Confira dicas de como tirar mofo do guarda-roupa

Tenda, Postado em 20 de junho de 2022 | 3 min de leitura

Muita gente adora o friozinho dos períodos de outono e inverno, mas nem tudo é perfeito: com maior umidade do ar e menor incidência dos raios solares, há risco de proliferação de mofo em paredes e móveis, principalmente em armários. Por isso, é importante saber como tirar o mofo do guarda-roupa.

O mofo é causado por um tipo de fungo e tem sua reprodução acelerada em locais escuros e úmidos, caso do guarda-roupa. Além de manchar e deteriorar as superfícies, esse micro-organismo é perigoso para a sua saúde, pois pode causar reações alérgicas e doenças respiratórias.

A boa notícia é que você não precisa se desfazer do móvel ou de suas roupas, porque pode eliminar o problema a partir de medidas fáceis e econômicas, com produtos que já tem em casa. Confira as nossas dicas de como tirar o mofo do guarda-roupa!

Primeiros passos

Antes de aprender a tirar o mofo do guarda-roupa, é necessário saber como identificar o problema. Os primeiros sinais de proliferação de fungos se manifestam com manchas esbranquiçadas ou cinzentas, enquanto o mofo já é um estágio mais grave, com pontos pretos nessas manchas.

Além dessas alterações de cor nas superfícies, a presença de mofo se manifesta com mudanças no cheiro do armário e dos objetos que estão guardados. Antes de limpar o móvel, é necessário esvaziá-lo e higienizar produtos e roupas.

Para limpar bijuterias, cabides e recipientes de cosméticos, basta passar um pano umedecido com álcool e secar. Já para a limpeza de roupas com mofo, você pode seguir o passo a passo que elaboramos aqui no blog.

A limpeza do guarda-roupa

Você sabe o que usar para tirar mofo do guarda-roupa? Uma das formas mais simples de limpar o fungo é usando uma mistura com metade de água limpa e metade de água sanitária. Passe o produto nas superfícies até tirar as manchas e deixe secar completamente.

Se você não gosta do odor de água sanitária, veja como tirar mofo do guarda-roupa com bicarbonato: basta misturar o produto com um pouco de vinagre branco e aplicar diretamente nas manchas. Deixe essa mistura agir por alguns minutos e retire os resíduos.

Outra maneira ainda mais simples de como tirar mofo do guarda-roupa é aplicar diretamente álcool ou vinagre branco, com a ajuda de um pano. Essas medidas são eficazes se as manchas ainda não estão muito intensas.

Homem olhando as roupas de dentro do guarda-roupa.

Como manter o guarda-roupa cheiroso

Se você seguiu alguns dos passos acima de como limpar o guarda-roupa, deve ter percebido que algumas das substâncias aplicadas, como vinagre e água sanitária, podem deixar um odor residual desagradável na superfície do móvel.

Nesse sentido, como deixar o guarda-roupa cheiroso, mesmo após a utilização desses produtos? Geralmente, o problema é solucionado de maneira simples, se você deixar o armário aberto e exposto ao sol por poucas horas.

Se o intuito é manter o móvel perfumado de verdade, você também pode incrementar a limpeza com óleos essenciais e até mesmo amaciante de roupas. Confira aqui as dicas completas para deixar o guarda-roupa com um cheirinho irresistível.

Como prevenir o mofo no guarda-roupa

Além de saber como tirar o mofo do guarda-roupa, é necessário tomar algumas medidas para evitar a reincidência do problema. Afinal, com o tempo, o bolor pode realmente danificar as superfícies de forma irreversível, tornando necessária a substituição do móvel.

Visando não ter esse prejuízo, mantenha sempre as janelas abertas, permitindo a entrada de raios solares e a circulação de ar nos ambientes. Sempre que lembrar, deixe abertas também as portas e as gavetas do guarda-roupa. Já a limpeza do móvel deve ser frequente, pelo menos uma vez por semana.

Há, também, produtos para mofo que controlam a umidade de dentro dos armários. Geralmente, trata-se de um recipiente plástico com grânulos que absorvem essa umidade, prevenindo a proliferação de fungos. Confira as opções disponíveis no Tenda Atacado, que tem uma grande variedade de produtos de limpeza.

Como prevenir o mofo nas roupas

Além de danificar o armário, o mofo pode causar manchas e fragilizar os tecidos das roupas. O problema dificilmente afeta as peças que utilizamos no dia a dia, já que elas costumam ser higienizadas e secas com frequência, mas é possível ter surpresas desagradáveis com as roupas que passam muito tempo guardadas.

Pelo menos uma vez por semana, ao limpar o armário, retire as roupas do móvel e as exponha ao sol, para prevenir o mau cheiro e as manchas causadas pelo mofo. O mesmo procedimento vale para cobertores, casacos pesados e roupas de couro, que costumam ficar dentro do guarda-roupa durante boa parte do ano.

Outra dica é deixar o guarda-roupa sempre organizado. Se há muitas roupas entulhadas no fundo do móvel, pode haver menor circulação de ar e acúmulo de umidade. Que tal separar e doar as peças que você não usa mais? Assim, além de ajudar outras pessoas, você evita problemas desagradáveis como o mofo.

Mantenha a casa limpa com o Tenda Atacado

Gostou das nossas dicas de como tirar o mofo do guarda-roupa? No Tenda Atacado, você encontra todos os produtos de que precisa para limpar os armários, móveis e cômodos da sua casa, deixando os ambientes sempre limpos e confortáveis.

Sabia que você pode adquirir nossas mercadorias com poucos cliques, sem sair do conforto do seu lar? No site e no aplicativo do Tenda Atacado, contamos com o serviço de delivery, que oferece a mesma variedade e o bom atendimento encontrados nas lojas físicas. Confira e aproveite!

 

Compartilhe nas suas redes

Tenda Atacado - CNPJ 01.157.555/0011-86
Endeço: Rua Professor João Cavalheiro Salém. nº 365
CEP 07243-580 / Guarulhos - SP