostuma a ouvir os batimentos cardíacos da mãe. Isso pode ajudar a tranquilizar o bebê. 

No Tenda Atacado, você encontra tudo para o seu bebê! 

Para garantir todos os básicos de que o seu bebê precisa, desde lenços umedecidos até fraldas e shampoo, confira o catálogo disponível no Tenda Atacado. Aproveite os melhores preços disponíveis e economize em itens usados diariamente para o seu recém-nascido. 

Confira no blog do Tenda Atacado as demais dicas disponíveis sobre diversos assuntos, como bebês, alimentação, organização, limpeza de casa e hábitos de higiene necessários. 

Compartilhe nas suas redes

Tenda Atacado - CNPJ 01.157.555/0011-86
Endeço: Rua Professor João Cavalheiro Salém. nº 365
CEP 07243-580 / Guarulhos - SP