Como tirar mofo de roupa: dicas para acabar com este problema

Tenda, Postado em 21 de março de 2022 | 3 min de leitura

Ambientes com umidade podem causar mofo em alguns itens, principalmente no vestuário. Por isso, saber como tirar mofo de roupa é interessante para você conservar os seus pertences.

Vamos mostrar o passo a passo de como manter as suas roupas intactas. Aqui, vale destacar alguns pontos importantes, como verificar se o guarda-roupa tem entrada para ventilação e se atentar para não guardar peças molhadas.

Cuidado com a umidade

Deixar as vestimentas úmidas ou encharcadas espalhadas em qualquer lugar sem o devido cuidado e armazenamento também pode contribuir para o surgimento do bolor.

Mas, o que é mofo? Trata-se de um agente causado por fungos que utiliza a umidade para se proliferar. Nesse sentido, ele pode estragar, além das roupas, móveis e até se espalhar pelas paredes, dando um aspecto de pintura velha ou manchada ao ambiente.

Neste texto, você vai aprender como retirar mancha de mofo das suas roupas e entender que existem procedimentos diferentes. Ou seja, peças brancas e coloridas não podem ser tratadas da mesma maneira na hora de eliminar o mofo. Confira a seguir! 

Como tirar mofo de roupas?

Como diz o ditado, prevenir é sempre melhor do que remediar. Isso significa que evitar que o bolor cresça na peça é o ideal a se fazer. Caso você tenha um item manchado há muito tempo, pode ser que não seja possível recuperá-lo, portanto fique atento.

Agora vamos ao que interessa! Entender como tirar mofo de roupas não é difícil. Basta utilizar itens comuns, como sabão em pó ou alguns feitos próprios para a ocasião, vinagre branco, bicarbonato de sódio, entre outros. Lembrando que é necessário investir em bons produtos para limpeza de roupas!

Muito cuidado ao tentar remover o bolor

Se você nunca retirou mofo de roupas, faça essa atividade em áreas abertas. Assim, os respingos não se espalham pela residência e têm menos chances de serem inalados.

Utilize uma escova de dentes ou até mesmo uma própria para lavar roupas e esfregue suavemente as peças para não as danificar. Tecidos mais leves e delicados devem receber uma atenção redobrada nesse processo. Ademais, veja quais substâncias são indicadas para fazer a remoção. 

Bicarbonato

Geralmente, essa técnica é usada para tirar manchas de fungo mais antigas. Para isso, dissolva uma colher do produto em um litro de água quente. Em seguida, deixe a peça de molho por meia hora e enxague.

Sabão

Escolha um sabão da sua preferência e deixe a roupa mofada de molho por, no máximo, duas horas. Na sequência, lave com água morna ou quente e deixe secar sob a luz do Sol. Se estiver em dúvida sobre qual produto utilizar, você pode encontrar mais instruções na etiqueta. 

mulher de avental xadrez vermelho colocando as roupas dentro da máquina de lavar.

Como tirar mofo de roupa colorida

A cor das roupas influencia no processo de remoção do bolor; peças brancas e coloridas recebem tratamentos diferentes. Mas em ambas é necessário tomar cuidado para não manchar ou desbotar o tecido.

Então, como tirar mofo de roupa colorida? Saiba que o vinagre é um dos produtos indicados para combater o fungo nessas peças. Você pode apostar na versão de álcool branco.

Antes de tudo, aplique o vinagre em um pano seco e limpo e comece a esfregar com movimentos suaves o item manchado. Insista nessa conduta até que o mofo seja removido.

Deixar a peça de molho é fundamental, principalmente se o fungo tiver dominado uma área grande da roupa. Nesse caso, use uma xícara e meia de vinagre branco a cada dois litros de água. A peça deve ficar imersa por até 20 minutos. Depois, enxágue, lave e deixe secar normalmente. 

Como tirar mofo de roupa branca

Uma mancha de bolor em roupas coloridas já assusta, imagine então a reação ao ver uma peça branca com esse problema. Contudo, fique calmo, pois vamos ajudar você a enfrentar o fungo e deixar essas peças clarinhas como de costume. Quer saber como tirar mofo de roupa branca? Vamos lá!

Aqui, o vinagre branco entra em cena novamente. Pegue a roupa branca manchada e mergulhe-a em um balde com dois litros de água. Adicione o vinagre de álcool e espere de 20 a 30 minutos. Esse é o tempo necessário para a substância agir no combate ao fungo.

Outra prática relevante é misturar água sanitária e açúcar. Misture 300 gramas de açúcar, 300 ml de água sanitária e deixe de molho em 300 ml de água por 30 minutos. Depois, lave a peça e espere secar para ver o resultado.

Vale destacar que o uso de um sabão de qualidade nesse processo potencializa a remoção do bolor. Ele age em conjunto com todas as ações indicadas neste texto para excluir o mofo dos itens comprometidos. Viu só como tirar mofo de roupa branca não é tão difícil?

9 dicas para impedir o aparecimento do bolor nas suas roupas

Confira 9 dicas de como evitar mofo nas roupas de sua preferência. Acompanhe:

  1. Se possível, lave as suas roupas em um balde.
  2.  Posicione o seu guarda-roupa em um local que receba sol.
  3. Abra as portas do guarda-roupa pelo menos uma vez ao dia.
  4. Mantenha um espaço de ao menos 2 cm entre o móvel onde você guarda as suas peças e a parede.
  5. Deixe o seu guarda-roupa sempre organizado.
  6. Nunca guarde peças úmidas ou molhadas.
  7. Se você tomou chuva, lave as peças encharcadas no máximo no dia seguinte ao ocorrido.
  8. Coloque os itens que não são usados com frequência em sacos a vácuo.
  9. Se puder, coloque as suas roupas para tomar sol uma vez por semana. 

No Tenda Atacado você encontra as melhores marcas e produtos

No site e no app do Tenda, você faz as suas compras com preço de atacado, sempre com muita segurança. Aproveite e adquira os melhores produtos para tirar mofo de roupas.

Com isso, você tira as manchas das peças que você mais gosta de usar sem se preocupar com o possível surgimento desse problema. E agora que você já aprendeu como tirar mofo de roupa, entendeu que, nesses casos, organização é tudo; se pintar bolor, corra para o Tenda Atacado!

 

Compartilhe nas suas redes

Tenda Atacado - CNPJ 01.157.555/0011-86
Endeço: Rua Professor João Cavalheiro Salém. nº 365
CEP 07243-580 / Guarulhos - SP