Melhores receitas de hidratação para cabelos cacheados: dicas práticas e eficientes

Tenda, Postado em 14 de novembro de 2023 | 3 min de leitura
Mulher com cabelo crespo segurando pote de hidratação.

Os cabelos cacheados têm ganhado cada vez mais destaques e produtos específicos no mercado, pois se trata de uma estrutura capilar com necessidades e características únicas. Um dos processos mais importantes é o da hidratação para cabelos cacheados.

A hidratação capilar é um processo que devolve aos fios a água e os nutrientes perdidos ao longo dos dias. No caso dos cacheados, ela é ainda mais importante, uma vez que esses fios demoram mais para receber em toda a sua extensão a oleosidade natural produzida pelo organismo.

O blog do Tenda Atacado preparou um conteúdo especial para você sobre a hidratação para cabelos cacheados. Leia este artigo até o final para ver um passo a passo com os melhores métodos

Importância da hidratação em cabelos cacheados

Uma questão que surge é por que hidratar o cabelo cacheado. Esse método é crucial para garantir a saúde e beleza dos fios. Em conjunto com outros procedimentos, como nutrição e reconstrução, a hidratação é responsável por garantir a estrutura do fio.

A hidratação para cabelos cacheados traz saúde e uma série de vantagens para as madeixas, como:

  • redução do frizz;
  • encorpamento dos fios;
  • combate ao ressecamento;
  • diminuição do scab hair;
  • maciez e brilho;
  • combate à queda.

Além de garantir tudo isso, a hidratação promove o crescimento dos fios. Devido aos nutrientes agregados, as madeixas têm força o suficiente para garantir seus processos funcionais, como o de crescimento. Portanto, é importante fazer hidratação para cabelos cacheados crescerem.

Receitas de hidratação para cabelos cacheados

Caso você se interesse em hidratar cabelo cacheado, confira a seguir algumas das melhores receitas para hidratação em métodos tradicionais e caseiros. O ideal é que as receitas sejam aplicadas nos fios uma ou duas vezes por semana. No entanto, isso pode variar conforme a necessidade de cada um.

Hidratação tradicional

O tipo de hidratação para cabelos cacheados mais conhecido é o feito com os produtos específicos oferecidos pelo mercado capilar. Aqui, o produto principal é a máscara de hidratação para cachos.

Comece lavando os fios com um shampoo de fator hidratante. Afinal, os cabelos precisam estar limpos para absorver a máscara.

Depois, divida os cabelos úmidos em mechas menores e aplique a máscara por toda a extensão dos fios. É importante que o produto seja de qualidade e específico para cabelos cacheados. Faça movimentos de massagem pela extensão do cabelo para ajudar na absorção.

Prenda o cabelo e deixe o produto agir por, pelo menos, 15 minutos. Contudo, isso pode variar conforme o tempo de ação indicado de cada produto. Em seguida, lave o cabelo para retirar a máscara e aplique um condicionador hidratante.

Mulher olhando o frasco do produto para cabelos cacheados.

Babosa

Você já deve ter ouvido falar dos benefícios milagrosos e hidratantes da babosa, não é mesmo? A babosa, ou aloe vera, é uma ótima fonte de hidratação para cabelos cacheados. Com poderosos nutrientes, ela é uma das principais dicas para a saúde dos fios.

Abra a folha da planta e raspe a polpa. Depois, misture no liquidificador cerca de uma xícara de chá de polpa, 80 ml de água e uma xícara de chá de máscara hidratante. Bata tudo por mais ou menos 15 segundos ou até a consistência ficar ideal para passar nos fios.

Lave os cabelos com um shampoo hidratante específico para cabelos cacheados. Depois, divida os cabelos úmidos em mechas menores e aplique a mistura de babosa.

Deixe-a agir por meia hora e enxágue. Em seguida, lave o cabelo para retirar a mistura e aplique um condicionador hidratante.

Pó de café e azeite de oliva

O ressecamento dos fios não é uma novidade, então existem algumas ótimas receitas caseiras que você pode usar. Para começar a investir na hidratação para cabelos cacheados, use pó de café com azeite de oliva.

Esse tipo de hidratação para cabelos cacheados caseira é uma mistura um tanto peculiar, mas existe uma explicação: os grãos de café esfoliam o couro cabeludo e sua composição (cafeína) é um agente que estimula o crescimento dos cachos.

Já o azeite de oliva possui propriedades hidratantes e com nutrientes essenciais, como ácidos graxos e glicerídeos. Essas substâncias são idênticas às presentes na composição da oleosidade natural produzida pelo organismo.

Para fazer essa receita, misture uma colher de pó de café, uma colher de sopa de azeite de oliva e uma xícara de chá de máscara hidratante da sua preferência. Mexa bem até virar uma pasta homogênea.

Lave os cabelos com um shampoo hidratante específico para cabelos cacheados. Depois, divida os cabelos úmidos em mechas menores e aplique a mistura. Deixe agir por meia hora. Retire, enxágue bem os cabelos e aplique um condicionador com propriedades hidratantes.

Óleo de coco e mel

O óleo de coco é um dos ingredientes queridinhos dos cabeleireiros e das pessoas com cabelos cacheados. Afinal, ele é super hidratante e conta com nutrientes essenciais para os fios.

Já o mel também é um composto muito nutritivo. Ele funciona como um poderoso umectante, isto é, substância que cria uma camada protetora ao redor das cutículas dos cabelos e faz sua selagem, ajudando na retenção da água presente nos fios.

Portanto, a mistura de água de coco e mel é um poderoso ativo para a hidratação dos cachos. Para fazê-la, misture uma colher de sopa de mel e uma colher de sopa de óleo de coco.

Lave os cabelos normalmente com shampoo, aplique a mistura e deixe-a agir por cerca de meia hora. Retire, enxágue bem e aplique um condicionador com propriedades hidratantes.

Invista no cuidado dos seus cachos

Além das receitas que citamos acima, você também pode contar com diversos produtos para cabelos cacheados no Tenda Atacado. Com essas dicas, você vai notar ainda mais os resultados nos fios. Confira!

Compartilhe nas suas redes

Produtos relacionados

Tenda Atacado - CNPJ 01.157.555/0011-86
Endeço: Rua Professor João Cavalheiro Salém. nº 365
CEP 07243-580 / Guarulhos - SP